Buscar

MAPA - Daniela Chaves Rodrigues Moraes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Daniela Chaves Rodrigues Moraes - RA:19628755
A Tecnologia como Recurso Pedagógico
Com o avanço tecnológico, os acessos a informação têm sido cada vez mais rápidos. Neste sentido, é fundamental que todos os envolvidos no processo educativo procurem se adaptar e investir constantemente em sua formação continuada, assim terá melhores condições de contribuir para á motivação, construção de conhecimentos científicos, melhor elaboração das aulas, minimização das carências educacionais, apropriação de metodologias e ferramentas que possibilitem um aprendizado significativo aos discentes. A LDB 9.394/96, no Parágrafo Único do art. 61 estabelece que: 
A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos: I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho; II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço; III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (LDB, 1996 (atualizada 2019), p. 21)
A formação acadêmica possibilita ao docente uma base teórica, mas é preciso estar disposto a ir além, ou seja, demonstrar um diferencial em suas práticas, utilizar metodologias pedagógicas que abordem do lúdico ao concreto, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e interligando os conteúdos ao cotidiano do alunado. Neste sentido, o uso dos recursos tecnológicos podem ser um importante aliado. Haja vista, como foi de suma relevância seu emprego neste período de pandemia COVID-19, onde alunos e professores se auxiliaram a partir dos meios de comunicação empregados pelas respectivas Secretarias de Ensino.
O desenvolvimento tecnológico não caminha na mesma velocidade que o desenvolvimento social, isto é, o desenvolvimento tecnológico sempre estará à frente do desenvolvimento social. A sociedade não evolui na mesma velocidade em que as TD avançam [...] (Silva Neto, Silva e Leite, 2021, p. 5)
Conclui-se portanto, que os impactos das TDIC se intensificaram com a Pandemia da Covid-19. O uso de tecnologias digitais, mídias educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem foram essenciais para buscar alternativas que minimizassem os impactos causados pelas restrições sanitárias e pelo distanciamento físico.
REFERENCIAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
SILVA NETO, Sebastião da; SILVA, Bruna Rafaela Ferreira da; LEITE, Bruno Silva. Inclusão digital: um estudo de caso nas escolas do sertão pernambucano. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, v. 16, e8675, 2021. Disponível em < https://bu.furb.br/ojs/index. Acesso em: 16 de mar. 2022.

Outros materiais