Buscar

- 3 Semana - 8 ano - Elementos do Teatro e a origem do teatro - Correção

Prévia do material em texto

Elementos do Teatro e a Origem do Teatro no Brasil
Olá, 8 ° Anos!
Após o estudo realizado através da videoaula sobre os Elementos do Teatro e a Origem do Teatro no Brasil, percebe-se que, para um espetáculo teatral aconteça são necessários os elementos teatrais, ou seja, um conjunto de atividades com objetivo de aflorar sentimentos e reflexões a quem os assistem. O teatro deu origem no Brasil quando passou a ser colônia de Portugal, junto com a catequização dos índios, passando a ser um instrumento pedagógico, onde os padres ensinavam através de peças sua religião.
Exercícios de Fixação:
1) Quais os elementos essenciais do Teatro? Uma peça teatral não é feita apenas pelo atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize. Como: cenografia, figurino, maquiador, sonoplasta, iluminador , entre outros.
2) Cenografia é muito mais do que decoração e ornamentação. Comente – O que é Cenografia? É a parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espeço/ tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.
3) Analisando à imagem “ Sete Povos das Missões” – Qual o objetivo dos jesuítas nessa construção?
Eles construíram essas missões para catequisar os índios de forma teatral, ou seja, abordando a sua religião.
4) Existem muitos gêneros teatrais.Identifique abaixo, dentre os quais mais que destacaram-se:
( x ) Fantoche ( x ) Tragédia ( ) Televisão
( x ) Musical ( x ) Drama ( x ) Tragicomédia
( x ) Ópera ( ) Jornal ( x ) Revista
( x ) Auto ( ) Cinema ( x ) Comédia

Outros materiais