Buscar

Insuficiência renal aguda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Insuficiência renal aguda 
A insuficiência renal aguda está relacionada com a redução da filtração glomerular e, consequente, redução do volume urinário por período de algumas horas a alguns dias, além de retenção de substâncias nitrogenadas. 
Os sintomas da IRA estão relacionados com distúrbios de equilíbrio ácido-base (acidose metabólica) e alterações hidroeletrolíticas (hipercalemia — aumento do potássio sérico). 
A IRA pode ser diagnosticada a partir de exames biológicos, como a elevação dos níveis séricos de creatinina e ureia, além da proteinúria e glicosúria. 
A insuficiência renal aguda pode ser classificada em três principais tipos: 
· Lesão pré-renal (cerca de 50% dos casos) causada por hipoperfusão tecidual renal transitória, redução do fluxo plasmático renal e do ritmo de filtração glomerular. Na maioria dos casos a IRA é reversível, desde que se restaure o aporte sanguíneo adequado para os glomérulos. 
Essa hipovolemia, causadora da lesão pré-renal, pode estar relacionada a uma hipovolemia relativa — insuficiência cardíaca, hepatopatias crônicas e síndrome nefrótica — ou uma hipovolemia real — diarreia/vômitos, hemorragias graves e desidratação.
OBS: nem sempre o paciente cursará com oliguria e a administração de diuréticos não é indicada, ao passo que pode agravar a perda de líquidos. 
· Lesão renal/intrínseca (cerca de 40% dos casos) pode acometer qualquer segmento do néfron, sendo que a mais comum é a necrose tubular aguda. Pode ser causada por nefrites túbulo-intersticiais (uso de drogas ou infecções), pielonefrites, glomerulopatias, além disso, pode ser causada por uma evolução de uma lesão pré-renal não tratada. 
· Lesão pós-renal (cerca de 10% dos casos) é caracterizada por uma obstrução do trato urinário (coágulos e tumores) que leva a um aumento da pressão retrógrada, gerando dilatação pielocalicial e destruição dos túbulos. 
A insuficiência pós-renal aguda é mais comum em idosos e está relacionada com oligúria/anúria.

Outros materiais