Buscar

Av 1 Alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte superior do formulário
		
		Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV1-2011.3S.EAD - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO- CEL0547 
	Disciplina:
	CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
	Tipo de Avaliação:
	AV1 
	
	
	
	
	
	
	
	
	Prova On-Line 
	Questão: AV220103CEL03480008 (189684)1 - Atualmente, a cartilha possui diversos opositores que enxergam em seu uso inúmeros problemas. Qual das alternativas a seguir apresenta uma característica relativa à cartilha? Pontos da Questão: 1 
	Utilizando a cartilha, o aluno compreende que a atividade de escrita envolve meta e planejamento por parte de quem escreve. 
	O aluno alfabetizado pela cartilha é exposto a diversos tipos de texto e aprende através dela que a língua é uma forma de expressão do pensamento. 
	Quando se utiliza a cartilha, considera-se alfabetizado o aluno que a tiver terminado com êxito, ou seja, que tiver aprendido a ler e escrever. 
	A cartilha apresenta a língua como um elemento vivo e contextualizado de modo que o aluno adquire conhecimento e desenvolve habilidades de leitura e escrita. 
	Questão: A0V22013CEL03480077 (189677)
2 - Ao elaborar uma teoria que muda o foco da alfabetização para saber como a criança aprende, Emília Ferreiro inaugurou uma nova concepção sobre o erro na construção da escrita. Marque a resposta cuja intervenção na professora NÃO corresponde à teoria de Ferreiro.
Pontos da Questão: 1 
	Mônica pede para todas as crianças copiarem 5 vezes no caderno de caligrafia todas as palavras assinaladas de caneta vermelha no ditado entregue por ela. O objetivo é tornar as palavras mais familiares para as crianças.
	Mônica conversa particularmente com Pedro e questiona porque escreveu a palavra boneca utilizando apenas as letras BNC. Compara com o nome da coleguinha na chamada que se chama BELINA e pede par Pedro ler o nome da amiga e perceber o que falta em sua escrita da palavra boneca.
	Mônica pede para seus alunos, individualmente, observarem todas as palavras que foram encontradas circuladas no ditado e refletirem o porquê do destaque. Será que há outra forma de escrita para a palavra?
	Mônica percebe que João já sofisticou a sua escrita para a palavra cidade, pois no início da semana, ele escreveu em todos os cartões postais que enviou da seguinte forma: SDAE. Na sexta-feira, ao ler um cartão postal, percebeu que a grafia convencional é CIDADE e passou a escrever CIDADE.
	Questão: AV220103CEL03480063 (189691)3 - 
Veja a seguinte lição retirada de uma cartilha: 
	b 
Boi - boa - aba - beba – bata- baba - batia
	
Após essa apresentação, segue um exercício de cópia das mesmas palavras em letra bastão e por fim, um ditado com as palavras: bebê, Biba, Bola e boneca.
Como a cartilha trabalha com as estruturas menores da língua portuguesa e segue para as estruturas maiores fazendo um movimento de síntese para a aprendizagem da leitura, podemos afirmar que se trata de um método:
Pontos da Questão: 1 
	Analítico-sintético
	Analítico
	Sintético
	Misto 
	Questão: AV220103CEL03480074 (189723)4 - Anete é professora da escola de educação infantil: Peixinho Dourado e em seu planejamento precisava conceituar leitura antes de descrever uma atividade para as crianças de 5 anos.
Ela descreveu a leitura como uma decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas e citou como material didático privilegiado as cartilhas para operacionalizar a apresentação das dificuldades ortográficas em uma ordem crescente para as crianças. Em sua prática, qual a concepção de alfabetização que está subjacente? Marque a resposta correta.Pontos da Questão: 1 
	Letramento, pois é uma leitura de textos significativos para as crianças.
	Empirista, pois a leitura é treinada e não tem relação com o contexto sócio-cultural da criança.
	Construtivista porque a criança constrói o significado dos textos a medida que vai lendo cada vez palavras mais sofisticadas.
	Letramento na medida em que as crianças precisam decodificar para depois compreender o texto.
	Questão: AV220103CEL03480076 (189718)5 - Leiam o provérbio abaixo: A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida.Esta frase pode explicar a concepção de leitura que existe na prática de alfabetização sócio-interacionista. Marque a resposta que explica por quê?
Pontos da Questão: 1 
	Concepção de que para ser leitor devemos ler textos que alimentem nosso conhecimento para que as zonas de desenvolvimento proximais possam existir e desenvolver o sujeito. Ler apenas o que for produtivo
	Uma concepção que por estar fundamentada em cartilhas, livros que traduzem a expressão da língua portuguesa de uma época, precisa ser repetida, mastigada várias vezes até ser decifrada.
	Concepção que compreende o texto de forma única, com uma única interpretação possível, como todas as pessoas sentem igual o paladar de uma comida.
	Nessa concepção de alfabetização a leitura é dialógica e produz significados únicos para cada leitor, pois estão imersos num contexto sócio-cultural específico e com características próprias.
	Questão: AV220103CEL03480023 (189703)6 - A concepção filosófica empirista foi representada fortemente por John Locke (1632-1704) que defendia a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA no que se refere às ideias defendidas pelo empirismo que serviram de base para a alfabetização? Pontos da Questão: 0,5 
	A criança é concebida como um sujeito em permanente construção do seu conhecimento, a partir da sofisticação dos esquemas cognitivos utilizados para interagir com a realidade. 
	A alfabetização é concebida como um processo que deve estar apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras. 
	A criança executa exercícios psicomotores que objetivam prepará-la para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel entre outras habilidades necessárias à escrita. 
	A criança é vista como ser passivo e incompleto, que deve ser ensinada pelo meio, pois as suas experiências culturais (não escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola. 
	Questão: AV220103CEL03480006 (189698)7 - Utilizam-se escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Quando se pensa no indivíduo que se encontre em um nível pleno de alfabetismo é INCORRETO afirmar que ele: Pontos da Questão: 0,5 
	apresente dificuldades em localizar informações em textos curtos e familiares. 
	solucione problemas que exijam maior planejamento e controle, envolvendo percentuais e proporções. 
	compreenda e interprete textos mais longos, relacionando suas partes, comparando informações. 
	realize inferências e sínteses. 
	Questão: AV220103CEL03480058 (189670)8 - Uma professora de redação da Escola São José, localizada na capital Salvador, devolveu para muitos alunos do Ensino Médio as redações para serem refeitas, pois, segundo ela, havia excesso de internetês. Das alternativas abaixo, qual explica o que é o internetês e por que a professora pediu que eles refizessem o trabalho?
I) O internetês é a linguagem escrita nos chats da web e não é aceita na escola porque não condiz com a gramática normativa da língua portuguesa que deve ser utilizada nas instituições educativas.
II) Adolescentes utilizam o internetês para tornar a comunicação mais rápida, entretanto, na escola, eles escrevem e não teclam para amigos e, portanto, devem seguir a norma culta.
III) O internetês é formado por neologismos que já fazem parte da nossa língua dado o seu amplo uso entre os jovens. A professora pediu que refizessem a redação demonstrando uma resistência das práticas lingüísticas atuais.
Está (ao) correta (s) a (s) questão (ões)
Pontos da Questão: 1 
	Apenas a I
	II e III
	Apenas a III
	I e II 
	Questão: AV220103CEL03480025(189758)
9 - A partir dos estudos de Piaget, Emília Ferreiro desenvolveu uma pesquisa na qual observou a escrita de crianças. Suas observações são trazidas para o universo da alfabetização sob o nome de Construtivismo. Podemos dizer que NÃO faz parte dos pressupostos teóricos desse tipo de construtivismo: Pontos da Questão: 0,5 
	Acredita-se que há uma lógica por parte da criança no que diz respeito ao processo de aquisição da escrita. 
	Passa-se a considerar o erro como um momento construtivo do processo de aprendizagem. 
	Concebe-se a alfabetização como um processo apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica. 
	Muda-se a pergunta de COMO SE ENSINA ? para COMO SE APRENDE? 
	Questão: AV220103CEL03480031 (189755)10 - Segundo a aplicação das pesquisas de Emília Ferreiro, há quatro fases no processo de aquisição da escrita. Qual dessas está corretamente descrita? Pontos da Questão: 0,5 
	Fase silábica: a criança não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada e se agarra a uma letra mais simpática para "escrever". Por exemplo, pode escrever Marcelo como MMMMM ou AAAAAA. 
	Fase pré-silábica: já interpreta a letra à sua maneira, atribuindo valor silábico a cada uma (para ela. MCO pode ser a grafia de Mar-ce-lo. em que M=mar, C=ce e 0=l0). 
	Fase silábico-alfabética: mistura a lógica da fase silábica com a identificação de algumas sílabas propriamente ditas. 
	Fase alfabética: ainda não domina o valor das letras e silabas

Outros materiais