A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ESTUDO DIRIGIDO MICROBIOLOGIA BASICA - 30 8 21 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Jessica Ferreira dos Santos Vieira 
89193
FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO
Curso de Farmácia – 5º período
ESTUDO DIRIGIDO DE MICROBIOLOGIA BÁSICA 
 Prof. Adalberto 
1 - Qual a importância do método de identificação bacteriana conhecido como Gram.
Auxilia a identificação de uma bactéria que está causando uma infecção, determinando qual é o tipo de bactéria. A diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas auxilia o médico na definição de um tratamento eficiente ao paciente.
2 - O que são bacilos?
Bacilos são bactérias que possuem formato de bastonete. Estes microrganismos são muito pequenos, sendo que a visualização deles só é possível com o auxílio de microscópios. Muitos bacilos são causadores de doenças, muitas delas graves, nos seres humanos.
 
3 - Como são classificadas as bactérias quando examinadas pelo método de Gram? 
As bactérias que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho são chamadas de Gram-negativas
4 - Descreva a importância da temperatura na replicação bacteriana,
5 - Descreva os principais fatores que contribuem para o ótimo desenvolvimento bacteriano. 
Condições físicas principais que influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.
6 - O que são Arqueobactérias?
As arqueobactérias são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas.
7 - O que são Eubactérias?
Estas bactérias são organismos procariontes e representam o maior número de espécies dentro do Reino Monera. Fazem parte do Grupo Eubactéria todas as bactérias (excluindo as arqueobactérias) e as cianobactérias.
8 - Descreva bactérias.
As bactérias são organismos unicelulares, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares).
9 - Cite três características das bactérias.
Possuem uma organização celular rudimentar e primária , por isso são ausentes de membranas nucleares(carioteca).
Tem seu núcleo desorganizado e seu material genético disperso no meio celular( seres procariontes).
Esses indivíduos são unicelulares e podem ser aeróbios ou anaeróbios.
10 - Descreva o principal fator relacionado ao crescimento bacteriano. 
O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.
11 - Diferencie Eucariótico de Procariótico.
A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarísticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa
12 - Descreva a classificação bacteriana quando avaliadas pela forma.
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
13 - Descreva a classificação bacteriana quando avaliadas através da coloração.
 As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.
Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
14 - Descreva a importância econômica das bactérias.
Podemos afirma que as bactérias são muito úteis na fabricação de determinados remédios,  no preparo de bebidas como o vinho e a cerveja, na obtenção de produtos lácteosfermentados e também na produção de vinagre.  Além disso, também podemos citar que em tratamentos orgânicos de solos elas também são requisitadas.
As bactérias são seres vivos denominados micro-organismos unicelulares, caracteristicamente procariontes, mas que anteriormente eram chamados de Schizomycetes, considerados como pertencentes ao Reino Monera.
15 - Descreva a importância e função natural das bactérias.
Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres
16 - Descreva a função da violeta de Genciana na coloração de Gram.
As bactérias Gram positivas coram com o violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano em suas paredes celulares, que retém o cristal violeta com o qual essas células são coradas. A coloração de Gram é roxa.
17 – Descreva a função do lugol na coloração de Gram.
Com a adição do mordente (Lugol), ocorre a formação do complexo iodo-pararosanilina, que fixa o corante primário nas estruturas coradas. O álcool-acetona extrai os lipídeos, aumentando a porosidade/permeabilidade da parede celular das bactérias Gram-negativas.
18 – Descreva o motivo pelo qual um paciente com infecção por Estreptococos, pode apresentar um quadro de anemia?
Causas. Uma pessoa pode desenvolver anemia hemolítica autoimune adquirida se tiver uma doença autoimune, como o lúpus. Normalmente, quando o sistema imunológico detecta invasores estranhos, como bactérias e vírus, produz proteínas chamadas anticorpos para atacá-los.
19 – Cite a diferença entre Gram positivo e Gram negativo.
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas
20 – Cite o método de esterilização mais utilizado atualmente e qual o motivo.
Os mais utilizados para produtos laboratoriais e hospitalares são: Óxido de Etileno (ETO): é um gás vastamente utilizado na esterilização de materiais laboratoriais e hospitalares de uso único por causa do seu bom custo/benefício.
21 – Descreva a importância do exame de cultura bacteriana.
Tem como objetivo confirmar a infecção urinária e identificar qual o microrganismo responsável pela infecção, o que ajuda a determinar o tratamento mais adequado.
22 – Descreva os principais sintomas de um paciente com infecção bacteriana.
As infecções bacterianas costumam provocar febre alta, acima de 38°C, e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as doenças causadas por bactérias costumam causar mais dor em um local específico do corpo.
 23 – O que são bactérias halófilas?
Microrganismos halofílicos crescem em altas concentrações de sais acumulando cátions, como o potássio e/ou produzindo metabólitos que ajudam na adaptação ao ambiente. Eles são representados por várias classes de componentes orgânicos, possuem baixo peso molecular e são altamente solúveis em água. As ectoínas (ectoína e a hidroxiectoína) têm chamado atenção por serem agentes protetores, podendo estabilizar enzimas, nucleotídeos, e até mesmo células inteiras contra os efeitos deletérios do congelamento, ressecamento e aquecimento
24 – O que são bactérias autotróficas?
As bactérias autotróficas, são aquelas que sintetizam seu alimento através da assimilação de gás carbônico mais a utilização da água para doar elétrons, realizando assim a formação de fotoassimilados, como as plantas.
25 – Defina resistência bacterina.
Resistência bacteriana diz respeito à capacidade da bactéria de resistir a ação de alguns antibióticos devido ao desenvolvimento de mecanismos de adaptação e de resistência, o que é muitas vezes consequência do

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.