Buscar

ENTREGA E SUPORTE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AULA 6 PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE EM RECURSOS DE TI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTREGA E SUPORTE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - Aula 6 – PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE EM RECURSOS DE TI
A TI pode parar os negócios
Atualmente, o scesso dos negócios está diretamente ligado a TI. A dependência em relação À tecnologia nos processos corporativos é tão grande que uma simples falha tecnológica pode paralisar o negócio. 
Em um cenário no qual a tecnologia proporciona novas formas de inovar e oferecer melhores serviços aos clientes e aos usuários, o melhor para o executivo de TI é estar preparado para atender às necessidades das organizações e eliminar o quanto for possível, o risco de falhas e inoperância. Porém na prática vemos que:
As áreas de negócio das empresas geralmente estão mais preocupadas com a capacidade do negócio em gerar resultados para a empresa do que com a capacidade da empresa para atender ao negócio.
Muitas vezes, as áreas de apoio, como a TI, precisam responder com brevidade a requerimentos dos negócios que não podem ser atendidos por falta de recursos e/ou capacidade disponíveis.
Por outro lado, se a TI super dimensionar seus recursos será taxada de prover ociosidade
Então iniciemos a aula, perguntando: Qual seria a solução? O custo da TI aumentar por super dimensionamento? Ou O negocio da empresa ficar limitado?.
Planejamento da Capacidade em recursos de TI
O desafio dos CIOs
Diante da crescente pressão para diminuir os custos de uma maneira geral, o desafio para a maioria dos CIOs está na forma de implementar essa redução sem impactar negaticamente o valor entregue aos clientes internos e externos, a fim de preservar a capacidade de organização de operacionalização do presente e visualização do futuro.
O Gerenciamento da Capacidade da TI
O processo de gerenciamento da capacidade é fundamental para o planejamento da TI de qualquer empresa, em especial aquelas que possuem um parque de infraestrutura grande e complexo. Neste contexto dimensionar os recursos de TI e respectiva infraestrutura passa a ser fundamental, de forma que se possa conhecer suas reais e futuras capacidades de processamento. O Gerenciamento da Capacidade foi visto na aula 2. Nessa aula atearemos aos aspectos pertinentes ao planejamento da capacidade de TI, em especial ao Plano de Capacidade de Recursos em TI.
O principal objetivo do Gerenciamento da Capacidade da TI é garantir que existe uma capacidade adequada, a um custo justificado e que esta capacidade esteja alinhada com as necessidades atuais e futuras do negócio.
Planejamento da capacidade de recursos de TI
O desafio de gerenciar um ambiente de alta complexidade considera, de forma efetiva o dimensionamento, adequado, da infra-estrutura de TI, seja para evitar surpresas, seja para mantê-la alnhada Às expectativas de demandas do negócio (crescimento natural do negócio ou demandas pontuais que exijam mais da TI), bem como se manter competitivo e manter os custos sob controle. O conjunto de atividades que permitem esse dimensionamento de capacidade de prestação de serviços de TI, chama-se Planejamento da Capacidade de TI e faz parte do Gerenciamento da Capacidade, que é um dos processos de ENTREGA DE SERVIÇOS, do ITIL.
Dentre os objetivos do Gerenciamento de Capacidade destacam-se:
- Entender e alinhas os requerimentos do negócio, a operação da organização e a infraestrutura de TI.
- Garantir que a capacidade e performance atuais e futuras estão sendo providas a um custo aceitáveil (justo e variável) para a empresa, para atender às demandas da organização.
Planejamento da capacidade deve englobar:
Procedimentos de TI
Sistemas em geral (aplicações, sistemas operacionais e etc.)
Especificação, implementação, monitoramento, análise e ajuste de recursos de TI
Desempenho dos serviços em TI
Balanceamento da Capacidade dos recursos de TI
Quando falamos em “capacidade a um custo aceitável”, estamos falando do benefício que o investimento na capacidade trará para o negócio, ou seja, pode-se até investir alto, desde que o retorno também o seja.
Cenário 2
Sobrecarga do recurso
Da mesma forma, prover um serviço de TI que não possua os recursos necessários ou que compartilhe recursos mal dimensionados, tendem a gerar uma indisponibilidade do respectivo serviço ao usuário, o que tambpem vai gerar problemas, já que muitos usuários demendarão o mesmo recurso.
Cenário 1
Ociosidade do recurso
Lembre-se que aumentar a capacidade de um serviço sem planejamento pode não ser benéfico e estaremos tirando recurso de outros serviços que possam precisar de maior capacidade. Por isso o planejamento deve ser de forma global, envolvendo toda a organização.
A figura 1 abaixo ilustra a ociosidade e a sobrecarga de recursos de TI. Nos 2 casos estamos diante de perda de R$ e problemas com a entrega do serviço.
Ou seja, a área de TI necessita entender bem os requisitos de capacidade dos serviços, de forma holística (toda empresa) de forma a traduzi-los para os requisitos de capacidade técnica, para que não haja investimento em capacidade sem retorno para o negócio.
Definido o Plano da Capacidade de Recursos de TI
Nesse contexto, será gerado o documento intitulado Plano de Capacidades, cujo principal objetivo é documentar e garantir a adequação do nível de serviço da área de TI às necessidades da organização (dos seus negócios), disponibilizando o serviço a custos acessíveis (uma vez que foi planejado). O plano deve indicar claramente qualquer suposição efetuada, além de incluir qualquer recomendação quantificada em termos de recursos requeridos, custo, benefício, impacto, etc. O plano da Capacidade em Recurso de TI, deve ser realizado, minimamente, uma vez por ano, para garantir que os projetos do(s) ano(s) seguinte(s) possam ser devidamente suportados. Todavia revisões trimestrais são indicadas para validação de sua conformidade. 
Ao bem da verdade, deve ser tratado como um processo contínuo para que seja possível o atendimento planejado das demandas dos usuários, sendo fundamental o entendimento de que está se implantando um ciclo de planejamento, e não apenas uma ação corretiva pontual. A figura abaixo 2 (Processo Cíclico do Plano de Capacidade), ilustra com clareza tal processo cíclico do Plano de Capacidade (dos Recursos de TI).
Incerteza sobre a capacidade de entrega de TI
É razoável afirmar que existe sempre um dificuldade técnica na medição da capacidade de recursos de TI, decorrente da complexidade do ambiente tecnológico e das variações de desempenho entre os profissionais diante dessa complexidade. Esta incerteza faz com que os projetos aparentemente simples sejam complexos, e vice-versa. Em decorrência disso, as áreas demandantes têm dificuldade de saber e confiar na capacidade declarada de TI, e com o objetivo de medi-la, pressionam pelo aumento de entregas, o que a TI costuma implementar por meio da força-bruta: aumento do número de colaboradores, fornecedores, SLA, etc. E como as áreas que demandam tambpem ajudam a justificar o aumento de incremento de capacidade a favor do negócio. O raciocínio inverso é verdadeiro: se a capacidade ociosa não for rapidamente preenchida, as áreas de negócio vão pressionar a estrutura para ser masi eficiente e cortar custos, reduzindo assim a capacidade.
Contudo, as organizações de TI enfrentam fortes pressões orçamentárias sendo cada vez mais difíciol suportar os custos operacionais, de hardware e de software de um excesso de capacidade. Ou seja, é preciso aprendert a medir corretamente.
Gerenciamento da demanda (ITIL V3)
No ITIL V3 surge o conceito de Gerenciamento da demanda, cujo objetivo primordial é otimizar a utilização da capacidade produtiva através da transferência de determinadas cargas de trabalho para recursos (períodos de tempo, servidores, locais) menos utilizados
É bem visível e latente nas organizações onde trabalhamos que a demanda do negócios é, em geral, superior a capacidade da TI para atendê-la. É justamente por essa falta de balanceamento entre a demanda e a capacidade da TI que julgamos, muitas vezes, que as solicitações não são entregues no prazo. Por essas e outras, a gestão dademanda é fundamental para a estruturação da área de TI.
Exemplo de Falta de Planejamento de demanda
Um exemplo claro da falta de planejamento por demanda: em 2010, os servidores responsáveis por processar os pagamentos do IPVA – Imposto Veículos Automatizados - ficaram fora do ar, no estado de São Paulo, por não suportarem o volume de acessos. Em TI, dois processos são extremamente importantes no planejamento da demanda: Gerenciamento da Capacidade e Gerenciamento da Disponibilidade, que devem estar muito bem alinhados, pois não é inteligente garantir a disponibilidade se a capacidade não for insuficiente.

Outros materiais