A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Atividade Constitucional II - 8 de maio - Sábado

Pré-visualização | Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS
Atividade Direito Constitucional II – 7 de maio de 2021
Iniciar a resolução das questões no horário da aula, servindo como revisão e atividade avaliativa da matéria já tratada em aula.
O prazo para entrega será no dia 8 de maio, via e-mail: jacksanderson.rizatti@udc.edu.br 
Nas questões objetivas: além da resposta justificar indicando o respectivo artigo da Constituição Federal.
OBS. Para fins de envio, a marcação da alternativa correta pode ser feita através da indicação na cor da fonte em vermelho.
A chamada será realizada através do envio da atividade no e-mail acima indicado no dia da aula – 8 de maio de 2021.
A correção será realizada na aula seguinte (12 de maio).
1- Com base capítulo do Poder Executivo, do Título da Organização dos Poderes, da Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
b) Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.
c) O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.
d) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente do Senado Federal, o da Câmara de Deputados e o do Superior Tribunal de Justiça.
e) O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.
2- Sabendo-se que Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, devida pela Fazenda Pública assim como pelas suas autarquias e fundações, em razão de uma condenação judicial definitiva, marque a alternativa correta:
a) Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão preferencialmente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, podendo ser designados casos ou pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.
b) Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentença judicial transitada em julgado, e serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, devendo ser preteridos somente pelos débitos de natureza alimentícia cujos titulares, originários ou por sucessão hereditária, tenham 60 (sessenta) anos de idade, ou sejam portadores de doença grave, ou pessoas com deficiência, assim definidos na forma da lei que terão preferência sobre todos os demais.
c) A exigência de expedição de precatórios se aplica também aos pagamentos de obrigações definidas em leis como de pequeno valor que as Fazendas referidas devam fazer em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
d) É vedado ao credor ceder, ainda que parcialmente, seus créditos em precatórios a terceiros, salvo se houver a concordância do devedor.
3- Em relação aos crimes de responsabilidade, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante:
a) Supremo Tribunal Federal.
b) Senado Federal.
c) Congresso Nacional.
d) Câmara dos Deputados.
e) Superior Tribunal de Justiça.
4- Não é órgão do Poder Judiciário o
a) Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
b) Conselho Nacional de Justiça.
c) Tribunal Militar instituído por lei.
d) Superior Tribunal Militar.
e) Tribunal Regional Eleitoral.
5-Assinale a alternativa que indica corretamente a ordem de sucessão do Presidente e do Vice-Presidente da República em caso de impedimento ou de vacância dos referidos cargos.
a) Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Supremo Tribunal Federal.
b) Presidente do Congresso Nacional, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal.
c) Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal e Presidente do Supremo Tribunal Federal.
d) Presidente do Congresso Nacional, Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Supremo Tribunal Federal.
e) Presidente do Supremo Tribunal Federal, Presidente do Congresso Nacional, Presidente do Senado Federal e Presidente da Câmara dos Deputados.
6-A forma pela qual o chefe do poder executivo expede atos de sua competência privativa, é:
a) Instrução.
b) Decreto.
c) Portaria.
d) Resolução.
7-Acerca do Conselho de Defesa Nacional marque a opção CORRETA.
a) O Conselho de Defesa Nacional é o órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam apenas o Vice-presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados e seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.
b) É competência do Conselho de Defesa Nacional pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio.
c) São competência do Conselho de Defesa Nacional as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
d) O Conselho de Defesa Nacional é o órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático, e dele participam como membros natos, o Vice-presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal, o Ministro de Estado da Defesa, o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro do Planejamento, os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
e) É competência do Conselho de Defesa Nacional propor os critérios e as condições de utilização de áreas prescindíveis à segurança do território nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservação e a exploração dos recursos naturais de qualquer tipo; estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessárias para garantir a independência dos Estados e dos Municípios e a defesa do Estado democrático.
8- Sobre cessão de precatórios, é correto afirmar que:
a) É vedada expressamente pela Constituição Federal.
b) Não possui vedação expressa na Constituição Federal, mas não pode ocorrer face ao caráter personalíssimo do crédito nele contido.
c) Somente poderá ocorrer no caso de precatórios que se refiram à verba de caráter alimentar.
d) Produzirá efeitos após a comunicação, por meio de petição protocolizada, ao tribunal de origem e à entidade devedora.
e) Necessita de prévia concordância expressa da entidade devedora.
9- Sobre a decisão de órgão fracionário de Tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte, é correto afirmar que:
a) Viola a cláusula de reserva de plenário, consagrada na Constituição Federal.
b) É irrecorrível.
c) Poderá ser atacada por recurso especial, dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.
d) Não viola a cláusula de reserva de plenário, pois esta deverá ser observada apenas nas hipóteses em que o Tribunal declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.
e) Somente poderá ser proferida em controle concentrado de constitucionalidade.
10) No que consiste o quinto constitucional para ingresso na carreira da magistratura?
É um dispositivo jurídico que determina que um quinto das vagas de determinados tribunais brasileiros seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público (Federal,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.