Buscar

ACORDOS E CONVENÇÕES COLETIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ALFREDO NASSER
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO
TEMA: ACORDOS E CONVENÇÕES COLETIVAS
1) Qual o conceito de acordo coletivo e convenção coletiva?
R: O artigo 611 da CLT, define Convenção Coletiva de Trabalho como o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.
Já o acordo coletivo envolve o sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas. As normas estabelecidas neste acordo, no entanto, só devem ser cumpridas pelos envolvidos. Ou seja, pela empresa e seus colaboradores. 
2) Qual o fundamento legal de ambos?
R: O fundamento legal de convenção coletiva é o artigo 611 da Consolidação das Leis do Trabalho e o do acordo coletivo está disposto no artigo 611 § 1º da Consolidação das Leis do Trabalho.
3) Quem tem legitimidade para participar (negociar) de um acordo coletivo e de uma convenção coletiva?
R: De acordo com o artigo 611 da Consolidação das Leis do Trabalho quem tem legitimidade para negociar acordo coletivo e convenção coletiva é o Sindicado das categorias. 
4) Quais matérias podem ser objeto de acordo coletivo e convenção coletiva?
R: Pode ser matéria de acordo coletivo e convenção coletiva as seguintes matérias: pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais;  banco de horas anual; intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;  adesão ao Programa Seguro-Emprego (PSE), de que trata a Lei no 13.189, de 19 de novembro de 2015; plano de cargos, salários e funções compatíveis com a condição pessoal do empregado, bem como identificação dos cargos que se enquadram como funções de confiança; regulamento empresarial; representante dos trabalhadores no local de trabalho;  teletrabalho, regime de sobreaviso, e trabalho intermitente;   remuneração por produtividade, incluídas as gorjetas percebidas pelo empregado, e remuneração por desempenho individual; modalidade de registro de jornada de trabalho; troca do dia de feriado;   enquadramento do grau de insalubridade;  prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia das autoridades competentes do Ministério do Trabalho; prêmios de incentivo em bens ou serviços, eventualmente concedidos em programas de incentivo;  participação nos lucros ou resultados da empresa.
5) Qual a colocação hierárquica de ambos no ordenamento jurídico após a reforma trabalhista lei nº 13.467\2017?
R: Os acordos coletivos terão prevalência sobre as convenções, independentemente das condições entabuladas, conforme dispõe o artigo 620 da CLT: “As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho”.
6) O acordo coletivo e a convenção coletiva tem aplicabilidade e eficácia sobre todos os trabalhadores de uma determinada categoria ou somente aqueles representados pelos entes que participaram da negociação (sindicalizados e associados)? Justifique sua resposta.
 R: Conforme o artigo 611 da CLT a convenção coletivo é feita por um ou mais sindicatos e as empresas, nesse caso abrangendo todos os trabalhadores representados por esses sindicatos.
E o acordo coletivo, conforme artigo 611 § 1º da CLT é feito por pelo sindicato e uma ou mais empresas, devendo abranger os trabalhadores representados pelo sindicato de cada empresa.

Outros materiais