Buscar

mapa sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
	Acadêmico:
	
	R.A.:
	
	 
	Curso: Marketing
	
	Disciplina: Sustentabilidade e responsabilidade social 
	
	 
- Antes de responder sua atividade, para que tenha um melhor entendimento sobre o que se pede no comando da questão, recomendamos que assista ao vídeo gravado pela professora Mirian:
Link: https://youtu.be/SX2pKFmeu9E
- Em seguida aconselhamos que já faça o download disponível no Material da Disciplina sobre a Indústria 4.0 e realize a leitura.
- Após assistir ao vídeo e fazer a leitura do Material Extra, mencionado acima, agora é a vez do enunciado da questão (disponível no ambiente da disciplina), leia-o atentamente e responda as questões abaixo:
1) Tendo como pano de fundo a Indústria 4.0 (material sobre o assunto disponível na pasta Material Extra) e a ODS 9 (Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação) apresente 1 (um) exemplo de uma empresa que realiza seu processo produtivo dentro das características do ODS 9, e justifique mostrando a relação entre o conceito e prática realizada. (Apresente o nome da empresa, segmento e o exemplo detalhado).
RESPOSTA:
Insira aqui sua resposta – utilize quantas linhas forem necessárias e apague essa instrução
2) Do outro lado do elo, temos o ODS 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), pesquise e apresente quais são as características dos consumidores conscientes. Qual a relação do ODS 12 com essas características dos consumidores.
RESPOSTA O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.
Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.
O consumidor consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.
Além disso, o consumidor consciente valoriza as iniciativas de responsabilidade socioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas cotidianas.
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.
Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
3) Como consultor de marketing, como você realizaria a comunicação entre empresas inovadoras e conscientes (ODS 9) e os consumidores (ODS12).
RESPOSTA:
Trataria de assuntos semelhantes que ligassem uns aos outros, ou introduziria, alguma oportunidade para ambas desenvolvesse algum trabalho futuro, dando chance de se unirem com seus respectivos segmentos, e que de alguma maneira possam se ligar e interagir.
REFERÊNCIAS
(informe aqui as fontes de pesquisa – internet, livros, outros... – caso você tenha dificuldades em fazer as referências, no ícone Material da Disciplina, postamos um arquivo explicativo de como fazer citações e referências). Apague essas instruções.
https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente.html 
1

Outros materiais