Logo Passei Direto
Buscar

politicas educacionais Prova Eletrônica branca

User badge image
Fernanda Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo Secchi (2012, p. 17-18) “esta política [ ] estabelece padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados. [...] Pode-se citar como exemplo uma lei que obrigue os motociclistas a usar capacetes e roupa adequada”.
O autor está se referindo a qual tipo de política pública:
política distributiva
política regulatória
política constitutiva
política redistributiva
política educacional

As leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) ao incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Em relação a essas diretrizes é correto afirmar que:
I - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena.
II - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados em componentes curriculares específicos, garantindo assim um trabalho mais aprofundado.
III – São conteúdos previstos em lei e que devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar: diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, (africanos e indígenas), o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, o resgate das contribuições desses povos nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
I.
III.
II e III.
I, II e III.
I e III.

Leia atentamente as definições apresentadas por Lück e Medeiros:
Os autores estão se referindo a qual princípio educacional:
Centralização do ensino
Formação continuada dos profissionais da educação
Avaliação externa
Gestão escolar democrática
Respeito ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas

Historicamente, o financiamento da escola pública no Brasil tem sido um direito conquistado com muitas lutas, especialmente para garantir o acesso e a permanência da classe trabalhadora nessa instituição. Desde que a educação era uma espécie de concessão do rei de Portugal aos jesuítas até a vinculação para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), estabelecida pela Constituição Federal de 1988, a história do financiamento da educação se concentra no movimento por preservação, restabelecimento e aumento dos percentuais de vinculação.
Tendo como referência a política de financiamento vigente no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. Os percentuais mínimos, estabelecidos constitucionalmente, que os entes federados devem vincular para serem aplicados na MDE são: 18% pelo governo federal, 25% por estados e Distrito Federal e 30% por municípios.
II. Os municípios devem atuar na Educação Infantil e, com prioridade, no Ensino Fundamental, podendo oferecer outros níveis apenas quando estiverem atendidas, na plenitude, as necessidades de sua área de competência.
III. A não aplicação pelo município do percentual mínimo obrigatório resultante da receita de impostos em MDE pode acarretar a intervenção do Estado, a rejeição das contas pelo Tribunal de Contas, a impossibilidade de celebração de convênios com o estado e a União e a perda de assistência financeira tanto pelo Estado quanto pela União.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de natureza contábil, é constituído por 20% de recursos distribuídos aos estados e seus municípios, proporcionalmente ao número de escolas públicas existentes em cada um deles.
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral”.
A respeito das avaliações externas realizadas na educação básica, é correto afirmar que:
I – O Enem, prova realizada pelos alunos ingressantes no Ensino Médio, tem como objetivo possibilitar uma referência para auto avaliação do(a) participante, a partir das competências e habilidades desenvolvidas durante o ensino fundamental.
II – A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, abordando apenas questões de leitura e interpretação de texto.
III – A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) foi concebida como avaliação censitária, ou seja, destinada a aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
II e III.
II.
I, II e III.
III.
I e II.

A respeito das políticas públicas, analise as sentenças a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
( ) São considerados os responsáveis pela elaboração e aplicação das políticas públicas aqueles que detêm o poder público. Dessa forma, é impossibilitada a manifestação e propostas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
( ) Pode-se afirmar que a intenção de uma política educacional deve ser clara e visível, buscando realmente atender às necessidades da população. Entretanto, ao analisar as políticas educacionais já propostas ao longo dos anos, no Brasil, constata-se que algumas dessas políticas atendiam aos interesses de uma elite dominante.
( ) A política educacional atende às demandas sociais em um determinado tempo e espaço. Por isso, é importante que sejam sempre analisadas, atualizadas ou até reformuladas, acompanhando sempre o contexto social.
F,F,V
V,V,V
F,V,V
V,V,F
V,F,V

A Constituição Federal brasileira organiza as bases para o financiamento da educação. Além dos recursos previstos no artigo 212, o ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei (artigo 212, § 5º) .
Sobre o financiamento da educação brasileira, classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública.
( ) O salário-educação é a principal contribuição social, cobrada por meio da alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas.
( ) Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) devem ser usados exclusivamente no ensino fundamental.
V, V, F.
F, F, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, V, V.

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabelece 20 metas e diversas estratégias que devem ser cumpridas até o final do ano de 2024. Diversas metas abordam questões do ensino fundamental, buscando garantir o acesso e a permanência dos alunos à educação escolar.
Tendo como base a meta 2 e suas respectivas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I - Devem ser criados mecanismos para o acompanhamento individualizado dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.
II – É necessária a busca ativa de crianças e adolescentes que não estejam matriculados na escola.
III – É possibilitada a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região.
IV – A participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento das atividades escolares dos filhos é obrigatória, pois é importante o estreitamento das relações entre a escola e as famílias.
I, II, III e IV.
I e II.
II e IV.
I e III.
I, II e III.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nos artigos 8º, 9º, 10 e 11 define as responsabilidades da União, dos Estados e dos Municípios.
De acordo com esses artigos, pode-se afirmar que:
I – É dever da União elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
II – Os Estados são incumbidos de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
III – Os municípios são incumbidos de oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, não sendo permitida a atuação em outros níveis de ensino.
I.
II e III.
III.
I, II e III.
I e II.

QUESTÃO DE CONCURSO ADAPTADA (Prefeitura Municipal de Teresópolis, RJ, 2011) Nos três séculos de colonização portuguesa no Brasil, novas identidades culturais foram forjadas graças à atuação da Igreja Católica. A Educação, considerada como prática cultural, apresentou as seguintes características:
Estão corretas apenas as sentenças:
I – A educação esteve sob a tutela dos jesuítas que aplicaram um método de ensino que valorizava a gramática, a expressão culta e a memorização com vistas a inserir os colonos na cultura portuguesa.
II - A ação da Igreja Católica é marcada por uma relação entre catequese e Educação, sendo que esta apresenta como principal objetivo o respeito à diversidade cultural, inclusive à indígena.
III - O código de ensino Ratio Studiorum pautou a organização do ensino dos colégios fundados e dirigidos pela Companhia de Jesus no Brasil colonial.
II e III
I e III
III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Segundo Secchi (2012, p. 17-18) “esta política [ ] estabelece padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados. [...] Pode-se citar como exemplo uma lei que obrigue os motociclistas a usar capacetes e roupa adequada”.
O autor está se referindo a qual tipo de política pública:
política distributiva
política regulatória
política constitutiva
política redistributiva
política educacional

As leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/96) ao incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Em relação a essas diretrizes é correto afirmar que:
I - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena.
II - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados em componentes curriculares específicos, garantindo assim um trabalho mais aprofundado.
III – São conteúdos previstos em lei e que devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar: diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, (africanos e indígenas), o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, o resgate das contribuições desses povos nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
I.
III.
II e III.
I, II e III.
I e III.

Leia atentamente as definições apresentadas por Lück e Medeiros:
Os autores estão se referindo a qual princípio educacional:
Centralização do ensino
Formação continuada dos profissionais da educação
Avaliação externa
Gestão escolar democrática
Respeito ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas

Historicamente, o financiamento da escola pública no Brasil tem sido um direito conquistado com muitas lutas, especialmente para garantir o acesso e a permanência da classe trabalhadora nessa instituição. Desde que a educação era uma espécie de concessão do rei de Portugal aos jesuítas até a vinculação para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), estabelecida pela Constituição Federal de 1988, a história do financiamento da educação se concentra no movimento por preservação, restabelecimento e aumento dos percentuais de vinculação.
Tendo como referência a política de financiamento vigente no Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I. Os percentuais mínimos, estabelecidos constitucionalmente, que os entes federados devem vincular para serem aplicados na MDE são: 18% pelo governo federal, 25% por estados e Distrito Federal e 30% por municípios.
II. Os municípios devem atuar na Educação Infantil e, com prioridade, no Ensino Fundamental, podendo oferecer outros níveis apenas quando estiverem atendidas, na plenitude, as necessidades de sua área de competência.
III. A não aplicação pelo município do percentual mínimo obrigatório resultante da receita de impostos em MDE pode acarretar a intervenção do Estado, a rejeição das contas pelo Tribunal de Contas, a impossibilidade de celebração de convênios com o estado e a União e a perda de assistência financeira tanto pelo Estado quanto pela União.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de natureza contábil, é constituído por 20% de recursos distribuídos aos estados e seus municípios, proporcionalmente ao número de escolas públicas existentes em cada um deles.
I, II e III.
III e IV.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral”.
A respeito das avaliações externas realizadas na educação básica, é correto afirmar que:
I – O Enem, prova realizada pelos alunos ingressantes no Ensino Médio, tem como objetivo possibilitar uma referência para auto avaliação do(a) participante, a partir das competências e habilidades desenvolvidas durante o ensino fundamental.
II – A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, abordando apenas questões de leitura e interpretação de texto.
III – A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) foi concebida como avaliação censitária, ou seja, destinada a aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
II e III.
II.
I, II e III.
III.
I e II.

A respeito das políticas públicas, analise as sentenças a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
( ) São considerados os responsáveis pela elaboração e aplicação das políticas públicas aqueles que detêm o poder público. Dessa forma, é impossibilitada a manifestação e propostas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
( ) Pode-se afirmar que a intenção de uma política educacional deve ser clara e visível, buscando realmente atender às necessidades da população. Entretanto, ao analisar as políticas educacionais já propostas ao longo dos anos, no Brasil, constata-se que algumas dessas políticas atendiam aos interesses de uma elite dominante.
( ) A política educacional atende às demandas sociais em um determinado tempo e espaço. Por isso, é importante que sejam sempre analisadas, atualizadas ou até reformuladas, acompanhando sempre o contexto social.
F,F,V
V,V,V
F,V,V
V,V,F
V,F,V

A Constituição Federal brasileira organiza as bases para o financiamento da educação. Além dos recursos previstos no artigo 212, o ensino fundamental público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei (artigo 212, § 5º) .
Sobre o financiamento da educação brasileira, classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública.
( ) O salário-educação é a principal contribuição social, cobrada por meio da alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas.
( ) Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) devem ser usados exclusivamente no ensino fundamental.
V, V, F.
F, F, V.
F, V, V.
V, F, V.
V, V, V.

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabelece 20 metas e diversas estratégias que devem ser cumpridas até o final do ano de 2024. Diversas metas abordam questões do ensino fundamental, buscando garantir o acesso e a permanência dos alunos à educação escolar.
Tendo como base a meta 2 e suas respectivas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I - Devem ser criados mecanismos para o acompanhamento individualizado dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.
II – É necessária a busca ativa de crianças e adolescentes que não estejam matriculados na escola.
III – É possibilitada a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região.
IV – A participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento das atividades escolares dos filhos é obrigatória, pois é importante o estreitamento das relações entre a escola e as famílias.
I, II, III e IV.
I e II.
II e IV.
I e III.
I, II e III.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nos artigos 8º, 9º, 10 e 11 define as responsabilidades da União, dos Estados e dos Municípios.
De acordo com esses artigos, pode-se afirmar que:
I – É dever da União elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
II – Os Estados são incumbidos de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
III – Os municípios são incumbidos de oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, não sendo permitida a atuação em outros níveis de ensino.
I.
II e III.
III.
I, II e III.
I e II.

QUESTÃO DE CONCURSO ADAPTADA (Prefeitura Municipal de Teresópolis, RJ, 2011) Nos três séculos de colonização portuguesa no Brasil, novas identidades culturais foram forjadas graças à atuação da Igreja Católica. A Educação, considerada como prática cultural, apresentou as seguintes características:
Estão corretas apenas as sentenças:
I – A educação esteve sob a tutela dos jesuítas que aplicaram um método de ensino que valorizava a gramática, a expressão culta e a memorização com vistas a inserir os colonos na cultura portuguesa.
II - A ação da Igreja Católica é marcada por uma relação entre catequese e Educação, sendo que esta apresenta como principal objetivo o respeito à diversidade cultural, inclusive à indígena.
III - O código de ensino Ratio Studiorum pautou a organização do ensino dos colégios fundados e dirigidos pela Companhia de Jesus no Brasil colonial.
II e III
I e III
III

Prévia do material em texto

17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 1/10
Seu Progresso: 100 %
Prova Eletrônica
Iniciado: 17 abr em 21:02
Instruções do teste
A Prova Eletrônica tem peso 30 e é composta por:
10 (dez) questões objetivas (cada uma com o valor de 3 pontos);
Você terá 60 (sessenta) minutos para finalizar esta atividade
avaliativa e as respostas corretas serão apresentadas um dia após
a data encerramento da Prova Eletrônica.
3 ptsPergunta 1
política regulatória
política redistributiva
política constitutiva
política educacional
política distributiva
Segundo Secchi (2012, p. 17-18) “esta política [ ] estabelece padrões de
comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados. [...] Pode-se
citar como exemplo uma lei que obrigue os motociclistas a usar capacetes e
roupa adequada”. 
O autor está se referindo a qual tipo de política pública:
3 ptsPergunta 2
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 2/10
I e III.
II e III.
I.
III.
l, II e III.
As leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 alteram a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (Lei n. 9.394/96) ao incluir no currículo oficial da rede de ensino a
obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Em relação a essas diretrizes é correto afirmar que:
 
I - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares,
torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena.
II - Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos
indígenas brasileiros serão ministrados em componentes curriculares específicos,
garantindo assim um trabalho mais aprofundado.
III – São conteúdos previstos em lei e que devem ser ministrados no âmbito de
todo o currículo escolar: diversos aspectos da história e da cultura que
caracterizam a formação da população brasileira, (africanos e indígenas), o
estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos
indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, o resgate das
contribuições desses povos nas áreas social, econômica e política, pertinentes à
história do Brasil. 
 
É correto apenas o que se afirma em
3 ptsPergunta 3
Leia atentamente as definições apresentadas por Lück e Medeiros:
 
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 3/10
Centralização do ensino
Formação continuada dos profissionais da educação
Avaliação externa
Gestão escolar democrática
Respeito ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas
“[...] é o processo em que se criam condições e se estabelecem as orientações
necessárias para que os membros de uma coletividade, não apenas tomem
parte, de forma regular e contínua, de suas decisões mais importantes, mas
assumam os compromissos necessários para a sua efetivação. Isso porque
democracia pressupõe muito mais que tomar decisões, ela envolve a consciência
de construção do conjunto da unidade social e de seu processo como um todo,
pela ação coletiva” (LÜCK, 2009, p.71).
 
“[...] está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à
organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação de
políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do
uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações
coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional”.
(MEDEIROS, 2003, p.61).
Os autores estão se referindo a qual princípio educacional:
3 ptsPergunta 4
(ENADE 2017 – PEDAGOGIA)
Historicamente, o financiamento da escola pública no Brasil tem sido um direito
conquistado com muitas lutas, especialmente para garantir o acesso e a
permanência da classe trabalhadora nessa instituição. Desde que a educação era
uma espécie de concessão do rei de Portugal aos jesuítas até a vinculação para
a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), estabelecida pela
Constituição Federal de 1988, a história do financiamento da educação se
concentra no movimento por preservação, restabelecimento e aumento dos
percentuais de vinculação.
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 4/10
III e IV.
l,ll e III.
I e IV.
l,ll e IV.
lI e III.
Tendo como referência a política de financiamento vigente no Brasil, avalie as
afirmações a seguir.
I. Os percentuais mínimos, estabelecidos constitucionalmente, que os entes
federados devem vincular para serem aplicados na MDE são: 18% pelo governo
federal, 25% por estados e Distrito Federal e 30% por municípios.
II. Os municípios devem atuar na Educação Infantil e, com prioridade, no Ensino
Fundamental, podendo oferecer outros níveis apenas quando estiverem
atendidas, na plenitude, as necessidades de sua área de competência.
III. A não aplicação pelo município do percentual mínimo obrigatório resultante da
receita de impostos em MDE pode acarretar a intervenção do Estado, a rejeição
das contas pelo Tribunal de Contas, a impossibilidade de celebração de
convênios com o estado e a União e a perda de assistência financeira tanto pelo
Estado quanto pela União.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e
Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de natureza contábil, é
constituído por 20% de recursos distribuídos aos estados e seus municípios,
proporcionalmente ao número de escolas públicas existentes em cada um deles.
 
É correto apenas o que se afirma em
3 ptsPergunta 5
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”
(Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja
missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional
Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas
públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade,
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 5/10
II e III.
II.
I, II e III.
III.
I e II.
bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores,
educadores e público em geral”. (PDE, 2008, p. 6)
A respeito das avaliações externas realizadas na educação básica, é correto
afirmar que:
 
I – O Enem, prova realizada pelos alunos ingressantes no Ensino Médio, tem
como objetivo possibilitar uma referência para auto avaliação do(a) participante, a
partir das competências e habilidades desenvolvidas durante o ensino
fundamental.
II – A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das
crianças matriculadas no 2º ano de escolarização das escolas públicas
brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao
término do ano letivo, abordando apenas questões de leitura e interpretação de
texto.
III – A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) foi concebida como avaliação
censitária, ou seja, destinada a aferir os níveis de alfabetização e letramento em
Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do
Ensino Fundamental das escolas públicas
 
É correto apenas o que se afirma em:
3 ptsPergunta 6
A respeito das políticas públicas, analise as sentenças a seguir e classifique-as
como verdadeiras (V) ou falsas (F):
 
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 6/10
V,V,F
V,V,V
F,V,V
F,F,V
V,F,V
( ) São considerados os responsáveis pela elaboração e aplicação das políticas
públicas aqueles que detêm o poder público. Dessa forma, é impossibilitada a
manifestação e propostas de movimentos sociais e organizações da sociedade
civil.
 
( ) Pode-se afirmar que a intenção de uma política educacional deve ser clara e
visível, buscando realmente atender às necessidades da população. Entretanto,
ao analisar as políticas educacionais já propostas ao longo dos anos, no Brasil,
constata-seque algumas dessas políticas atendiam aos interesses de uma elite
dominante.
 
( ) A política educacional atende às demandas sociais em um determinado tempo
e espaço. Por isso, é importante que sejam sempre analisadas, atualizadas ou
até reformuladas, acompanhando sempre o contexto social.
 
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:
3 ptsPergunta 7
“A Constituição Federal brasileira organiza as bases para o financiamento da
educação. Além dos recursos previstos no artigo 212, o ensino fundamental
público terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do
salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei (artigo 212, § 5º) ”.
(GRACINDO, 2007, p.48).
Sobre o financiamento da educação brasileira, classifique as sentenças a seguir
como verdadeiras (V) ou falsas (F):
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 7/10
F, V, V.
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
V, F, V.
 
( ) O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de
programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública.
( ) O salário-educação é a principal contribuição social, cobrada por meio da
alíquota de 2,5% sobre a folha de pagamento das empresas.
( ) Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) devem ser
usados exclusivamente no ensino fundamental.
 
Assinale a alternativa correspondente à sua análise:
3 ptsPergunta 8
O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabelece 20 metas e diversas
estratégias que devem ser cumpridas até o final do ano de 2024. Diversas metas
abordam questões do ensino fundamental, buscando garantir o acesso e a
permanência dos alunos à educação escolar.
A meta 2 traz o seguinte texto: “universalizar o ensino fundamental de nove anos
para toda a população de seis a quatorze anos e garantir que pelo menos
noventa e cinco por cento dos alunos concluam essa etapa na idade
recomendada, até o último ano de vigência deste PNE”.
Tendo como base a meta 2 e suas respectivas estratégias, analise as sentenças
a seguir:
 
I - Devem ser criados mecanismos para o acompanhamento individualizado
dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 8/10
I, II, III e IV.
I e II.
II e IV.
I e III.
I, II e III.
II – É necessária a busca ativa de crianças e adolescentes que não estejam
matriculados na escola.
III – É possibilitada a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo
adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade
cultural e as condições climáticas da região.
IV – A participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento das atividades
escolares dos filhos é obrigatória, pois é importante o estreitamento das relações
entre a escola e as famílias.
Estão corretas apenas as sentenças:
3 ptsPergunta 9
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nos artigos 8º, 9º, 10 e 11 define as
responsabilidades da União, dos Estados e dos Municípios. De acordo com esses
artigos, pode-se afirmar que:
 
I – É dever da União elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração
com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
II – Os Estados são incumbidos de assegurar o ensino fundamental e oferecer,
com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
III – Os municípios são incumbidos de oferecer a educação infantil em creches e
pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, não sendo permitida a
atuação em outros níveis de ensino.
 
É correto apenas o que se afirma em
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 9/10
I.
l, II e III.
III.
II e III.
I e II
3 ptsPergunta 10
III
I, II e III
II
QUESTÃO DE CONCURSO ADAPTADA (Prefeitura Municipal de Teresópolis,
RJ, 2011)
Nos três séculos de colonização portuguesa no Brasil, novas identidades culturais
foram forjadas graças à atuação da Igreja Católica. A Educação, considerada
como prática cultural, apresentou as seguintes características:
 
I – A educação esteve sob a tutela dos jesuítas que aplicaram um método de
ensino que valorizava a gramática, a expressão culta e a memorização com
vistas a inserir os colonos na cultura portuguesa.
 
II - A ação da Igreja Católica é marcada por uma relação entre catequese e
Educação, sendo que esta apresenta como principal objetivo o respeito à
diversidade cultural, inclusive à indígena.
 
III - O código de ensino Ratio Studiorum pautou a organização do ensino dos
colégios fundados e dirigidos pela Companhia de Jesus no Brasil colonial.
 
Estão corretas apenas as sentenças:
17/04/2021 Teste: Prova Eletrônica
https://dombosco.instructure.com/courses/4656/quizzes/16039/take 10/10
Não salvo 
II e III
I e III
Enviar teste

Mais conteúdos dessa disciplina