Buscar

histedu av 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 17712)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por que devemos estudar sobre a história da educação no Brasil hoje? Pergunta um aluno ao seu professor e este responde exemplificando com uma frase que retrata um fenômeno iniciado no século XX: "A destruição do passado- ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossas experiência pessoais à das gerações passadas- é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX.(...) Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim desse segundo milênio"
Essa frase de Eric Hobsbawn explica a importância do estudo sobre a história da educação no Brasil pois:
	
	
	É importante apenas para o professor, único agente responsável pelo ensino, perceber que a educação é um fenômeno contínuo e imutável.
	 
	É fundamental que os educadores e toda a sociedade percebam que a situação na qual o trabalho educativo se processa, suas rupturas e permanências, os problemas que os educadores enfrentam são produtos de construções históricas.
	
	Buscar recuperar os conhecimentos do passado evidencia as principais necessidades econômicas de uma sociedade.
	
	Cabe lembrar ao educador que a educação do presente não apresenta relação com o passado, devendo o professor preocupar-se, sobretudo, com fenômenos cotidianos do presente.
	
	É preciso que alunos, professores e a sociedade notem que as determinações do passado não se relacionam com a prática do ensino aprendizado, mas apenas com a compreensão daquilo que aconteceu no passado.
	
	�
	 ��2a Questão (Cód.: 17720)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O predomínio da educação jesuíta no Brasil foi quase absoluto até quando o Marquês de Pombal expulsou todos os padres da Companhia de Jesus de Portugal e de suas colônias. No lugar dos colégios da Companhia de Jesus foram criadas as aulas régias de Latim, Grego e Retórica, cada uma delas constituindo uma unidade, autônoma e isolada.
 
Marque dentre as alternativas abaixo aquela que melhor se relaciona com as características da educação no Brasil na época pombalina.
	
	
	Este momento caracteriza-se pelo aumento das escolas técnicas e superiores no Brasil a fim de atender a deficiência deixada pela educação jesuítica.
	
	Havia a existência de um currículo, no sentido de um conjunto de estudos ordenados e hierarquizados que tinha como finalidade atender a diversos níveis de especialização.
	
	Os professores eram geralmente de alto nível e bem preparados, embora mal pagos, característica muito semelhante ao magistério dos jesuítas, cujo preparo chegava ao requinte.
	 
	No período pombalino não havia, propositalmente, escolas técnicas nem superiores no Brasil e a imprensa era proibida.
	
	Embora não fosse permitida a impressão de livros no Brasil, devido a sua condição de colônia era fácil obter livros vindos do estrangeiro o que facilitava o ensino nas escolas secundárias.
	
	�
	 ��3a Questão (Cód.: 17535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(FEC/UFF 2003 - adaptada) "A vida do colégio parecia continuar impávida, como se não estivesse envolvida pelo mesmo ambiente colonial. Todos falando latim, assuntando falas piedosas, recitando poesias e textos clássicos. (...) A realidade, ali, parecia estar suspensa (...) Um mundo perfeito. Uma sociedade perfeita." 
Esta passagem foi retirada do texto: Educação jesuítica no Brasil colonial, de José Maria Paiva, publicado no livro: 500 anos de educação no Brasil. Em relação ao colégio jesuítico, é possível afirmar que:
	
	 
	Havia um intenso formalismo na estruturação do colégio jesuítico.
	
	A organização curricular jesuítica priorizava a língua vernácula de cada sociedade.
	
	Os jesuítas buscavam um mundo perfeito; assim, condenaram a escravidão negra.
	
	O currículo jesuítico priorizava as ciências em detrimento das letras.
	
	O colégio jesuítico contribuiu para a transformação da sociedade colonial.
	
	�
	 ��4a Questão (Cód.: 54309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra "História" traduz significados de grandes valores, e está ligada à vivência do homem em sociedade, através dos tempos, vivência esta em que insere sua cultura, crença, identidade e valores, influenciado no seu cotidiano por questões políticas, econômicas e religiosas. História é o estudo do homem e suas atitudes sobre o mundo, baseado nas suas relações pessoais, familiares, em sociedade, entre países e entre o meio ambiente. Quando falamos em  História da Educação é correto afirmar que:
	
	 
	Os grupos sociais vivem um processo de mudanças contínuo no decorrer de sua história, sendo assim as concepções a educação muda ao considerarmos as relações de tempo e espaço na História.
	
	Existem momentos em que a humanidade como um todo atinge seu último estágio de aperfeiçoamento, o seu nível ideal de evolução na política, na ética, na estética, no desenvolvimento social, econômico e cultural.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final.
	
	A história transcorre de forma linear. Os povos se constituem, vivem, adaptam-se ou deixam de existir. Assim tem sido ao longo da existência da humanidade.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final, em um estágio definitivo, um processo permanente no tempo e no espaço, e o futuro sempre se torna presente irremediavelmente.
	
	�
	 ��5a Questão (Cód.: 17713)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A construção da memória histórica da educação brasileira é importante uma vez que:
	
	
	É fundamental para a elaboração de manuais didáticos para universitários.
	
	Toda a produção historiográfica depende de sua compreensão.
	
	É matéria presente nos currículos de ensino fundamental I e II das escolas do Brasil.
	
	Relaciona-se apenas ao ensino da história no cotidiano de sala de aula.
	 
	Está ligada à preservação da memória da educação brasileira.
	
	�
	 ��6a Questão (Cód.: 17721)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
	
	 
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
	 
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seriagratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	
	�
	 ��7a Questão (Cód.: 17710)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
	
	
	Missionários presbiterianos
	
	Carmelitas
	
	Beneditinos
	
	Invasores franceses
	 
	Jesuítas
	
	�
	 ��8a Questão (Cód.: 17517)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As aulas régias consistiram num dos modelos iniciais de educação no Reino de Portugal. O Brasil contou com esta política que foi instalada pelo Marquês de Pombal em 1759. Podemos afirmar que as Aulas Régias se caracterizavam por:
	
	 
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela iniciativa privada colonial em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo em todo o território nacional.
	
	�
	 ��9a Questão (Cód.: 17718)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
	
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	 
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	�
	 ��10a Questão (Cód.: 17534)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e tiveram uma forte influência na formação escolar e cultural do Brasil Colônia. No decorrer do século XVIII passa a ocorrer no contexto das Reformas Pombalinas, uma forte animosidade entre a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus, que levou:
	
	
	ao fortalecimento da Companhia de Jesus.
	
	ao enfraquecimento do Estado Português
	
	ao oferecimento da educação de base protestante na Colônia.
	
	a descentralização político-administrativa do Estado Português.
	 
	a expulsão dos Jesuítas do Brasil.

Outros materiais