Buscar

5 - DA OBRIGAÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER - Direito Civil III - Profa. Cristiane Maluf - UNIDERP - 1.2013 (2)

Prévia do material em texto

MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES
DAS OBRIGAÇÕES DE FAZER(Obrigação Positiva)
CONCEITO: consiste em atos ou serviços (físicos ou intelectuais) a serem executados pelo devedor. Ou seja, qualquer forma de atividade humana, lícita, possível e vantajosa ao credor, pode constituir objeto da obrigação.
ESPÉCIES: 
- Infungível (imaterial ou personalíssima – intuitu personae): art. 247, CC - o devedor só se exonera se ele próprio cumprir com a obrigação, executando o ato ou o serviço prometido (em razão das qualidades profissionais, artísticas ou intelectuais do contratado). (Ex: um artista específico para fazer um show ou pintar um quadro. Quem ta pagando quer a obra desse artista, não de um cover ou pupilo dele).
- Fungível (material ou impessoal): CC, art. 249 – não se tratar de ato ou serviço cuja execução dependa de qualidades pessoais do devedor, podendo ser realizada por terceiro.
Obrigações de fazer consistentes em emitir declaração de vontade: derivadas de um contrato preliminar (arts. 463 e 464, CC) * Sob os aspectos fático e jurídico são obrigações fungíveis ou infungíveis?
 
INADIMPLEMENTO (OU INEXECUÇÃO): 
- Impossibilidade (com ou sem culpa do devedor): art. 248, CC
- Recusa em fazê-lo: art. 247, CC 
Fungível ou infungível (havendo culpa do devedor): sempre será possível a conversão em perdas e danos. 
Fungível (art. 249) – execução específica – requerendo seja executada por terceiro às custas do devedor. 
Infungível (art. 247) - não há como compelir o devedor de forma direta a satisfazê-la, podendo o credor cumular o pedido de perdas e danos + fixação de multa diária.
DAS OBRIGAÇÕES DE NÃO FAZER (Obrigação Negativa)
CONCEITO: impõe ao devedor um dever de abstenção: o de não praticar o ato que poderia livremente fazer, se não se houvesse obrigado. 
LIMITAÇÃO: ilícitas convenções que exija sacrifício excessivo da liberdade do devedor ou que atentem contra direitos fundamentais da pessoa humana (indefinidamente não sair às ruas; de não casar; de não trabalhar etc).
INADIMPLEMENTO: 
- Art. 250, CC – inadimplemento decorrente de fato alheio = extinção da obrigação.
- Art. 251, CC 
- Mora presumida: incorre o devedor em mora desde o dia em que executa o ato de que deveria abster-se.
 
REGRAS PROCESSUAIS: arts. 642 e 643, CPC

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes