Buscar

DANÇA SÊNIOR FOLCLORE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DANÇA SÊNIOR
A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração e não utilização de esforços intensos.
Foi criada em 1971, na Alemanha,  por Ilse Tutt, coreógrafa e psicopedagoga social, juntamente com um grupo de psicopedagogos sociais, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país.
As músicas alegres e ritmadas do folclore mundial, e agora também nacional são fatores de motivação e estimulação de todo o sistema motor e sua escolha depende da conotação emocional que se deseja associar ao movimento.
 
BENEFÍCIOS DA DANÇA SÊNIOR
O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.  
O trabalho realizado em grupo é cooperativo, possibilitando maior entrosamento, facilitando a socialização e o enriquecimento das relações interpessoais. 
Capacidades individuais como mobilidade, flexibilidade, agilidade, resistência, equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora e outras podem ser estimuladas, reativadas ou recuperadas, influindo positivamente sobre o sentimento de auto-estima e eficácia.
 
DANÇAS SENTADAS
São danças em que as pessoas permanecem sentadas, movimentando pernas, pés, braços, mãos, tronco sem precisar colocar o seu peso sobre as pernas. Dispomos as cadeiras em círculo, ensinamos as coreografias e os participantes podem usufruir os benefícios da Dança Sênior como os outros. São utilizadas para idosos ou pessoas que têm dificuldades de movimento com os membros inferiores.

Outros materiais