Buscar

NR 7, 9, 11,15,16,24

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 Lorrani Gonçalves de Morais
 
NORMAS REGULAMENTADORAS: NR 7, NR 9 ,
 NR 11, NR 15, NR 16, NR 24 
GOIÂNIA
2022
NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional
A NR7 trata de forma específica das regras que as empresas devem seguir para preservar a saúde dos trabalhadores, sobretudo no que se refere aos problemas que podem ser provocados devido a determinadas atividades profissionais.
O objetivo desta norma regulamentadora é estabelecer um padrão a ser seguido para prevenir doenças ocupacionais e formas de controle por parte da empresa, fazendo que todas as funções sejam exercidas apenas por pessoas com plena capacidade física e mental para executá-las. De acordo com essa NR, todas as empresas devem elaborar o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que estabelece todas as diretrizes para preservar a saúde ocupacional dos trabalhadores.
Principais regras da NR7
Norma 1
1 – De acordo com a NR7, todas as empresas são obrigadas a elaborar e implementar o Programa de Controle Médio de Saúde Ocupacional – PCMSO com a finalidade de valorizar e manter a saúde de todos os seus colaboradores.
Norma 2
2 – As empresas que estão na condição de contratantes de serviços de mão de obra são obrigadas, pela lei, a informar as empresas contratadas quanto aos riscos de acidentes no ambiente em que os funcionários da contratada irão trabalhar.
A empresa contratada, por sua vez, deve considerar esses riscos ao elaborar o PCMSO, antecipando futuras condições de risco e agindo para eliminá-las ou reduzi-las.
Norma 3
3 – Conforme a NR7, todo conteúdo do PCMSO deverá ser elaborado considerando as demais NRs que regem as questões relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Norma 4
4 – O PCMSO deve considerar as questões de saúde que abrangem o aspecto individual e coletivo.
Norma 5
5 – É estabelecido pela NR7 que os principais objetivos do PCMSO consistem em prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente possíveis agravos à saúde dos trabalhadores no que se refere às condições de trabalho (ambiente e funções exercidas).
Norma 6
6 – Todo conteúdo do PCMSO, de acordo com a NR7, deve ser planejado, desenvolvido e implantado de acordo com os riscos associados à função de todos os colaboradores, sobretudo aqueles identificados no PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Norma 7
7 – As regras da NR7 estabelecem que é de responsabilidade do empregador:
· Assegurar a elaboração e total cumprimento de todo conteúdo do PCMSO;
· Arcar com todos os custos relacionados à elaboração e aplicação de todas as diretrizes contidas no PCMSO;
· Escolher e indicar um, entre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, o médico coordenador que será responsável pela elaboração do PCMSO;
· Nos casos de empresas que não são obrigadas a manterem um médico do trabalho, conforme regras da NR4, é necessário que o empregador indique um médico do trabalho devidamente qualificado (empregado ou não da empresa) para fazer a coordenação do PCMSO conforme regras da NR7;
· Quando não existe médico do trabalho na cidade ou região na qual a empresa está localizada, é necessário que o empregador contrate um médico de outra especialidade para ser responsável pela coordenação do PCMSO.
Norma 8
8 – A NR7 determina que todo PCMSO deve conter, entre outros itens, a realização obrigatória dos seguintes exames médicos ocupacionais:
· Admissional (realizado antes de o colaborador iniciar as atividades na empresa);
· Periódico (realizado anualmente ou de acordo com a frequência estabelecida no PCMSO);
· De retorno ao trabalho (antes de o trabalhador retomar suas atividades na empresa após um período de afastamento por motivos de saúde ou acidente);
· De mudança de função (antes de o trabalhador assumir um novo cargo que envolve funções diferentes das quais eram exercidas anteriormente);
· Demissional (no momento em que o trabalhador é desligado da empresa).
Norma 9
9 – Os exames médicos ocupacionais devem abranger:
Avaliação clínica detalhada, incluindo o exame físico, mental e anamnese ocupacional;
Todos os exames complementares de acordo com as especificações do PCMSO indicadas pelo médico coordenador. Alguns exemplos de exames complementares são:
· Eletrocardiograma;
· Eletroencefalograma;
· Hemograma;
· Audiometria;
· Acuidade visual;
· Radiografias;
· Espirometria.
Norma 10
10 – A primeira via do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO emitido pelo médico deve ficar arquivada no local de trabalho do trabalhador para fins de acompanhamento e fiscalização.
Norma 11
11 – A NR7 também determina que a segunda via do ASO seja entregue ao colaborador.
Norma 12
12 – O Atestado de Saúde Ocupacional deve, obrigatoriamente, conter as seguintes informações:
· Nome completo do trabalhador;
· Número do RG do trabalhador;
· Função exercida pelo trabalhador;
· Especificações dos riscos ocupacionais de acordo com o PCMSO;
· Especificação de todos os procedimentos e exames médicos aos quais o trabalhador foi submetido, o que inclui todos os exames complementares e as respectivas datas nas quais eles foram feitos;
· Nome e CRM do médico coordenador do PCMSO;
· Apontamento de apto ou inapto para a função específica que será (ou não) exercida pelo trabalhador;
· Nome completo do médico responsável pela realização dos exames, endereço e telefone para contato;
· Data e assinatura do médico responsável pelo exame e carimbo que contenha o CRM do médico.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
NR. Normas Regulamentadoras. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nrs.htm Acesso em 10 jun. 2022.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes