Buscar

APS ANALISES TOXICOLOGICA quinto semestre fmu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Helena Paula Alves de Oliveira
RA:6694186 
 
 ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA APS - Análises Toxicológicas e Ambientais
1. Apesar da sua raridade, já foram descritos alguns casos de IM em indivíduos jovens, sem fatores de risco cardiovasculares e que utilizavam esteroides anabolizantes. Ainda que não seja totalmente compreendida a relação causa efeito, proponha duas hipóteses para explicar os seus efeitos adversos cardiovasculares.
 Resposta: A primeira hipótese vem dos jovens querem rapidamente o aumento de massa muscular e com isso eles acabam usando dose altas de esteroides para obter o resultado rápido, com tudo vem as consequências causando efeitos colaterais, por exemplo, tumor de fígado, próstata, alterações no comportamento, coagulação sanguínea e problemas cardiovasculares. A segunda hipótese O coração pode apresentar deficiências a partir da quarta semana de uso de anabolizantes, e pode ocorrer a hipertrofia cardíaca – que costuma permanecer no corpo por até um ano após o seu uso, bem como a perda da força da contração do coração, está de modo irreversível. Sinais como o aumento da pressão arterial, alterações das paredes dos vasos sanguíneos e elevações dos triglicérides também podem ser sinais decorrentes ao consumo de anabolizantes. Além das complicações cardíacas, ocorre também a modificação das funções fisiológicas do fígado, que resulta em elevação do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL), com a ingestão de anabolizantes. Para os homens pode ocorrer a atrofia do órgão sexual, além de paralisação da fabricação dos espermatozoides e as mulheres tendem a masculinização completa. 
2. Se caso o indivíduo descrito no caso clínico fosse um atleta profissional quais seriam as medidas de punição dos órgãos responsáveis? Cite as punições nos níveis nacionais e internacionais?
 Resposta: o Código Mundial Antidopagem aplica aos atletas flagrados no exame de doping sanções disciplinares que podem ir desde uma advertência até a suspensão vitalícia da atividade desportiva praticada por ele. Desse modo, há entendimentos de que a pena de suspensão vitalícia pode ser considerada como banimento do esporte e ainda, com características de ser uma penalidade de caráter perpétuo, sendo inconstitucional e ainda ferindo o direito fundamental ao exercício da livre profissão, ambos amparados no art. 5º de nossa Carta Magna.
3. Quais são as metodologias analíticas mais recomendadas para a análise das substâncias encontradas no sangue do paciente descrito no relato de caso? Descreva desde a melhor amostra biológica (relacionando com biodisponibilidade da substância e sua estabilidade pelo tempo de uso), a metodologia de extração (para favorecer uma dosagem até mesmo em pequenas quantidades na matriz biológica citada) até a melhor metodologia analítica (relacionando com sensiilidade de análise, rapidez da liberação do resultado e confiabilidade em relação a reações cruzadas – falsos positivos e falsos negativos) 
RESPOSTA: As estratégias adequadas que poderiam ser utilizadas para a detecção do doping genético seria a análise direta do transgene, da proteína transgênica e/ou do vetor utilizado para a introdução do transgene (AZZAZY; MANSOUR, 2007; BAUOTINA et al., 2008). Sugere-se a utilização de técnicas moleculares como a reação da transcriptase reversa, seguida da reação em cadeia da polimerase (RT-PCR) para o estudo de RNA, caso o problema seja a seleção da região do genoma para estudo. Os RNAs específicos codificam ou estão envolvidos na tradução de diferentes proteínas, sendo que por vezes, uma mesma proteína é traduzida por diferentes RNAs (WANG et al., 2003).
4. Estamos agora em época de Jogos Olímpicos e podemos perceber que por conta das punições a Rússia foi impedida de levar seus atletas para competirem pelo país. Segundo a Corte Arbitral do Esporte (CAS), as autoridades russas adulteraram um banco de dados do laboratório de testes de Moscou antes de entregá-lo aos investigadores da Agência Mundial Antidoping (WADA) em 2019, o qual continha evidências prováveis para processar violações de doping de longa data. Isso foi a gota d´água, depois de todo o escândalo que já tinha ocorrido em 2015. Na ocasião, veio a público o escândalo de doping institucionalizado no país, inclusive com suporte do governo local. Por conta disso os atletas russos que não tiveram ligação comprovada com o escândalo puderam participar das Olimpíadas de Tóquio com a nomenclatura de Atletas Olímpicos Russos (ROC) no português. Tomando por base suas experiências pessoais você julga essa decisão correta ou não? Justifique sua resposta. 
RESPOSTA: Não é correta a decisão, pois os atletas podia ser pego no Antidoping, ficaram em vantagem com toda essa situação ocorrida

Outros materiais

Materiais relacionados

1 pág.
aps_analises_toxicologicas

Escola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

User badge image

Pamela

2 pág.
2 pág.
APS-AT

Colegio Parque Sevilha

User badge image

Juan Gabriel Vono

Perguntas relacionadas