Buscar

N1 Pratica colaborativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Práticas Colaborativas
Jéssica Figueiredo da Silva Soares
 
a) Proporia pela via contenciosa jurisdicional?
O estudo de caso apresentado refere-se a um conflito gerado pelo fato de o Sr. Marcos, paciente submetido a um procedimento odontológico na Clínica Saúde Bucal, não ter obtido o resultado esperado e da forma como foi contratado, ficando com sequelas como dores e desconforto, devido à prótese colocada em sua boca. Apesar das diversas reclamações, inclusive acionando o PROCON, Marcos não conseguiu obter êxito, forçando-se a buscar auxílio jurídico para solucionar sua situação. 
Supondo que você tenha sido contratado pelo sr. Marcos para atuar como seu advogado, quais alternativas proporia para satisfazer os objetivos do seu cliente?
Não a vendo êxito em resolver o problema verbalmente do Sr° Marcos, porque já se esgotaram todas as formas, o que resta é entrar com o pedido de litígio, claro que não era isso que o Sr marcos queria, o que ele queria era sanar sua dor. 
Tendo isso como um descaso ao paciente, vamos está pedindo uma indenização por te causado um dano moral ao paciente, pois o Dr violou a lei contra o consumidor, deixando-o com danos. 
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
O consultório teria sua responsabilidade civilmente por não promover ajuda a o paciente, sendo que o Dr tem total de culpa por te realizado o procedimento e por isso as duas partes teria que estar presente ao local, então a parte sofrida o dano pede o total ressarcimento do valor pago e mais os danos físicos ao paciente, por que teria que fazer em outro local, pois não confia mais na clinica e nem no Dr. 
A clínica como responsável poderia ter evitado esse tipo de procedimento, pois tudo pode ser evitado como uma grande conversa, mas como não foi resolvido o Sr Marcos com alguém de sua família resolveu procurar alguém que resolveria seu problema e foi resolvido e vai ser sanado seu problema pela justiça. 
“Muitas das vezes deixamos esse tipo de caso passar porque não queremos nenhum problema com a justiça ou ao menos causar nenhum transtorno ao local, mas o maior transtorno é o qual temos que se humilhar para pessoas na qual pagamos para realizar qualquer tipo de procedimento.”
Em síntese, a jurisdição contenciosa tem como objetivo a composição e a solução de um litígio, trazendo uma solução e evitando qualquer tipo de ameaça ou de violação aos princípios básicos que norteiam a sociedade. (CERTO, 2013)

Outros materiais