Buscar

Organização da planta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Organização apical
A organização das plantas é dependente da divisão celular programada, seguida pelo crescimento, divisão da célula e, finalmente, diferenciação. 
A divisão celular programada ocorre dentro do domínio do ápice vegetativo. 
*
O ápice
Todos os tecidos no interior do ápice se diferenciam rapidamente. Com aproximadamente 150 μm, as células da região apical estão começando a se diferenciar. No ápice do pinheiro (acima), é possível ver o desenvolvimento de folíolos.
O ápice de Coleus à direita mostra folíolos se desenvolvendo rapidamente abaixo do domo apical.
*
Divisão celular
A divisão celular é responsável pela formação de todas as células e tecidos do corpo vegetal primário, assim como do corpo secundário da planta.
Fonte da célula
*
Divisão primária apical e subapical
Meristema apical
protoderma
Não diferenciado
Fonte 
generativa 
Linhagem
secundária celular
câmbio
fascicular
*
A linhagem secundária
câmbio fascicular
xilema
secundário 
câmbio vascular
floema secundário
câmbio 
cortical 
ASSOCIADO SOMENTE COM O FEIXE VASCULAR
ANEL COMPLETO DO CÂMBIO
*
A linhagem protetora secundária
clique o periderme: uma barreira protetora 
*
Desenvolvimento da periderme
Um isolante à prova de água e fogo
*
organização primária
meristema basal
MEDULA
CÓRTEX
câmbio
interfascicular
câmbio cortical/felema
Clique para preencher os espaços de anotações
*
tecidos mecânicos primários
meristema basal
MEDULA
CÓRTEX
colênquima
esclerênquima
esclerênquima
colênquima (raro)
*
Desenvolvimento do câmbio vascular
câmbio fascicular
primórdios fusiformes
primórdios radiais
xilema axial
floema axial
raios do xilema
raios do floema
para anotações das páginas derivados cambiais
*
divisão cambial
radial
axial
primórdio
floema
A divisão celular dentro do raio e dos primórdios fusiformes resulta na formação de células derivadas que foram colocadas tanto na parte externa da célula-mãe, sendo que neste caso eles adicionam ao floema secundário (células verdes), quanto no interior endarca em relação à célula-mãe, desse modo adicionando o xilema secundário (células azuis).
xilema
*
Fonte celular
O meristema apical é a principal fonte de novas células no corpo primário, bem como dentro do corpo secundário da planta. Toda divisão celular ligada ao crescimento vegetativo envolve a mitose e, como resultado, as células produzidas são cópias exatas umas das outras. A linhagem depende da posição do primórdio dentro do meristema.
*
A periderme: uma barreira protetora
Durante o crescimento secundário, o diâmetro dos caules e raízes aumenta rapidamente, o que resulta em tensão e divisão dos tecidos dérmicos existentes que, posteriormente, irão se esticar e romper.
A camada geradora da primeira periderme (felogênio) é iniciada dentro de elementos parenquimáticos do córtex externo de caules e raízes. Ele oferece proteção contra a invasão de insetos, patógenos e fungos.
Uma vez que o caule ou a raiz continua a aumentar de diâmetro, peridermes sucessivas são formadas dentro do floema secundário.
A periderme é um isolante natural à prova de água e de fogo.
*
Preenchendo espaços
Dentro de todas as plantas, os tecidos primários que as envolvem são compostos por células que tanto preenchem os espaços quanto apoiam outras áreas do caule, raiz ou folha. Assim, os elementos parenquimáticos produzidos (com uma linhagem desde os meristemas apicais) são formados a partir do meristema basal. Em termos simples, o meristema basal é a região do meristema apical foliar ou radicular que NÃO é envolvido na produção do tecido vascular.
*
Derivados cambiais
O câmbio vascular é a fonte de toda a diferenciação (secundária) nas plantas. Ele contém dois sistemas, o xilema secundário e o tecido do floema secundário. Cada um desses tecidos é complexo, sendo desenvolvido e evoluído para funções específicas - o xilema para o transporte de água e moléculas solúveis em água e o floema para o transporte de materiais assimilados, que consistem em açúcares e carboidratos relacionados translocados em água.
Fisiologicamente, o transporte do xilema é morto na maturidade e tem as paredes celulares secundariamente lignificadas, funcionando sob potenciais de pressão negativos extremos. Entretanto, o transporte do floema contém a maioria das células vivas, com elementos crivados especializados, que estão voltados para a translocação rápida e a longa distância de reservatório de carboidratos assimilados. Há elementos de transporte, têm paredes espessas, são vivas na maturidade e funcionam sob um potencial de pressão positiva alta.
*
Funcionalidade do transporte
Os condutos do xilema e floema formam tubos axiais. Esses tubos facilitam a circulação rápida e de longa distância de água e de materiais dissolvidos. O resultado disso é que os derivados do câmbio fascicular que formam essas células de transporte são mais longos do que largos, e que as células formarão, dependendo da posição, o xilema ou floema.
clique a necessidade para comunicação lateral
voltar
*
A necessidade para a comunicação lateral 
À medida que o corpo secundário da planta fica mais largo, os sistemas de condução de carboidratos e de transporte de água tornam-se espacial e fisiologicamente ainda mais distantes uns dos outros. O núcleo de um caule ou raiz, por exemplo, pode conter um número de células vivas, que não requer apenas água, mas uma fonte de assimilados e outros carboidratos a fim de manter o seu estado funcional. Se isso não acontecer ou se o fornecimento for cortado por alguma razão, então o núcleo morrerá.
A comunicação lateral e a produção dessas células devem-se à atividade de células especializadas do câmbio, chamadas de células do raio. Essas células são variadas, sendo muitas vezes de forma cúbica, e produzem linhas (conjuntos) de células parenquimáticas vivas que interligam o floema com o núcleo interior do xilema, facilitando assim a troca de carboidratos para dentro e água para fora da planta viva.
Clique para voltar 
para a apresentação
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais