Buscar

A Arte da Musicalização na Educação

Prévia do material em texto

3
9
 
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO
VANUZA ALMEIDA PRADO FERNANDES BERNAL
A ARTE DA MUSICALIZAÇÃO NOS SABERES DA LÍNGUAGEM E DA CULTURA 
FOZ DO IGUAÇU
2016
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE-EDUCAÇÃO
VANUZA ALMEIDA PRADO FERNANDES BERNAL
 
A ARTE DA MUSICALIZAÇÃO NOS SABERES DA LINGUAGEM E DA 
CULTURA
 
Trabalho de conclusão de curso de especialização apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista em arte-educação.
 
FOZ DO IGUAÇU
2016
 
RESUMO
Este trabalho propõe a exploração de campo, introduzindo a música em diversas áreas disciplinar da metodologia educacional, visando à clareza e a espontaneidade do aprendiz na ciência exploratória e criativa. 
O conceito musical amplia todos os aspectos adquiridos, em múltiplas formas de inteligência inspiradoras e criativas, motivando as hipóteses científicas, através da problematização das experiências, em laboratório. Neste aspecto as coletas exploratórias serão qualitativas, com dados adquiridos no desenvolvimento didático da transdisciplinaridade. 
Os conceitos são formados ao longo da história com a ciência humana é constituída pela observação sistemática dos fatos; por intermédio da análise e da experimentação, extraindo resultados que passam a ser avaliados, por meios construtivos, observacional, experimental, científico e analítico. 
A aprendizagem simbólica, inseridas no contexto musical retrata a compreensão com a leitura e a interpretação do mundo artístico didático, consistentes, às críticas e acessíveis a hipóteses científicas. Sob a pesquisa científica da experimentação e a participação dos jovens no parâmetro escola-musical, se obtém a dialética através da percepção, promovendo os conceitos em diversos campos do conhecimento disciplinar. 
A músicalização na transdisiciplinaridade, expressa a dedução e a indução, tal como a síntese e análise, na arte sonora obtendo a consciência pré-reflexiva na música instrumental, obstruindo do sujeito o saber fenomenológico. Desse modo, a subjetividade transcendental compactua com a leitura do mundo a realidade dos processos educacionais, direcionados as várias áreas da ciência, com objetivo de promover uma gama de conhecimentos amplos em qualquer área disciplinar. 
Palavra-chave: Música. Conceito. Saberes. 
2
1. Introdução
A música no contexto ocidental no século XX, ordenando tons e alturas, determinando a afinação e fontes sonoras incorporando a musicalidade nas várias linguagens, demarcando a cultura local e mediando valores e expressão na educação e formação da sociedade.
No Brasil em 1910 ocorreu um movimento da valorização dos conhecimentos tradicionais dos saberes e manifestações artísticas à diversidade cultural.
Os conceitos dos saberes define a arte do conhecimento, na exploração da transdisciplinaridade  processando a aquisição da linguagem a expressão musical para uma ampla avaliação dos déficits de aprendizagem educacional. 
As disciplinas conceituam os processos educacionais, sociais e culturais, através das oficinas, conceitos, pesquisas quantitativas, em termos práticos, éticos e estéticos; psico-sociais e sócios-afetivos; nas oficinas, as apresentações, nos conceitos didáticos da musicalidade ao critério das avaliação e compreensão do aprendiz. Neste campo dos saberes, a ciência do desenvolvimento amplia seus horizontes no campo experimental. Direcionando a pratica da musicalidade ao grau de dificuldade do aprendiz no domínio do instrumento musical e apresentações comemorativas no campo educacional, conforme o calendário acadêmico. 
A problematização nos conceitos musicais é de ordem perceptiva aos parâmetros gerais do som, quanto a sua altura, timbre, intensidade e duração ao desenvolvimento da psicomotricidade, o que requer da criança destreza de raciocínio e o despertar da criatividade. É neste seguimento em que o ensino passa a manipular as aeras do conhecimento técnico, físico e emocional da criança, desde o ensino infantil ao ensino fundamental I e II. 
2. Objetivo
Desenvolver a atenção e a psicomotricidade através da musicalidade.
3. O déficit atenção na musicalização
A musicalização é o livre arbítrio e o domínio pleno do conhecimento cognitivo e da psicomotricidade. Conforme analisaremos no quadro abaixo o desenvolvimento infantil através das oficinas de aplicação no contexto escolar;
 
 Avaliação do desenvolvimento infantil na musicalidade.
Figura 1: Resultados obtidos da aplicação do Projeto de Musicalização com as deferidas análises, no campo educacional cognitivo, psicomotror e instrumentalização. Redigidos e coletados pela Profª.Especialista Vanuza Almeida Prado – 56603808.
O projeto inserido no contexto escolar questiona a assimilação da criança nos processos cognitivos da educação infantil. É importante analisar o fator de desenvolvimento perceptivo ao desenvolvimento analítico da criança. As etapas que segue no decorrer da avaliação serão apresentadas em tópicos, conforme o desenvolvimento e análises dos processos didáticos de aplicação.
Na primeira etapa trabalhamos com temas relacionados ao contexto escolar; sons da natureza, a musica folclórica, sons produzidos pelo próprio corpo da criança e a desenvoltura no acompanhamento com a bandida. A música como podemos analisar dá aquele impacto na criança, quando a mesma se depara com os movimentos, ritmos e instrumentos. Neste fator a curiosidade são os meios visados para o desenvolvimento da aprendizagem e a descoberta de um mundo novo produzidos pelos sons[footnoteRef:1] e ruídos. Os incentivos, por parte do docente é necessário para que a criança descubra a utilização de um determinado objeto musical, como forma de analisar o comportamento e a desenvoltura da criança. [1: Os sons é energia sob a forma de vibrações chamadas ondas sonoras. ] 
Quando apresentamos o projeto das histórias narrativas através dos sons de animais e ruídos da natureza, trabalhamos neste conjunto como um, todo a participação da criança na percepção, no fator comunicativo em questionar o ocorrido ao fator analítico dos sons estranhos. 
A adaptação da criança nos anos iniciais da alfabetização, nos leva a refletir no grau de dificuldade de concentração, devido ao desejo de estar buscando novos campos de descoberta e os fatores que visam sua descontração e comodidade; que seriam os brinquedos e a diversão. O professor necessita de um gama bem maior e superior de conhecimentos nos fatos relativos aos conteúdos que será aplicado em sala de aula, para que todos possam participar e neste sentido uma participação em massa de toda classe. 
Os aspectos encontrados no decorrer dos processos da musicalidade foram; a falta de concentração, a inquietação, a falta de interesse, a falta de motivação, no decorrer dos processos de socialização, encontramos os fatores de desentendimento, intrigas, competição, etc...
A partir destes procedimentos, havia uma grande necessidade de mudar todo método de aplicação para as bases de todo principio. A música através das bandidas para acompanhamento musical, com a finalidade de trabalhar a psicomotricidade, o cognitivo e a instrumentalização da criança. A partir de então não só os fatores comportamentais mudaram como também a assimilação da palavra cantada ao desenvolvimento psicomotor da criança na administração de sua coordenação motora ao fator de acompanhamento de vários ritmos. É aplausível ver a análise de um projeto bem sucedido no desenvolvimento infantil. Com o decorrer de cada aula, conforme o aparecimento das dificuldades, visamos novos conceitos e novos conteúdos no ensino na musicalidade. 
 
4. O conceito musical
A aprendizagem simbólica se tem na decorrência das atividades expressiva[footnoteRef:2] dos fatores cognitivos e da psicomotricidade. A criança em processo de aprendizagem reorganiza suas funções construtivas pela reestruturação dos significados estabelecendo constantemente novosparâmetros[footnoteRef:3]. Nesse âmago a criança busca a aprendizagem através da descontração emotiva. O que a faz pensar? O que a faz questionar objetos e sentidos a esses objetos. Quando a aprendizagem mecânica passa a ser simbólica! Quando a mesma passa a ter sentidos e necessidade vinculada a vários conceitos sociais, enquadrados na realidade da criança, para ser mais preciso. É com o sentido da palavra cantada ao ritmo que despertamos todos os aspectos da psicomotricidade interligada a inteligência, ao raciocínio lógico na marcação do ritmo, tempo, espaço, equilíbrio com bases na assimetria cognitiva da criança. É descobrindo o universo em desenvolvimento da criança que abrimos a interação dos os fatores ação-sujeito, linguagem e socialização[footnoteRef:4]. [2: O pré-conceitual simbólico. ( PAY, DREANS AND IMITATION, PP.226-7). ] [3: Defende a ideia adaptação aos processos assimilativos ao meio ambiente. (POZO, 2004).] [4: A psicomotricidade é a ciência do objeto. (FONSECA, 2004). ] 
Na educação infantil os aspectos sonoros[footnoteRef:5] podem ser trabalhados através da contação de história, através das marionetes, do brincar com os sons, produzindo os efeitos relativos ao som domésticos, da natureza, do corpo; movimentos pés e mãos e voz, e os sons dos meios de transportes. [5: SIMBOLISMO E Significados dos sons. (MURRAY SCHANFER, 1933). ] 
A socialização estimula a concentração, aguçando a curiosidade da criança nos fatores externos, estimulando a escuta e o raciocínio e a convivência equilibrada. 
A linguagem musical produz uma sintonia de valores e concepções estéticas, proporcionando a capacidade intelectual em diversas estruturas do sujeito. Propiciando uma análise crítica de todo contexto social e educativo.
5. Projeto de Musicalização “Os sons”
O projeto inserido no Colégio São José e Escola Cooperativa, objetiva estimulação psicomotora como forma de interação e socialização das crianças nos processos educativos. Durante o calendário letivo foram trabalhados em sala de aula os temas da natureza, corpo, movimento, objeto, meio de transportes e ritmo através da bandida com instrumentos de percussão para as crianças, no processo de desenvoltura psicomotra e socialização.
Os processos de realização desta pesquisa foram com dez turmas da educação infantil com dezoito a vinte e cinco crianças em sala. Em cada etapa, de açodo com o tema apropriado da semana visamos os aspectos dos brinquedos, da contação de histórias, das brincadeiras, das apresentações, inseridas no processo da musicalidade. 
Conforme o andamento foi analisado, os tipos de sons, a altura, a duração, e a intensidade. Através destas percepções[footnoteRef:6], houve o fator de questionamentos, participações e socialização. O importante é que a musicalização entre tantas formas foram trabalhadas de formas descontraídas, com feito produtivo no ensino e nas diversas formas de abordagem. [6: Processo de extrair informações (FORGUS, 1971, p.1).] 
No quadro abaixo podemos analisar o impacto que causa os feitos e tipos variados de sons, quando apresentados na educação infantil.
Tema do gráfico 2: Descobrindo os processos do som.
	Figura 2: Resultados obtidos da aplicação do Projeto de Musicalização “Os sons”, com as deferidas análises, no campo educacional cognitivo, psicomotror e instrumentalização. Redigidos e coletados pela Profª.Especialista Vanuza Almeida Prado – 56603808.
Para uma análise mais profunda cada método de aplicação, foram descuidos com os professores o qual comprovaram o desempenho das crianças, antes e depois dos processos da musicalidade na educação infantil. 
O projeto visava os temas de elaboração dos professores na educação infantil, da semana, e a partir das organizações a musicalidade trabalhava a partir psicomotricidade, a cognitividade da criança pelos meios da criatividade e acompanhamento instrumental através da bandinha. A bandinha era formada pelas crianças, no qual cada uma delas ganhava um instrumento para acompanhar, tanto nas brincadeiras de rodas ou contações de histórias aos momentos de euforia musical. Entre os instrumentos utilizados pelas crianças, havia as caixas de marcações, os chocalhos, tambores de percussão, tudo adequado à idade das crianças. 
Entre um processo e outro da musicalidade foram administrados as questões disciplinar, sem entrar em debate com o próprio tema. No termino das aulas de musicalidade, foram introduzidos exercícios do silêncio, a brincadeiras com mímicas, marcando espaço-tempodo silêncio e da palavra dita, e cantada. 
Os procedimentos, da percepção constituída pelo sujeito em contato com o objeto, reformulam os resultados dos parâmetros do desenvolvimento através da interpretação esquematizadora da organização[footnoteRef:7]. [7: O conhecimento perceptivo através da organização. (PIAGET, 1958).] 
Nos resultados com os sons domésticos, quando estimulados pelos sentidos das crianças, percebemos a interpretação da criança a partir da escuta e da interação do objeto-sujeito formal. 
Quando a educação constitui de recepções passiva de estímulos à organização lógica obtém de imediato a associação com a experiência sócio-familiar nos conceitos da experiência da criança, como sujeito-formal, educativo, providos de capacidades intelectuais[footnoteRef:8]. Dessa forma obtemos os conceitos de comparação, com a realidade do aprendiz, aos fatores de estímulos educacionais. [8: Os mecanismos perceptivos. (PIAGET,1963, p.16).] 
6. A arte do som produzida pelo corpo
O mecanismo que permite a criança adaptar-se com as estruturas do organismo, enfatiza as relações entre a assimilação e a acomodação, através da inteligência[footnoteRef:9]. [9: As transformações no percurso do desenvolvimento intelectual. (PIAGET,1918 e 1980). ] 
Neste sentido a psicomotricidade é a ciência das concepções em movimentos integrados e organizados pela ação. A pluralidade das interações harmônicas segundo Costallat (1947) compreende a criança, com seu processo de desenvolvimento, aquisição e informações. 
As interações harmônicas, restituímos da criança na arte da musicalidade, pelos processos de produção de sons com o corpo, as mãos, os lábios, contando tempo, cantando ordenadamente versos, rimas, frases combinatórias, ou marcando o tempo pela contagem numérica. As atividades são realizados em oficinas de musicalização, no qual são proporcionados brincadeiras co balões cantando as canções diversificadas folclóricas, mantendo sempre o balão no ar, sem deixar cair no chão e ao mesmo tempo movimentando o corpo no ritmo musical, o que reflete é a atenção e equilíbrio da criança neste processo de realização das tarefas principais coordenativas.
O sujeito é o resultado das interações do meio ambiente, em processo da aquisição do conhecimento e construção das estruturas de equilibração. (CUNHA,1999, p. 27)
As estruturas na realização deste procedimento são as ações coordenadas pelo sujeito, segundo a motivação exercida pelos processos de aprendizagem, motivando a capacidade perceptiva da criança. A linguagem corporal se torna refletida pela arte da musicalidade no desenvolvimento da psicomotricidade diferenciando os meios da aquisição das habilidades aos processos funcionais e intelectuais do aprendiz. 
A arte da expressão corporal deve ser motivada pelo professor, para adquirir da criança seu aspecto de desenvolvimental da consciência a expressividade. A ação da criança em um ambiente estimulativo constitui um mundo de conhecimentos a abstração[footnoteRef:10]. [10: O mundo do objeto e o fator da imposição do sujeito. (BECKER, 2001).] 
7. A arte do som produzido pela natureza
A semana de aplicação do projeto, adequado ao tema da natureza, toda escola estava em processo de transformação às atividades, as brincadeiras, apresentações teatrais, danças, tudo voltava ao tema da natureza, os cuidados com o lixo, os valores do meio ambiente, os trabalhos com os canteiros de produção de hortigranjeiros, as plantações que aconteceram de árvore com as crianças. E neste sentidoa música voltava os passos, aos valores que a natureza necessitava[footnoteRef:11]. [11: O processo de ajustamento, a socialização e a cultura. (GARISON, KINNGSTON E BERNARD, 1967 – 1974, p.48–49)] 
A musicalidade deixou o conforto da sala de oficina, para aproveitar o ar livre, o sentido da liberdade, do brincar, do cantar, do grupo de rodas. No decorrer das apresentações, o ocorrido foi, que; as faltas diminuíram, as participações das crianças foram intensas, o desenvolvimento nas atividades e exercícios foi analisado, com tanta solicitude, que parecíamos às crianças e as crianças os professores[footnoteRef:12]. [12: Capacitar o sujeito à cidadania, integrando aos meios sociais através dos processos educativos. (MONTEIRO, 1997-1998, P.37).] 
Os procedimentos avaliativos seguem no quadro abaixo, conforme o desempenho das atividades e a participação das crianças. Tema do gráfico 3; Socialização da criança entre a música e o meio ambiente, através dos processos educativo.
Figura 3: Resultados obtidos da aplicação do Projeto de Musicalização “A natureza”, com as deferidas análises, no campo educacional cognitivo, psicomotror e instrumentalização. Redigidos e coletados pela Profª.Especialista Vanuza Almeida Prado – 56603808.
8. A arte da musicalidade produzida pelo corpo
Na educação o corpo fala, e os reflexos acompanham [footnoteRef:13], nestes aspectos, a criança, necessita de dois momentos importantes na motivação e expressão. Trabalhar no aspecto emocional com a criança em sala de aula retrata dois fatores muito importante um se torna o fator da sensibilidade ou rebeldia. São os processos que se tornam viáveis as condições em que a musicalidade, exerce o fator psicológico, sócio-afetivo e emocional[footnoteRef:14]. [13: Os processos interligados a desenvoltura, exploração e manipulação. (GESELL - AMES E BULLIS, 1940 – 963). ] [14: O comportamento emocional envolve os impulsos e reações motoras. (H.E. JONES e MARY C. JONES, 1955).] 
Quando aplicado um método onde requer da criança um total controle sobre o comportamento, a fala[footnoteRef:15] e os movimentos são necessários tanto às técnicas, quanto a execução das brincadeiras para descontração. É neste instante que a musicalidade trabalha o emocional, contribuindo para o autocontrole físico e sócio-afetivo da criança, em que; a mesma passa a perceber e ser estimulada pelos fatores ambiente-educação[footnoteRef:16]. No entanto a musicalidade entra com as dinâmicas de tempo-mímica e tempo-simbólico. O tempo-mímico são os vários exercícios executados através da musicalidade onde os processos é avaliação do silêncio e movimentos, não a palavra dita ou cantada, mas uma sequência de movimentos e paralisações. Estes momentos é preciso ser variados, com diversos macetes e brincadeiras, para que, não se torne uma atividade monótona[footnoteRef:17]. [15: Os processos da fala e gestos são chamados de Apraxia. ( AMORIN, 1972). ] [16: Jogo de regras são exercícios que classificam e processa a adaptação da criança ao processo de ensino. (PIAGET, 1964 – 1975). ] [17: Avaliação dos estímulos visuais e auditivos. ( AMORIN 1972, p.47).] 
Os processos metodológicos inseridos na musicalidade avaliam os movimentos coordenativos, quanto os processos visuais e auditivos. Quando há tais sinais a afetiva corresponde à realidade social e prática de qualquer execução educacional, que seria o fator afetivo a comunicação. É neste sentido que adquirimos os conceitos das aquisições de conhecimentos da criança, em termos da expressão e espontaneidade. Não se trata só da obediência em sala ao professor, mas das assimilações em respostas a inteligências, psicomotoras e cognitivas[footnoteRef:18]. [18: A complexidade do organismo em respostas aos fatores internos e externos. ( HILL, 1977). ] 
Quando a psicomotricidade envolve a linguagem egocêntrica é necessário que o professor proporcione momentos em que a criança, relate o que sente, o pensa, o que acha como gostaria que fosse sobre determinado tema em elaboração ou no momento de aplicação das dinâmicas ou brincadeiras. Dessa forma haverá um desenvolvimento interativo, na medida de propiciamos a linguagem socialização é contextualizada os reflexos no grupo de crianças, onde o há um desejo de expressar e comunicar uma determinada ideia[footnoteRef:19]. [19: A socialização através da linguagem egocêntrica e os processos de adaptação. (PIAGET, 1956 – 1961).] 
A musicalidade no sentido da psicomotricidade estimula o autoconceito, o desenvolvimento intelectual, a percepção através dos movimentos a linguagem do corpo e reflexos, antecipando o pensamento formal para a realidade vivida, nestes conceitos a metodologia questiona os movimentos e assimetria da realidade em que o corpo é totalmente composto de uma variedade formas de linguagem-ação, e movimento-projetado[footnoteRef:20]. Para Jerome Bruner (1915), a criança estabelece seus conhecimentos na medida em que o meio-ambiente suscita as experiências pré-concebidas e pré-existentes na linguagem do corpo, na linguagem de símbolos, na linguagem em experiências, relacionando ao desenvolvimento intelectual e cognitivo, por meios dos estímulos, inseridos no sistema educacional e social. A experiência social, segundo John Broads Watson (1919–1927), vivenciada na família produzem as relações inter-humanas de sentimentos e emoções, que agrega as características da criança no processo educacional, estimuladas para produzirem capacidades e funções determinantes. O ambiente é essencial para o desenvolvimento humano, seja ela a família-escola, ou sociedade-família. A criança inserida na sociedade, obsorve todos os meios de comunicação, e adaptações aos sistemas e linguagem comunicativa. A escola desaflora o aprendizagem desta criança intermediando os conceitos a realidade como formas e meios complexos ou alternativos para resoluções das dificuldades ou grau assimilativo de aprendizagem. Quando há um ambiente estimulativo, as percepções projeta o pensamento operacional as operações concretas da criança a realidade do ensino[footnoteRef:21]. [20: A inteligência da criança. (PEAGET, 1974, p.138)] [21: Os conceitos teóricos a ações interações da aprendizagem. (PIAGET 1896)] 
9. O som na arte dos meios de transportes 
A arte contextual da musicalidade projetada para o sons dos meios de transporte são fatores que requer não só a dinâmica, mas as demonstrações figurativas que envolvem as cores, as classificações de alto (barulhento), o baixo (agradável), da velocidade, agilidade. É importante frisar que a música poética, diversificada é geradora de construção e analítica pelas linhas da perfeição. Na aprendizagem quanto mais se usa a inércia[footnoteRef:22]·, precisamos de algo concreto que prova a existência destes fatores. Quando se trata da criança, o mesmo busca entender para assimilar algo parecido, vivido, ou visto, nesta parecer é irrevogável, a clareza, da metodologia e as dinâmicas dos fatores representativos, para que a educação não caia na alienação ou rotina. [22: A inércia é uma propriedade geral da matéria] 
As oficinas de sons foram projetadas em áudio, com a contação de histórias, contribuindo para a realidade da criança. Em seguida, algumas atividades representativas com dobradura para a formação de carrinhos, aviões, rodas de carros, motos, trem, navios. Para finalizar as brincadeiras de rodas e trenzinhos com músicas cantadas e acompanhadas pelos gestos, passinhos e voz. 
A oficina em áudio, porque a cada parte da história que determina um meio de transporte o professor solta o som, é impressionante, mas é indescritível a reação do impacto que causa o barulho, a expressão da criança, como ela vê e assimila a barulho, a necessidade de dizer que determinado som é da moto ou carro, o desejo de aprender, de dar seu parecer, de ser ouvido, da própria expressão em demonstrar que ela conhece e sabe que o Pai tem igual, a fato de comparar e relatar alguns fatos acontecidos que relacionam com o meio de transporte, já desde cedo suas experiênciascom o objeto. 
A arte da dobradura são trabalhos, em análises dos reflexos da criança a partir da psicomotricidade, nos elementos cores e desenvoltura. Todo material é preparado em partes distintas, apenas para as crianças dobrares e criarem seu conceito simbólico através do significado, valores, a importância e a necessidade que desempenha um determinado objeto.
Para a finalização a cantigas de rodas, com as músicas folclóricas, não podia faltar. Como determinar a finalizar de uma metodologia com chave-de- ouro. A partir, de então, os brinquedos produzidos ficavam de lado, para entrar a expressividade da canção e os movimentos coordenados, como, os passinhos e gestos, visando o equilíbrio e descontração na arte da dança, pela linguagem corporal e a linguagem cantada. No decorrer das experiências em laboratório educativo, fica restrita a análise do desenvolvimento a ação psicomotora e cognitiva das crianças em sala de aula, conforme o quadro abaixo. 
Figura 4; tema: “O sons na arte do meio-transportes”, procede doa formação de uma ordem ao período de durante, dos aspectos de percepção da criança em sala de aula.
 
Figura 4: Resultados obtidos da aplicação do Projeto de Musicalização “O sons na arte do meio-transportes”, com as deferidas análises, no campo educacional cognitivo, psicomotror e instrumentalização. Redigidos e coletados pela Profª.Especialista Vanuza Almeida Prado – 56603808.
A questão avaliativa do ensino direciona a evolução da percepção nas estruturas rítmicas, o qual proporciona a emissão sonora vocal dos níveis de experiências vividas[footnoteRef:23]. O suporte de sintonização da percepção temporal, obstruir na criança a memória curto prazo, direcionados nas informações auditivas e informações visuais. Para Jean Le Boulch (1988), as estrutura rítmicas constituem a percepção do tempo sucessivo, dando suporte a memorização do sucessivo imediato. Obstruindo certo número de acontecimentos do presente e a aptidão de perceber as formas temporais, que representam a estruturas rítmicas. [23: Le mécanisme de La synchronisation sensori-motrice”. (L´ANNÉE PSYCHOLOGIQUE, 1958).] 
10. O desenvolvimento da metodologia
A aprendizagem significativa valoriza as propostas didáticas em função das técnicas de avaliação, nas construções de significados e conceitos[footnoteRef:24]. As significâncias lógicas estabelecem as relações entre o múltiplo e o conhecer. Obtendo da lógica o significado da aprendizagem. Para Wittrol (1986), o processo de pensamento do aprendiz, são conhecimentos prévios dos fatores sociocultural, sócio-afetivo e das experiências no decorrer da aprendizagem. A aprendizagem constrói o conhecimento, atribuindo aos significados e sentidos, nas comunicações interpessoais e intrínsecas ao ato de ensinar. Existem duas exigências fundamentais para a construção da aprendizagem significativa; a primeira é o conteúdo lógico e interno. A segunda é o conteúdo de forma não arbitrária, incluindo desse modo uma rede de significados e conceitos. [24: Os significados constroem a atividades e a participação dos alunos no conetxto escolar. (AUSUBEL 1983-1982). ] 
Nesse sentido, a metodologia é composta de conceitos, passa através ciência dos significados para o objeto do sujeito em aspecto de transformação, pelos moldes do ensino. A pesquisa, dos fatores disciplinar tem concorrido para novas adaptações que valorizam os meios educativos e avaliativos, no qual o aprendiz assimila, processa, interpreta e confere as significações nos estímulos da mediação do professor[footnoteRef:25]. [25: O conhecimento, na ação, e interação da construção dos processos educativos. (COLL, 1994).] 
São esses parâmetros educacionais, em que a musicalidade se insere, para compreender as novas experiências, constituindo os fatores culturais-educacionais, nas situações concretas da psicomotricidade e cognitiva do aprendiz. A construção de conhecimento são características de novas estruturas que abrange um diferencial comunicativo entre os conceitos e a ciência. 
O conhecimento educativo das crianças, são de procedência dos fatores sócio-familiar que dissimulam nos processos educacionais, quando os fatores não compactuam com os estímulos na metodologia, a aprendizagem carece dos conceitos, deflagrando o aprendiz em quadro limitativo, sem as opções de expandir ou de imergir as experiências no campo educacional, neste parecer a aprendizagem se torna mecânica. 
11. A arte da linguagem musical
A linguagem musical está representada em suas formas distintas perceptivas, sensoriais, analíticas e expressivas. 
Em arte o fator de clareza, envolve a razão, que difere os sentidos dotados de conhecimentos. Para o alemão Alexandre Baumgarten (1914-1962), a teoria do belo se manifesta, através das artes, da experiência sensorial, distinta da lógica que conduz o fenômeno artístico. 
A música tem suas bases, que distingue a cultura, retratando a experiência do sujeito ao seu contexto social, em busca deste belo significativo. 
O sujeito social, busca as teorias da percepção que, envolve a atenção e a interpretação musical, como um auto-controle psicomotor na execução da expressividade ou no domínios do conhecimento. 
A aprendizagem significativa constrói o sujeito no discerne educativo expressando seu saber em bases condutivas, refazendo seu trajeto nos conceitos didáticos, adquirindo a experiência do saber, no conhecimento social e humano. Para monteiro (1997) educar é a produção de uma linguagem social, nas competências educativas. Dessa forma, a música expressa o belo, através da dança, da arte, dos instrumentos, das cores, envolvendo o sujeito na cultura do saber, para uma análise crítica e científica.
A linguagem musical na educação envolve basicamente todas as disciplinas da educação, posso impor as condições científicas e abrir um teorema sobre a propagação das ondas sonoras. O campo para construção apenas deste conhecimento é amplo, é necessário à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, para obtermos um padrão de conceitos técnicos e científicos, com bases sólidas e conclusões precisas. 
Na educação infantil a linguagem da música envolve todo trabalho psicomotor, cognitivo e a socialização da criança[footnoteRef:26]. É neste sentido que analisamos cuidadosamente todos os passos de desenvolvimento metodológico e os conceitos aplicativos dos temas em decorrente do calendário educativo, juntamente com a coordenação pedagógica e os professores. Para um resultado eficaz os temas da musicalidade, são divididos em quatro etapas bem distintas; uma abordagem receptiva, a atividades de concentração, um momento de euforia, o momento de descontração. Em cada etapa, são transferidos todos os temas relativos ao calendário anual são inseridas nas atividades musicais. [26: O sujeito sociável constrói um mundo de conhecimento. ( BECKER, 2001). ] 
12. A oficina de construção
Na construção de conhecimentos, a música exercer um papel fundamental nas análises dos conceitos. A criança passa a construir seu próprio instrumento musical a partir de uma necessidade. O foco da experiência é a criatividade, e como analisamos cada etapa, se torna uma missão ministrar os valores da arte na musicalidade, a partir da construção do instrumento, envolvemos tanto as sucatas, quantos os materiais didáticos, para manutenção e preparo dos instrumentos, seja ele o violão, os chocalhos, os tambores, as caixas de repiques, ou até mesmos os pratos de baterias. 
O campo da construção em oficina projeta à criança a liberdade da criação, com as diversidades de materiais, multicoloridos, e a gama de opções para realizações. Quando realizamos as oficinas, cada instrumento produzido pela criança, à mesma leva para casa como recordação ou lembrança dos momentos de criatividade, em cada detalhe há a assimetria e designer de criatividade em arte.
A oficina musical retrata o diferencial da aprendizagem mecânica, para uma ampla gama de conhecimento técnico, onde o aprendiz passa a ser o condutor de um determinado conhecimento[footnoteRef:27], a partirde sua criatividade a criança tem a opção de expressar artisticamente a construção do próprio instrumento, como as cores, detalhes. Direcionando a esta meta, a criança questiona, e projeta a experiência do conhecimento em determinado instrumento criado ou porque a mesma faz aulas de música, ou porque alguém na família toca ou faz parte do contexto musical. Quando a aprendizagem se torna, geradora de conhecimento, a experiência passa a ser criativa e o interesse envolve os estímulos nos fatores de ensino e capacidade de expor as ideias para a construção do objeto. A transmissão de conhecimento educacional transpassa o ensino, quando a socialização se torna condutora dos processos de equilibração[footnoteRef:28]. Portanto, a aquisição do conhecimento são resultados da interação das estruturas organizacionais. [27: O conhecimento na reorganização da afetividade e do raciocínio-lógico. (MONATNGERO; MAURICE-NAVILLE, 1998, p.180).] [28: A aprendizagem no processo de construção das estruturas. (PEAGET, 1974). ] 
Para Andrade (1984) o ambiente se torna o intercâmbio para o desenvolvimento funcional e a expansão do equilíbrio, nas funções do pensamente e da ação. A criança estimulada no ambiente educacional gera a expansão de conhecimento, e ao mesmo tempo se torna receptiva a uma nova abordagem de aprendizado. Deste modo, o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o processo educativo e a expansão de conhecimentos. Castro (2001), a construção do conhecimento, condiz com a interação do aprendiz, as flexibilidades operatórias nos esquemas mentais da produção do saber. 
No quadro abaixo: foram analisados os fatores da construção de instrumentos, a criatividade da criança, a expressão das cores, as proporções no designer e no aspecto. A figura 5: com tema: “A construção de instrumentos musicais”.
Figura 5: Resultados obtidos da aplicação do Projeto de Musicalização “A construção de instrumentos”, com as deferidas análises, no campo educacional cognitivo, psicomotror e instrumentalização. Redigidos e coletados pela Profª.Especialista Vanuza Almeida Prado – 56603808
O papel construtivo do professor é de intermediário, na criatividade e expressividade da arte de criar, transformar e manipular, as formas e cores, para o aprendiz. 
13. O Diagnóstico do projeto musical
O projeto musical teve um começo, meio fim, centrado no cronograma escolar, ministrados na educação infantil, ensino fundamental I e II. Com bases no acompanhamento das crianças, o primordial para os professores foi o desenvolvimento social e a assimilação didática no ensino. Os que mais ficaram surpresos foram os pais dos próprios alunos, que comearam a questionar a diretora, sobre o que estava acontecendo na escola que a criança havia mudado literalmente o comportamento em casa. Estes fatores foram muito visíveis, e a satisfação entre a direção e os professores eram muito animadoras, tantas outras ideias foram surgindo, quanto a cooperação e interesse dos outros professores nas aulas de musicalidade foram acontecendo naturalmente. 
O impacto maior que mais me chamou a atenção foi, a criatividade nas oficinas de construção de instrumentos, a participação nas canções de rodas, a dedicação nos cuidados e interesses pelo meio ambiente. E para encerrar o ano letivo, preparamos a cantata de Natal, é impressionante o que a música pode fazer na vida das crianças. Houve em determinado momento em que um deles olhou para mim e disse, Professora quero ser maestro e vou continuar estudando para isso. Então, como especialista é gratificante saber que a dedicação e todo trabalho que se têm para elaborar os projetos se torna tão gratificante, quando percebemos que não só as teorias estão na prática, mas se tornam palpáveis ao ponto de transformar o sujeito-ativo, na construção do conhecimento integral. A cantata e todas as outras apresentações, foram sensacionais, faltou lugar, faltou comida, sobrou elogia e havia a necessidade de se expandir mais. É um momento em que tudo o que o docente faz para a construção do sujeito-social, os feitos vem como recompensa pela dedicação e carinho. 
 Maior ato de premiação é ver os resultados atingidos, a meta completa e os resultados chegando às diversas formas de elogios e carinhos. É uma satisfação muito grande quando realmente fazemos aquilo que amamos, sem esperar recompensas algumas. Entre tantas situações de extrema pobreza aos valores incompreensíveis das riquezas, podemos dizer que ambos caminharam juntos sem distinção ou diferenças de valores ou culturas.
14. Conclusão
Os processos em que as estruturas estabelecem no sujeito-comunicativo é a forma que o docente conduz a metodologia. O ensino é a exatidão nos conceitos, como na aplicabilidade das disciplinas. Deste modo, a linguagem técnica da musicalidade, passou a gera na aprendizagem a arte da expressão e da expressividade. O mundo criado com os estímulos, inseridos na aprendizagem significativa, possui um amplo caminho aberto, favorável ao desenvolvimento pessoal e educativo.
A cultura marca os valores éticos da socialização, mas a aprendizagem é que vai moldando o sujeito através dos conhecimentos científicos e analíticos Neste fator o saber não é só administrado na disciplina, como o conceito passa a ser interdisciplina e transdisciplinar, provedor dos procedimentos metodológicos e do conhecimento científico no ensino e na transformação do sujeito ativo. 
A comparação educativa, através das análises, projeta o fator de interações à construção de significados, intercalando os conceitos amplos do desenvolvimento sujeito-ensino, sociedade-educação. A concepção dos significados possui a lógica construtiva das estruturas, o qual processa o conhecimento pelo saber e a compreensão pela interação do sujeito-passivo ao sujeito-ativo-educacional.
A referência escolar desenvolve as metodologias do conhecimento, mas as dificuldades do sujeito estão na socialização cultural e educacional. A probabilidade que integrar a criança na educação é socializando o saber a interação de seu desenvolvimento intelectual e significativo. Isso requer um cooperativismo por parte dos professores, na regência do ensino e as formas de aplicação das disciplinas. 
O conceito visa à experiência, que conclui com a ciência em hipóteses que refutam qualquer diagnóstico precoce na educação, ou no sujeito. O caminho do conhecimento está no mediador e a experiência no sujeito. Neste sentido ambos devem propiciar a interação do saber na socialização-escolar, como na associação de conhecimentos. Assim, a aprendizagem objetiva uma meta, e direciona vários caminhos. 
15. Referências Bibliográficas
AMORIM, Antonio. Fonoaudiologia Geral. São Paulo: Liv. Pioneira Editora. 1972. 
AUSUBEL,D.P.;Novak,J,D.;Hanesian,H.EDUCATION PSYCHOLOGY. Nueva York:Holt, Rinehart & Wiston, 1983. (Versão espahola: Psicología Eduativa.México:Trilias).
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moares, 1982.
COLL, C. Os conteúdos na reforma – Ensino e aprendizagem de onceitos, procedimentos e atitudes. Cesar Coll, Juan Ignacio Pozo, Bernabé Sarabia e Enric Valls. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998. 
COSTALLAT D.M.Psicomotricidade: a coordenação viso-motora e dinâmica manual da criança infratotada, método de avaliação e exercitação gradual básica. Rio de janeiro: Globo, 1985. 
BRENNAND, E. G. G. e VASCONCELOS, G. C. O Conceito de potencial múltiplo da inteligência de Howard Gardner para pensar dispositivos pedagógicos multimidiáticos. Ciências & Cognição; Ano 02, Vol. 05, 2005, p.19-35
BECKER, Fernando.Para uma nova teoria de aprendizagem segundo Paiget.In:MOREIRA, Marco A. (org). Aprendizagem; percpectivas teóricas.Porto Alegre: Ed. Da UFRGS, 1985. 
LEVITIN, Daniel J. A Música no seu Cérebro. A Ciência de uma Obsessão Humana. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
 
Montangero,Jcques e MAURICE-NAVILLE, Danielle. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MONTANARI, V.; CUNHA, P. Nas ondas do som. São Paulo Moderna, 1996. 
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa. Brasília.Ed.da UnB, 1998.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho. Imagem e representação. 3 ed. Rio de janeiro: Guanabara, 1978.
PIAGET, Jean. Prefácio.I: INHELDER, BOVET e SINCLAIR. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo:Saraiva, 1977b.
PEDERIVA, P. L. M.; TRISTÃO, R. M. Música e cognição. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 09, n 3 p. 83-90. Nov, 2006.
SILVA, Conrado. Oficina de Música. Arte. São Paulo, Polis, (6), p. 12-15, 1983.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. – 2. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1988.
0
20
40
60
80
100
1° Trim2° Trim3° Trim4° Trim
CognitivoPsicomotricidadeInstrumentalização
0
20
40
60
80
100
Som dos aparelhos
domésticos
Som da naturezaSom produzido pelo corpoSom dos meios de
transportes
AlturaDuraçãoIntensidade
0/1
20/1
9/2
29/2
20/3
9/4
29/4
DesenvolvimentoSocializaçãoAprendizagem
Atividades Ludicas com musicalidade
Apresentações de teatro e dança, inseridos no processos musicais.
Passeio ao ar livre de brincadeiras de rodas, com musicalidades
As visitas as hortifritugranjeiros e plantações de árvores.
0100
Ação
Interação
Linguagem
Aprendizagem
Contação de HistóriasOficinas de ConstruçãoCantigas de Roda.
0
50
100
AspectoCorDesigner
Criatividade
CriatividadeConstruçãoExpressão

Outros materiais

Perguntas Recentes