Buscar

Ciência do Ambiente - Lista de exercício 2

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS
 
I. QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÃO 01 
Assunto: Aquecimento global
O aquecimento global tem sido amplamente discutido pela comunidade científica e pela população em geral. O gráfico abaixo apresenta uma relação entre a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e o aumento da temperatura entre os anos 1000 e 2000. Analise-o.
Considerando o gráfico apresentado e o assunto relacionado com ele, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
a) O aumento da temperatura, observado a partir do ano de 1850, pode estar associado à segunda fase da Revolução Industrial.
b) A emissão de CO2 está diretamente associada ao aquecimento global devido à sua capacidade de reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera.
c) Os animais homotérmicos, como os mamíferos, sofrerão menos com o aquecimento global.
d) O impacto preventivo causado pela manutenção de florestas é pouco significativo devido à emissão de CO2 pelo processo fotossintético.
QUESTÃO 02 
A Taiga é um tipo de floresta tipicamente do hemisfério norte do planeta, em regiões onde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC.
Também conhecida como Floresta de Coníferas, ou Floresta Boreal, a Taiga perfaz uma faixa que abrange a Ásia, América do Norte e Europa, e está limitada ao norte com a Tundra e ao sul com a Floresta Temperada. Neste ecossistema a temperatura é muito baixa, fazendo com que o solo se congele. Isto faz com que as plantas enfrentam a chamada "seca fisiológica".
Sobre o fenômeno da seca fisiológica que pode ocorrer também em outros ambientes, assinale a alternativa CORRETA.
a) A seca fisiológica do bioma de tundra citado ocorre pela escassez de água nessas regiões biogeográficas. 
b) A seca fisiológica pode ocorrer quando o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno, em virtude do excesso de adubo ou da salinidade do ambiente.
c) A seca fisiológica pode ocorrer em temperaturas muito baixas onde o solo fica congelado e o vegetal deve ter outras adaptações para sua sobrevivência.
d) A seca fisiológica pode ocorrer em locais onde o excesso de água expulsa o oxigênio presente no solo.
 
QUESTÃO 03 
Assunto: Biomas brasileiros
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. De fato, é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. Para se ter uma idéia da situação de risco em que se encontra, basta saber que à época do descobrimento do Brasil ela tinha uma área equivalente a um terço da Amazônia, ou 12% do território nacional, estendendo-se do Ceará ao Rio Grande do Sul. Hoje, está reduzida a apenas 7% de sua área original.
Sobre a Mata Atlântica e seus impactos, é correto afirmar que, EXCETO:
Algumas espécies como o mico-leão-da-cara-dourada, a onça pintada e a jaguatirica são animais ameaçados pela destruição da Mata Atlântica.
O desmatamento leva a um rápido empobrecimento dos solos, já que as águas da chuva levam os minerais e os carrega para o lençol subterrâneo - lixiviação.
As águas dos grandes rios que cortam a Mata Atlântica são barrentas por causa dos sedimentos arrastados pela erosão do solo desprotegido de vegetação.
A Mata Atlântica sofreu um aumento da área destruída, assim como o poder de captura do CO2 atmosférico por causa das mudanças climáticas.
QUESTÃO 04 Assunto: Biomas brasileiros
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão federal que monitora por satélite os focos de calor no país, apontam que o número de queimadas na Amazônia Legal brasileira, entre janeiro e agosto do ano de 2007, aumentou cerca de 96% em comparação com o mesmo período de 2006. Nos oito primeiros meses do ano de 2006, o Inpe detectou 9.119 focos. Em 2007, também entre janeiro e agosto, o número saltou para alarmantes 17.882. (WWF – setembro 2007)
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) divide as ocorrências de fogo na Amazônia em três categorias:
1- Queimadas para desmatamentos.
2- Incêndios florestais rasteiros.
3- Queimadas e incêndios em áreas já desmatadas. 
Sobre as categorias de fogo na Amazônia, assinale a alternativa CORRETA.
A queimada para desmatamento é a principal causadora de impactos ambientais, uma vez que substitui a vegetação florestal por ecossistemas antropogênicos.
Incêndios florestais rasteiros impactam a fauna, além de aumentar a inflamabilidade do solo.
Queimadas e incêndios em áreas já desmatadas são responsáveis pela perda de nutrientes de ecossistemas agrícolas.
As queimadas em áreas já desmatadas, quando comparadas a incêndios florestais rasteiros, liberam pouca quantidade de partículas na atmosfera.
QUESTÃO 05 Assunto: Biomas Brasileiros
O desmatamento é um problema sério que ameaça os biomas brasileiros.
Dentre os biomas abaixo, todos têm sofrido essa degradação ambiental, EXCETO:
Mata Atlântica.
Zona Costeira.
Pantanal.
Campos Sulinos.
QUESTÃO 06 
Assunto: Biomas brasileiros
Uma dificuldade quando se divide um território em paisagens naturais é que os limites dos elementos que as constituem (clima, relevo, vegetação, etc.) não são coincidentes. Outra dificuldade é que não existe uma regra geral para fazer a divisão, pois não há um elemento que determine os outros, definindo todo o conjunto. Atualmente, costuma-se utilizar a expressão “domínio morfoclimático” no lugar de “paisagem natural”, sendo que o Brasil pode ser dividido em seis domínios, além das áreas de transição: Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatinga, Araucária e Pradarias. 
(Adaptado de VESENTINI, J. W. Brasil – sociedade e espaço: geografia do Brasil. 28ª ed. SP: Ática, 1998, p. 270–280.)
Com base no texto e nos conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Área de transição é aquela cujas espécies vegetais são singulares, não classificáveis como pertencentes a qualquer dos domínios. Assim, esse conceito serve para cobrir lacunas na divisão.
b) Dentro de um domínio podem ser encontradas áreas com paisagens próprias de outro domínio, devido a fatores de exceção, como uma área de solo menos fértil ou com maior altitude.
c) A estrutura geológica não é relevante na definição dos domínios porque não há homogeneidade dessa característica dentro de cada um deles.
d) A vegetação é utilizada para nomear a maioria dos domínios porque é determinada pelo relevo e pelo clima, sendo, portanto, uma boa síntese dos elementos morfoclimáticos do domínio.
QUESTÃO 07 
Assunto: Dinâmica de populações
O gráfico abaixo representa as flutuações populacionais de duas espécies que apresentam uma relação predador-presa.
Sobre o gráfico e as relações entre espécies de uma comunidade, analise as seguintes afirmações:
a) A espécie 1 é o predador.
b) A espécie 2 é um consumidor primário.
c) As espécies 1 e 2 pertencem à mesma comunidade.
d) As espécies 1 e 2 possuem o mesmo nicho ecológico.
QUESTÃO 08 
Assunto: Solo
 A adubação verde é um processo alternativo importante para plantas que passam por várias safras consecutivas, como o café e a laranja. Nesse processo, é associada ao cultivo dessas plantas uma leguminosa que, após se desenvolver, é cortada, triturada e incorporada ao solo mecanicamente. São resultados esperados desse procedimento, EXCETO
a) aumento da formação do húmus.
b) reposição de compostos nitrogenados no solo.
c) redução da necessidade do uso de inseticidas.
d) melhoria da aeração e umidade do solo.
QUESTÃO 09 
Assunto: Relações ecológicas
Os gráficos abaixo mostram as populações A e B em duas situações: criadas separadamente no primeiro gráfico, e juntas no segundo.
Assinale a alternativa que indica a relação ecológica representada:
Predatismo.
Parasitismo.
Competição.
Mutualismo.
QUESTÃO 10 
Assunto: Relações ecológicas
O gráfico a seguir representa a introdução de uma espécie C em um meio onde já viviam as espécies A e B que não se inter-relacionavam. A espécie C passou a realizar relação com as duas espécies.
Diante do ocorrido,a espécie C realizou com as espécies A e B neste tempo uma relação de
parasitismo em C-A.
inquilinismo em C-B.
protocooperação em C-A.
foresia em C-B.
QUESTÃO 11 Assunto: Sucessão ecológica
Em 1883, a violenta erupção da ilha vulcânica de Krakatoa, na Indonésia, deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Outros vulcões já haviam explodido antes, e outros explodiriam no futuro, mas a erupção do Krakatoa teve uma dimensão inédita e até hoje não igualada. A explosão não destruiu apenas a montanha que formava o vulcão: ela riscou do mapa 2/3 da própria ilha onde a montanha estava situada. Cinqüenta anos depois a vida voltou a Krakatoa.
A recomposição do ambiente depois de 50 anos demonstra um caso de
dispersão de espécies nativas.
sucessão primária.
sucessão secundária.
introdução de espécies exóticas.
QUESTÃO 12 
Assunto: Cadeias alimentares
A cadeia alimentar acima mostra alguns organismos em seus níveis tróficos. 
Todas as alternativas abaixo estão corretas quanto a essa cadeia, EXCETO:
Sendo o peixe um herbívoro, a representação acima apresenta quatro níveis tróficos.
O jaburu ocupa nesta cadeia o nível trófico de consumidor secundário.
A quantidade de energia transferida é maior no jacaré que no jaburu.
A diminuição no número de jaburus pode aumentar o de peixes e diminuir o de jacarés.
QUESTÃO 13 
Assunto: Cadeias alimentares
O esquema abaixo representa as quantidades de energia disponíveis para cada nível trófico de uma cadeia alimentar.
Considerando as informações acima e seus conhecimentos específicos sobre o assunto, indique se as alternativas abaixo são FALSAS (F) ou VERDADEIRAS (V).
I) ( ) A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional: tem início com a captação de energia luminosa pelos produtores e termina com a ação dos decompositores, passando pelos diversos tipos de consumidores.
II) ( ) Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nível trófico é sempre menor que a energia que pode ser transferida ao nível seguinte.
III) ( ) A cada nível, parte da energia é dissipada com o calor durante as atividades metabólicas dos organismos, e parte é eliminada nas fezes.
IV) ( ) A massa de matéria orgânica contida em um ser vivo (ou em um conjunto de seres vivos) é chamada biomassa, sendo diretamente proporcional à quantidade de energia nela contida.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é
a) V – V – V – V.
b) F – F – F – F.
c) V – F – V – V.
d) F – V – V – F.
QUESTÃO 14 (Assunto: Pirâmides 
A figura indica uma pirâmide de biomassa em ambiente aquático.
A explicação para o formato da pirâmide ser invertido deve-se ao fato
a) da biomassa dos produtores ser maior que a dos consumidores.
b) dos produtores serem consumidos em grande quantidade pelos consumidores.
c) do zooplâncton produzir a energia que será transferida nesta relação alimentar.
d) da baixa velocidade de reprodução do fitoplâncton, representado nesta pirâmide.
QUESTÃO 15 
Assunto: Ciclos biogeoquímicos
A figura abaixo mostra as interferências humanas sobre os ciclos biogeoquímicos.
Sobre eles podemos afirmar que, exceto:
A fumaça da indústria favorece a chuva ácida e interfere no ciclo do carbono porque aumenta o teor de CO2 na atmosfera.
A queima de combustíveis fósseis causa um desequilíbrio no ambiente e favorece o efeito estufa.
O uso de detergentes químicos altera os componentes nitrogenados do solo e pode poluir as águas.
A decomposição dos vegetais, quando estes não absorvem os fertilizantes, aumenta os nitratos despejados na água pela erosão. 
QUESTÃO 16 (
Assunto: Poluição
Resíduos humanos, de regiões urbanas ou rurais, contêm grande quantidade de compostos de fósforo e de nitrogênio. Esses nutrientes, quando em excesso, estimulam microrganismos fotossintetizantes que vivem na superfície das águas e proliferam enormemente. Águas, nessas condições, tornam-se eutrofizadas. Sobre esse assunto, analise as afirmativas.
I - Em águas com grande quantidade de nutrientes, as bactérias degradam os compostos e liberam nitratos e fosfatos.
II - Organismos autotróficos e heterotróficos se multiplicam rapidamente, produzindo o fenômeno conhecido como floração das águas.
III - A desoxigenação da água causa a morte de organismos aeróbios, tanto autótrofos quanto heterótrofos.
IV - Nos dias de sol, a respiração predomina sobre a fotossíntese havendo menor produção de oxigênio, o que favorece o desenvolvimento das algas.
Estão corretas as afirmativas
a) I, II e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
QUESTÃO 17 
Assunto: Integração homem – natureza - inseticidas
Os inseticidas são muito eficientes e baratos, no entanto, trazem vários efeitos indesejáveis. A seguir estão listados alguns efeitos dos inseticidas: 
I- A resistência das pragas; 
II- Destruição de organismos não-alvos;
III- Ressurgência de pragas como conseqüências dos fatores de resistência;
IV- Surgimento de pragas secundárias; 
V- Efeitos adversos ao meio ambiente através da contaminação do solo e da água. 
Estão corretas
a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) II, IV e V, apenas.
d) I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 18 
Assunto: Integração homem – natureza - efeito estufa
As concentrações de alguns gases vêm crescendo na atmosfera em função da atividade humana, e poderão acarretar conseqüências ecológicas graves.
Cada um dos gráficos abaixo mostra, em diferentes escalas, a variação temporal das concentrações dos seguintes gases: carbônico, óxido nitroso, metano e clorofluorcarbonos (CFC).
Em 2000, essas concentrações encontravam-se na seguinte ordem:
CO2 > CH4 > N2O > CFC
Os gráficos correspondentes à variação da concentração atmosférica dos dois gases mais importantes, em termos de responsabilidade pelo incremento do aquecimento global, são
a) Y e W.
b) Z e X.
c) Y e Z.
d) X e W.
QUESTÃO 19 (Descritor: analisar como as mutações em microrganismos podem interferir na disseminação de doenças.)
Assunto: Doenças viróticas
A gripe aviária foi identificada pela primeira vez na Itália há cerca de 100 anos. Acreditava-se que a gripe só infectava aves, até que os primeiros casos humanos foram detectados em Hong Kong, em 1997. Na época, todas as aves - em torno de 1,5 milhão - foram mortas em três dias. Existem 15 diferentes variações do vírus. É o vírus H5N1 que infecta os humanos e pode causar a morte. Mesmo dentre este tipo, variações foram encontradas nos países em que foi registrado. Os vírus analisados hoje também são diferentes dos tipos vistos no passado.
Todas as alternativas abaixo justificam a grande preocupação de cientistas em relação ao vírus H5N1,EXCETO.
a) O H5N1 pode se ligar a um vírus da gripe humana, criando, desse modo, um novo vírus.
b) A alteração do vírus pode ocorrer com uma dupla infecção e, assim, a chance de ocorrência de uma mutação é maior.
c) O grande consumo de carne de frango é preocupante porque a transmissão se dá por via direta, ou seja, pela ingestão de carne contaminada.
d) Os pacientes podem ser tratados com antivirais, mas até agora não se tem uma vacina para combate ao vírus.
QUESTÃO 20 (Descritor: interpretar a ação de microrganismos patogênicos na fisiologia humana.)
Assunto: Doenças bacterianas
 
O esquema acima mostra a ação da bactéria Clostridium botulinum em um indivíduo. Sobre esta ação, é CORRETO afirmar que
o botulismo é uma forma de intoxicação alimentar que afeta as sinapses nervosas, interferindo na transmissão do impulso nervoso.
o botulismo provoca a paralisia dos músculos devido à falta de estímulo para sua contração.
as bactérias ingeridas serão absorvidas pelo sistema digestório, cairão no sangue e atingirão o sistema nervoso e muscular.
o alimento é contaminado ainda no solo por esporos ultra-resistentes, e quando em anaerobiose, o microrganismo se modifica e começa a produzir a toxina.
QUESTÃO 21 (Descritor: identificar,através de figura do corpo humano, a ação de doenças parasitárias.)
Assunto: Protozoozes
Observe o ciclo da malária representado abaixo:
Sobre a doença, é correto afirmar, EXCETO:
O grupo 1 representa as formas esporozoítas presentes na saliva da fêmea do mosquito.
Os grupos 1, 2 e 3 terão o desenvolvimento paralisado caso os indivíduos sejam vacinados.
O grupo 3 indica as formas merozoítas que participam do ciclo eritrocítico.
O grupo 4 indica a fase sexuada do ciclo, logo, o mosquito é o hospedeiro definitivo.
QUESTÃO 22 (Descritor: analisar a importância de hábitos de higiene e vigilância epidemiológica em hospitais para prevenção de infecções.)
Assunto: Fungos
A alta incidência das doenças fúngicas no Brasil, conseqüente de questões como o uso inadequado de antimicrobianos e a grande quantidade de procedimentos invasivos realizados nos hospitais, indicaram a necessidade de mudanças na terapêutica das infecções fúngicas a fim de que novas drogas proporcionem aos pacientes melhor segurança e eficácia do que as existentes até então. (Revista Prática Hospitalar – ano VI – nº 31). 
Sobre as doenças causadas por fungos em regiões hospitalares é correto afirmar que, EXCETO:
a) As infecções hospitalares ocorrem em sua maioria por causa de fungos oportunistas como a Cândida.
b) As doenças ocorrem por que o equilíbrio entre o microrganismo e os mecanismos de defesa anti-infecciosa dos pacientes é rompido.
c) O emprego de antibióticos de forma controlada em hospitais diminui o número de fungos e de bactérias nos indivíduos.
d) Instrumentos hospitalares podem servir como fômites na transmissão de fungos que podem ser patogênicos.
QUESTÃO 23 (PAES – 2007 – 2ª ETAPA - TRIÊNIO 2006-2008) (Descritor: analisar os procedimentos para a prevenção das doenças infecciosas e parasitárias mais freqüentes no Brasil.)
Assunto: Doenças - Verminoses
Hábitos e comportamentos estão imensamente relacionados à disseminação de microrganismos. A figura a seguir refere-se ao ciclo de um patógeno amplamente distribuído no Brasil. Analise-a.
Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
a) O clima local não interfere na transmissão da doença contemplada na figura.
b) Na referida doença, o hospedeiro definitivo e o intermediário pertencem à mesma espécie.
c) Indivíduo transmissor do patógeno e indivíduo infectado podem ser a mesma pessoa.
d) O agente causador da doença, na sua forma adulta, é hermafrodita.
QUESTÃO 24 
Assunto: Origem da Vida
Um dos primeiros cientistas a formular idéias sobre a origem da vida foi o bioquímico russo Alexander Oparin, que em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido. Apesar da evolução do conhecimento cientifico, suas idéias continuam sendo discutidas até hoje. A respeito deste assunto, assinale o que for correto. 
I) Oparin afirmava que a crosta terrestre teria aparecido há mais ou menos 2,5 bilhões de anos; acredita-se hoje que isso tenha acontecido há mais ou menos 4 bilhões de anos. 
II) Oparin sugeriu que polímeros, como os proteinóides ou os ácidos nucléicos primitivos, teriam se formado na argila, que então teria agido como catalisadora. 
III) Oparin afirmava que a atmosfera primitiva era composta de amônia, metano, hidrogênio e vapor de água, e que não havia nem oxigênio nem nitrogênio. 
IV) Oparin sugeriu que as primeiras moléculas de RNA, provavelmente genes primitivos, teriam sido fabricadas na argila, e que o calor da crosta terrestre, ou do Sol, ou ainda, a radiação ultravioleta, teria funcionado como fonte de energia. 
Estão CORRETAS
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes