Buscar

Aula_08 LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TÓPICO EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
CAMPUS TOM JOBIM – PROFESSOR FABIANO GUIMARÃES
 
RIO DE JANEIRO, 09 de setembro de 2011
Aula 8
Categorias gramaticais da LIBRAS: verbos e classificadores.
*
*
(i) Foco envolve construções duplas em que o elemento duplicado ocupa posição final. Ex.: EU PODER IR PODER;(ii) Foco envolve somente núcleos. Ex.: JOÃO DAR LIVRO MARIA; (iii) A posição do sintagma de foco na língua brasileira de sinais é uma projeção do sintagma nominal projetada quando uma informação acentuada com interpretação fonológica e semântica é inserida na posição de núcleo associada ao traço forte do foco. Ex.: EU TER DOIS CARROS DOIS. (Quadros,2004) 	  
*
*
As construções com foco, incluindo verbos sem concordância, podem derivar de estruturas SOV. As construções com foco são aquelas que apresentam constituintes duplicados dentro da mesma oração. Essas cópias ocorrem quando o constituinte é enfatizado, mas de forma diferente da ênfase dada aos tópicos. O foco é gerado quando há uma informação interpretada com entonação mais marcada, ou seja, focalizada.EU PERDER LIVRO PERDER. (IBDEM)
*
*
	
Os verbos sem concordância são aqueles que não se flexionam em pessoa, número e não tomam afixos locativos. Exemplos: CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR; Os verbos com concordância são os que flexionam em pessoa, número e aspecto. A exemplo, temos: DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR. Quadros inclui os verbos espaciais nesta classificação. Tais verbos possuem afixos locativos, como VIAJAR, IR, CHEGAR 
*
*
Como algumas línguas orais e como várias línguas de sinais, a LIBRAS possui classificadores, um tipo de morfema gramatical que é afixado a um morfema lexical ou sinal para mencionar a classe a que pertence o referente desse sinal, para descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente é segurado ou se comporta na ação verbal. 
*
*
O classificador em ANDAR (para pessoa) pode ser utilizado também com outros significados como ‘duas pessoas passeando’ ou ‘um casal de namorados’ (no caso das pontas dos dedos estarem voltadas para cima), ‘uma pessoa em pé’ (pontas dos dedos para baixo), etc. Este classificador é representado pela configuração de mãos em V.   
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais