Buscar

Lei dos Crimes hediondos

Prévia do material em texto

Lei dos Crimes hediondos (Lei Federal nº 8.072/1990). 
1) A Lei nº 8.072/1990 dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, e determina outras providências. A respeito dos Crimes Hediondos, assinale a alternativa correta.
AA pena imposta pelo cometimento de crime hediondo deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado ou semiaberto, mediante decisão fundamentada do Juiz. VEDADO A FIXAÇÃO DO REGIME PRISIONAL APENAS BASEADO NA HEDIONDEZ DO CRIME.
BO crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tentado ou consumado, também é considerado crime hediondo, contudo o de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, não.
COs crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça e fiança, porém são suscetíveis de indulto.
DA epidemia com resultado morte (art. 267, § 1º, do Código Penal) é considerada crime hediondo.
EEm caso de sentença condenatória de crime hediondo, o réu não poderá recorrer em liberdade. AINDA QUE A CONDENAÇÃO SEJA POR CRIME HEDIONDO, O JUIZ CONSIDERANDO O CASO EM CONCRETO, PODERÁ PERMITIR O RECURSO EM LIBERDADE.
2) De acordo com a Lei nº 8.072/1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, e determina outras providências, assinale a alternativa correta.
AÉ considerado crime hediondo o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, exceto se cometido por um só agente. AINDA QUE SÓ POR UM AGENTE
BNão é considerado hediondo o crime de epidemia com resultado morte.
CNão é considerado hediondo o crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. SÓ A DE USO PROIBIDO É HEDIONDO
DÉ considerado hediondo o crime de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.
ENão é considerado hediondo o crime de homicídio qualificado. Todas as modalides de homicídio qualificado são delitos hediondos.
3) Dentre os delitos relacionados a seguir, NÃO é classificado como crime hediondo, em conformidade com a Lei n° 8.072/90,
Alatrocínio.
Bgenocídio.
Cestupro.
Dposse ou porte de arma de fogo de uso restrito. SÓ É HEDIONDO QUANDO FOR DE USO PROIBIDO
Efurto qualificado.
4) Constitui crime hediondo, previsto na Lei 8.072/1990,
Ao favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.
Bconstranger alguém, mediante violência ou grave ameaça e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa.
Clesão corporal leve quando cometida contra agente do sistema prisional. No exercício da função ou em decorrência dela.
Dhomicídio simples praticado por qualquer cidadão. QUANDO PRATICADO EM ATIVIDADE TÍPICA DE GRUPO DE EXTERMÍNIO, AINDA QUE COMETIDO POR UM SÓ AGENTE. 
5) I Segundo a Lei n.º 8.072/1990, consideram-se hediondos, consumados ou tentados, os crimes de roubo majorado com emprego de arma de fogo de uso proibido, restrito ou permitido, o de porte ilegal de arma de fogo de uso proibido e restrito e o de furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.
II Suponha que, a despeito de o interrogado ter optado por ser assistido por defensor público, um agente público tenha prosseguido com o seu interrogatório sem a presença de um defensor público. Nesse caso, de acordo com a Lei n.º 13.869/2019, o agente público incorreu em crime de abuso de autoridade, podendo ter a perda do cargo como efeito não automático de eventual condenação penal.
III Conforme entendimento do STJ, entregar a direção de veículo automotor a pessoa cujo direito de dirigir esteja suspenso é crime de perigo concreto, sendo necessária a devida comprovação do risco ao bem jurídico tutelado.
BApenas o item II está certo.
6) Considerando as disposições penais e processuais penais estabelecidas na Lei n.º 8.072/1990 (Lei de Crimes Hediondos) e a jurisprudência dos tribunais superiores acerca da matéria, assinale a opção correta. 
AOs crimes hediondos e equiparados estão listados na Constituição Federal, não dispondo o legislador ordinário de liberdade para ampliar tal rol. 
BO prazo de prisão temporária para os crimes hediondos e equiparados é de 30 dias, não sendo admitida prorrogação, porque ele já é ampliado em relação ao regramento da Lei n.º 7.960/1989. 
CSe associação criminosa destinada à prática de crimes hediondos for desmantelada em razão de informações fornecidas por participante ou associado do grupo criminoso, este receberá perdão judicial. DIMINUIÇÃO DE PENA
DO rol de crimes hediondos inclui o roubo qualificado por lesão corporal grave, porém não abrange o homicídio simples, salvo se praticado em atividade típica de grupo de extermínio. 
EOs crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça, indulto, liberdade provisória e fiança. CABE LIBERDADE PROVISÓRIA SEM FIANÇA
7) Acerca dos crimes contra o patrimônio, com base nas disposições legais, na Lei de Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990) e na jurisprudência atualizada do Superior Tribunal de Justiça, todas as afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
AO crime de extorsão é plurissubsistente e se consuma independentemente da obtenção da vantagem indevida. 
BO furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum é crime hediondo, na forma da Lei nº 8.072/1990. 
CO crime de extorsão mediante sequestro possui causa especial de redução de pena quando o delito é cometido em concurso de pessoas e o concorrente denunciar à autoridade, facilitando a libertação do sequestrado, podendo a reprimenda ser reduzida de um sexto a metade.  DE 1 A 2 TERÇOS
DO crime de apropriação indébita (art. 168 do Código Penal) apenas tem como objeto material a coisa alheia móvel, sendo incabível falar-se em apropriação indébita de imóvel. 
8) À luz do disposto na Lei nº 8.072/1990 e da jurisprudência do STF e do STJ, assinale a opção correta, acerca dos crimes hediondos e equiparados.
ASegundo entendimento dominante do STJ, o homicídio qualificado-privilegiado é hediondo. 
BNos termos da referida lei, o crime de epidemia com resultado morte não é considerado hediondo. 
CA referida lei não estabeleceu como hediondo o crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. 
DSegundo o entendimento do STF, o tráfico privilegiado possui natureza equiparada à dos crimes hediondos. 
ESegundo o entendimento do STJ, o crime de associação para o tráfico não é considerado hediondo ou equiparado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes