Buscar

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR CORRIGIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Tema: A Importância da Afetividade na Relação Professor x Aluno	Comment by Szuchmacher: Eu trocaria o título para: A Importância da Afetividade para a Aprendizagem Significativa dos Alunos do Ensino Fundamental.
Aluna: Danielle Santana da Silva Neves
	
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A Emoção na sala de aula. 1ª Ed. São Paulo: Papirus, 1999.	Comment by Szuchmacher: Somente a primeira letra do título é escrita em caixa alta (letra maiúscula).	Comment by Szuchmacher: Ed.
De maneira fluente, esse livro sustenta que a ausência de uma educação que aborde a emoção na sala de aula traz prejuízos irremediáveis à ação pedagógica. Demonstra ainda que um professor disposto a conhecer a relação antagônica entre emoção e desempenho cognitivo terá um importante instrumento para atuar com desenvoltura em situações tipicamente emocionais sem se deixar dominar por elas.Analisa o conceito de afetividade, tal como proposto por Henri Wallon, focalizando-a em sua totalidade e em suas manifestações: emoção, sentimento e paixão.	Comment by Szuchmacher: Formatar parágrafo justificado.
ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O lugar da afetividade e do desejo na relação ensinar-aprender. Temas psicol.,  Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, abr. 1993 . Disponível em :<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1993000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  29  jun.  2012.
Sandra Francesca Conte de Almeida: Doutora em Ciências da Educação (Psicologia). Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista. Membro Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da UnB. Atualmente, professora dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia e em Educação da Universidade Católica de Brasília, onde cocoordena o Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental, Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, da UCB/CNPq.	Comment by Szuchmacher: Escreva com espaço entre linhas 1,5 ou duplo. Somente citações longas são escritas com espaço simples.
COLL, César; MARCHESI, A; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento Psicológico eEducação: Psicologia evolutiva. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.	Comment by Szuchmacher: Não escreva em negrito após os dois pontos.
Este livro aborda todas as fases do desenvolvimento psicológico, seu estudo segue da infância até o período da velhice. Esta obra completamente atualizada é o texto de referência mais relevante da psicologia evolutiva no início do século XXI. Nele há 2 partes com vários capítulos sobre o desenvolvimento da criança dividido por fases.
César Coll:professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. 
Álvaro Marchesi: Formado em Psicologia pela Universidade de Madri, ele foi um dos responsáveis pela reforma educacional implantada em 1990 em seu país. A Lei de Ordenação Geral do Sistema Educativo, considerada avançada por pregar a diversidade, tornou o ensino obrigatório e gratuito até os 16 anos, deu mais autonomia às escolas, incluiu alunos com deficiência no sistema regular e agregou o ensino profissionalizante ao nível médio, entre outras mudanças - todas muito contestadas.
Hoje, como secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), participa de discussões sobre Educação em diversos países.
Jesus Palacios: Escritor e jornalista espanhol, é conhecido por seus ensaios sobre a história contemporânea de Espanha, com especial atenção a certos aspectos Franco, o golpe de 23F ou a coroação de Juan Carlos I.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. 16ª Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
Este livro tem o intuito de mudar a sua visão sobre como produzir uma educação excelente. Nele, Augusto Cury mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens, e que pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes. Chama a atenção para os erros e ensina técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.
Augusto Cury é psiquiatra, cientista e autor de vários livros sobre Inteligência, motivação e auto ajuda. É diretor da Academia de inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e público em geral. 
ESCRITORES DA LIBERDADE. 2007 - Paramount Pictures / MTV Films / Jersey Films. Direção Richard LaGravenese. Produção Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher. EUA:	Comment by Szuchmacher: Escreva as referências em ordem alfabética.
103 minutos, son., color.
É um filme é baseado em fatos reais e conta a história da professora Erin Gruwell e uma turma de alunos desacreditados, pobres e vítimas de conflitos familiares e sociais. Essa professora envolve-se na vida de seus alunos, mostrando que é possível mudar a realidade triste e desmotivadora deles, através da educação e do conhecimento, transformando-os em construtores de sua própria história.
Klein, Ligia Regina. Alfabetização: QuemTemMedoDeEnsinar? 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.	Comment by Szuchmacher: O último nome dos autores é escrito em caixa alta.
A autora aponta uma série de questões sempre presentes quando se discutem as dificuldades de desenvolvimento da prática docente nas séries iniciais. O problema da alfabetização é o método? É a competência do professor? É a solidez do seu compromisso político? Trata-se de um texto instigante e contundente que denuncia o domínio exercido pelo senso comum sobre o discurso dos educadores.
Lígia Regina Klein é doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP
Professora e pesquisadora do PPGE da UFPR.
La Taille, Yves de.Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. 8ª Ed. São Paulo: Summus, 1992
Este livro traz um diálogo entre os três principais teóricos da psicologia que buscam compreender o funcionamento psicológico à luz de sua gênese e evolução. Os textos tratam das relações entre fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e entre aspectos cognitivos e afetivos da psicologia humana. 
La Taille nasceu na França, mas, desde criança, vive no Brasil. É professor de Psicologia do Desenvolvimento Moral na USP. É co-autor dos livros Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão, Indisciplina na Escola (Summus Editorial) e Cinco Estudos de Educação Moral (Casa do Psicólogo) e autor, entre outros, de Limites: Três Dimensões Educacionais (editora Ática). Investiga o desenvolvimento moral desde a década de 80 e é um dos especialistas mais respeitados do país nessa área.
OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos. Educação Infantil: muitos olhares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 
Esta obra contribui para subsidiar projetos pedagógico-educacionais através do relato de pesquisas e experiências de professores que trabalham diretamente com a criança ou com a formação dos profissionais que com elas atuam.
Zilma Oliveira é doutora em Psicologia, com experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atualmente é professora na Universidade de São Paulo.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice M. D’Amorime Paulo S. L. Silva. Rio de janeiro: Editora Florence – Universitária Ltd.,1987;
Este livro, composto de artigos e conferências do mestre genebrino, propõe-se a ser uma introdução à obra de Piaget. Na primeira parte apresenta a síntese das descobertas de Piaget no campo da Psicologia da criança, demonstrando como se verifica o seu desenvolvimento mental.
Na segunda parte são abordados problemas centrais do pensamento, da linguagem e da afetividade na criança, através de numerosos exemplos e estudos de casos.
Jean Piaget: considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou aEpistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de. A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade.Educ. Pesqui,,  São Paulo,  v. 32,  n. 1, abr.  2006 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  29  jun.  2012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000100004.
Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia-USP. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e do GEPEM/Unesp. 
Orly Zucatto Mantovani de Assis é professora titular da Faculdade de Educação – Unicamp. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e Coordenadora do PROEPRE (Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental).

Continue navegando