A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
CÉLULAS DE PLANTAS - MITOSE E MEIOSE

Pré-visualização | Página 1 de 1

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA – UNIRB
BACHARELADO EM ODONTOLOGIA 1º SEMESTRE
CLEIANE TAYRINE SOARES FARIA
CÉLULAS DE PLANTAS
FASES DA MITOSE
BARREIRAS-BA
2019
CLEIANE TAYRINE SOARES FARIA
CÉLULAS DE PLANTAS
FASES DA MITOSE
Trabalho apresentado ao Curso de Odontologia como parte integrante da atividade Interdisciplinar da Faculdade UNIRB Barreiras, para a disciplina: Biologia Geral.
 Orientado por: Profa. Ana Paula Bastos
BARREIRAS-BA
2019
1. INTRODUÇÃO
A mitose consiste em uma divisão nuclear que produz duas células-filhas geneticamente idênticas. Para isso, é realizado um trabalho minucioso de separação dos cromossomos para levar uma cópia de cada cromossomo para cada célula-filha. Para isso ocorrer, existe um equipamento complexo chamado fuso miótico, composto por microtúbulos. Antes de ocorrer a divisão, cada cromossomo é duplicado em duas cromátides idênticas. Durante a mitose, essas cromátides irmãs se separam, tornando-se independentes, sendo puxados para os polos opostos da célula pelo fuso miótico. A mitose é composta por quatro fases: Prófase (fase G1, S, G2), Metáfase, Anáfase e Telófase. A divisão das células duplicadas pode ser chamada Citocinese (animais) ou Divisão Centrífuga (vegetais).
A mitose tem sua importância no desenvolvimento humano. Termos noção desse ciclo mitótico é importante para patologia e terapêutica, como na quimioterapia anticancerígena onde a eficiência do tratamento depende do momento que ele intervém no ciclo celular. Além disso, todas as células do corpo humano (com exceção das hemácias, células nervosas e fibras musculares esqueléticas) têm a capacidade se dividir em duas células com as mesmas características da célula-mãe. A mitose também repara tecidos que sofreram lesões.	Existem cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase. 
Prófase: Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.
Metáfase: Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.
Anáfase: A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. 
Telófase: Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.
Interfase: Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.
	
2. MATERIAIS E MÉTODOS
 Para a realização do trabalho foram utilizados os seguintes materiais e métodos:
· Microscópio
· Lâmina: The Plant Cell Mitosis
· Aumento: 400 X
Com os ajustes devidamente realizados foi possível analisar o componente presente na lâmina.
A prática para obtenção de imagens das fases da mitose ocorreu no dia 15 de maio no Laboratório de Microscopia. Foram usadas lâminas com fragmentos de células de plantas para a visualização das fases. O material a ser visualizado foi preparado com antecedência pela professora, que primeiramente ajustou as lâminas nos microscópios, ajustando também as lentes, facilitando o processo de análise. Com isso, a lâmina está pronta para observação (Figura 1), em microscópio óptico com aumento de 400x. O objetivo consiste em observar as fases da mitose nessa lâmina preparada e comparar, para então, identificar as fases e descrever cada uma delas.
3. RESULTADOSAnáfase: cromossomos migrando para as extremidades da célula.
Metáfase: o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos 
Prófase: O DNA se condensa e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica. 
Telófase: Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células.
Interfase: Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. 
Os resultados obtidos seguem demonstrados na imagem abaixo:
CONCLUSÃO
Através desse experimento aprendemos a manusear o microscópio óptico de maneira adequada, assim como se tornou de nosso conhecimento a preparação da raiz da cebola para a análise da mitose, e nos tornou mais fácil a visualização das suas fases e como a preparação foi bem-sucedida, foi possível observar claramente as diferentes fases da mitose.
Foram feitas as seguintes observações:
· Quando a célula se encontrava em prófase somente foi possível observar os cromossomos enrolados entre si.
· Já em metáfase conseguimos analisar a placa equatorial formada pelos cromossomos ligados ao fuso acromático.
· Em anáfase é possível ver os cromossomos ligados ao fuso acromático na sua ascensão aos polos da célula.
· Na telófase é possível observar a formação de dois núcleos, com a cromatina dispersa e os cromossomos não podem ser vistos. Nesta fase a célula já está sofrendo a citocinese, podemos observar o estrangulamento.
Após análise é sabido que sem a mitose não seria possível que houvesse novos seres vegetais, afinal, é a partir dela que temos o crescimento e o desenvolvimento de qualquer planta.
REFERÊNCIAS
Mitose - Divisão Celular. Disponível em: < https://www.todabiologia.com/citologia/mitose.htm> Acesso em: 23 de maio de 2019.
A Mitose na Célula Vegetal. Disponível em: < https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo10.php> Acesso em: 23 de maio de 2019.
MITOSE - FASES DA MITOSE Disponível em: < https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/genetica_molecular/aulas/mitose_fases_da_mitose> Acesso em: 23 de maio de 2019.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.