Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
SAÚDE MENTAL E DO TRABALHO

Pré-visualização | Página 1 de 11

Devemos relembrar que toda conduta humana acontece tendo como condição um estímulo, que pode nos levar a fazer algo baseado no prazer ou em seu oposto, o comportamento humano é sempre produzido por algo que o motiva. Um dos elementos que constitui o ser humano é que, o próprio, é considerado um capital intelectual. Além disso, eles também são elementos fundamentais pertecentes a uma área específica. Assinale a alternativa que corresponda com essa afirmação.
Escolha uma opção:
a.
São elementos fundamentais no sistema capitalista.
b. São elementos fundamentais na organização.
c.
São elementos fundamentais no contexto ambiental.
d.
São elementos fundamentais no contexto familiar.
e.
São elementos fundamentais no contexto político.
Questão 2
Texto da questão
Tanto a condição filogenética (a história da evolução humana, nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos cognitivos, a maneira como nós fomos construídos biologicamente) quanto o meio ambiente influenciam no comportamento das pessoas, é fácil afirmar, pois é de notório saber que o comportamento é causado por estímulos internos ou externos. Além desses, os seres umanos são ligados à outros estímulos, que também atuam de forma predominante no nosso comportamente. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
Entre elas estão a questão do gênero e inteligência emocional.
b.
Entre elas estão a questão da capacidade intelectual-afetivo-emocional e a inteligência emocional.
c.
Entre elas estão a questão do gênero, a idade e a maturação neurofisiológica predominante na fase pós-adolescência.
d.
Entre elas estão a questão da idade e maturação neurofisiológica, também aliadas com a capacidade intelectual-afetivo-emocional.
e. Entre elas estão a questão do gênero, a idade, a maturação neurofisiológica, a capacidade intelectual-afetivo-emocional e a inteligência emocional.
Questão 3
Texto da questão
Por volta de 1960, a expressão Administração de Recursos Humanos – ARH - começou a substituir a Escola das Relações Industriais. Os recursos humanos ou RH ocupou um espaço, agora físico e consolidado, dentro das empresas com atribuições bem delineadas e conhecimento científico próprio da área; O fator humano está cada vez mais proeminente e outros aspectos surgem em decorrência das necessidades da empresa e das pessoas, como a gestão de talentos, do capital intelectual e do conhecimento, então a expressão RH precisou ser ampliada em sua atuação e visão organizacional passando agora a ser denominada de Gestão de Pessoas.
 
Com base no texto e as informações aprendidas ao longo do estudo, assinale a alternativa que corresponda com as respectivas funções do RH.
 
I - Recrutamento (divulgação de vagas) e seleção de novos colaboradores, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
II – Apenas recrutamento (divulgação de vagas) e treinamento de colaboradores.
III - Avaliação de desempenho, construção de cargos e salários, higiene e segurança do trabalho.
IV – Apenas avaliação de desempenho e salários, sendo higiene e segurança destinado a outros setores.
V - Departamento de pessoal (questões burocráticas relacionadas a admissão e desligamento de pessoal) e qualidade de vida no trabalho.
Escolha uma opção:
a.
II e III apenas.
b. I, III, V apenas.
c.
I e V apenas.
d.
Todas as alternativas estão corretas.
 
e.
II, III, V apenas.
Questão 4
Texto da questão
Podemos referir organização como um conceito proposto por Chiavenato (2004, p. 20) que a define como um “conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho, para alcançar um propósito comum”, e participar de sua existência influencia a vida social e privada de cada um. Partindo desse pressuposto, o que são as organizações?
Escolha uma opção:
a.
As organizações são sistemas fechados, que se apoiam fundamentalmente em ideais de um grupo específico para a distirbuição massificada.
b.
As organizações são sistemas tradicionais, que se apoiam fundamentalmente em métodos ortodoxos.
c.
As organizações são sistemas abertos e vivos, que se apoiam fundamentalmente no meio ambiente externo para funcionar.
d.
As organizações são sistemas pautados no hierarquismo das classes sociais, sendo as mais baixas aquelas que sustentam todo cadeira, tornando-a viva.
e. As organizações são sistemas abertos e vivos, que se apoiam fundamentalmente no meio ambiente interno para funcionar.
Questão 5
Texto da questão
O Movimento da escola das Relações Industriais se inicia no pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e se prolonga  até o final do ano de 1950. Partindo desse pressuposto temos a destruição em massa na Europa e da morte de milhões de civis, o que acabou evidenciado a importância na ênfase dos aspectos humanos. As empresas buscavam melhorar suas formas de rendimento pois desconsiderar por completo o aspecto humano já havia se provado falho e pouco produtivo. Através do contexto apresentado acima, quais eram os esforços das empresas para melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores?
Escolha uma opção:
a. Criava-se um esforço em ampliar as melhorias das condições de trabalho em respostas as greves e da organização dos sindicatos de diversas categorias de trabalhadores.
b.
Com o pouco rendimento obtido pelas empresas, notou-se que alguns trabalhadores não vinham alcançando bons resultados, o que resultou na demissão destes a contratação de novos que estariam aptos para a realização das tarefas dentro do ambiente de trabalho.
c.
Com o advento das máquinas, percebeu-se cada vez menos o espaço que o homem ocupava diante da indústria, isso abriu espaço para os cuidados de sua saúde psicológica e reparos dentro do ambiente de labor, antes ignorado, já que o homem era o centro de suas realizações dentro da indústria.
d.
Com o diálogo traçado entre trabalhadores e donos de produção as condições de trabalho foram melhoradas significativamente, porém, para isso, os trabalhadores tiveram que aceitar propostas como menos salário para selar essa harmonia.
e.
Criava-se um esforço em ampliar as melhorias das condições de trabalho em respostas às doenças que assolavam à Europa na época, os trabalhadores cada vez mais estavam menos aptos para trabalhar, nesse contexto surgiu diversas promoções e oportunidades que atraíam o olhar do homem.
Questão 6
Texto da questão
Ao propormos o estudo sobre o comportamento organizacional consideramos as mais diversas interfaces que ocorrem no ambiente organizacional, especialmente quando tratamos sobre os tipos de interação. Para melhor entendermos um estudo tão complexo é possível dividí-los em dois níveis: Os primeiros são aqueles que compõem a estruturação física e de gestão/comando da organização, os objetivos organizacionais, suas políticas e os procedimentos e as tecnologias utilizadas. Já os segundos são aqueles que influenciam no comportamento das pessoas, mas que não são absolutamente claros de maneira imediata. Quais os nomes desses dois níveis? Assinale a resposta correta.
Escolha uma opção:
a.
Físicos e abstratos.
b.
Organizacional e comportamental
c.
Visíveis e solúveis.
d.
Abstratos e invisíveis.
e. Visíveis e invisíveis.
Questão 7
Texto da questão
A Psicologia ocupou-se sempre em explorar, analisar e compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, construindo, a partir daí, estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Objetivos esses que agora caberiam perfeitamente dentro das organizações empresariais, surge então uma área lança um olhar específico sobre as organizações de trabalho a fim de  compreender integralmente o homem, visto que esse é atravessado pela sua inserção no mundo do trabalho e pelas relações que são criadas no interior das organizações em que trabalha.
 
Com base no texto e as informações aprendidas durante o estudo, o fator humano tem extrema relevância no ambiente de trabalho especialmente quando tenta-se construir algo em suas relações. Observe as asserções
Página123456789...11