Buscar

Análise de Custos AV1 Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ANÁLISE DE CUSTOS
Ana Julia Barroso dos Santos
01399688
Administração
Para que uma empresa ou indústria tenha uma vida financeira saudável, todos os lucros devem ser compreendidos. É por isso que saber o custo de produção de um determinado produto ou até mesmo a prestação de um serviço é crucial. Controles eficazes nos custos facilitam a tomada de decisões e o controle operacional. Isso também permite obter um nível suficiente de rentabilidade. 
O custeio variável é o método mais utilizado pelas empresas, por ele ser simples e objetivo. Compreender as principais métricas financeiras por trás de suas operações é fundamental para entender melhor a situação em que a empresa se encontra. De acordo com Ribeiro (2013), o sistema de Custeio Variável ou direto contempla como custo de fabricação somente os custos diretos ou variáveis. Nesse caso, os Custos Indiretos integram o resultado juntamente com as despesas.
Um outro método bastante eficaz é a margem de contribuição ou também conhecida como lucro bruto, obtido pela diferença entre a receita obtida na venda de um ou mais produtos e os seus respectivos custos e despesas variáveis. O calculo é bastante simples: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis). Entender a margem de contribuição fornecida pelas vendas é a base do planejamento de qualquer empresa e é fundamental para poder tomar as melhores decisões possíveis.
REFERÊNCIAS: 
ANÁLISE de Custeio: Como Precificar Corretamente o seu Preço de Custo e Venda. [S. l.], 25 fev. 2021. Disponível em: https://www.dinamicaej.com.br/analise-de-custeio/. Acesso em: 8 jun. 2022.
Ribeiro, Osni Moura. Contabilidade de custos fácil / Osni Moura Ribeiro. – 8.ed. ampl. e atual. – São Paulo : Saraiva, 2013.
O QUE é a Margem de Contribuição?: Entenda o que é, como calcular e aumentar suas vendas!. [S. l.], 12 out. 2021. Disponível em: https://conteudo.precocerto.co/margem-de-contribuicao/. Acesso em: 8 jun. 2022.

Outros materiais