Buscar

Simulado de Tributos E Legislacao Tributaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado de Tributos E Legislacao Tributaria
Simulado MDM5NjQ5Mzg4MjMxNjMzOTY1NjA3
Realizado em 11/10/2021 12:07
Aluno(a) WILSON ALVES DE CARVALHO
Sua nota neste simulado 10
1ª) (Concurso – Auditor Fiscal da Fazenda Municipal do RJ – mai/2010). A possibilidade de instituir uma taxa está diretamente vinculada:
ao campo de atuação da entidade federativa.
à conveniência e oportunidade da Administração Fiscal.
à divisão de poder entre as entidades da federação.
à contraprestação específica desse tributo.
à competência exclusiva dos Estados.
2ª) (Exame OAB – 2010.3 - fev/2011). Na denúncia espontânea, o sujeito passivo tem direito à exclusão:
da multa e dos juros.
da multa e da correção monetária.
apenas dos juros.
apenas da multa.
3ª) Constitui exceção ao Princípio da Anterioridade:
a instituição ou majoração do imposto sobre a exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
a instituição de contribuição de intervenção no domínio econômico.
a instituição de empréstimos compulsórios no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
a instituição de contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública.
4ª) (EXAME OAB – 135.º - mai/2008). Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas normas gerais de Direito Tributário. Assinale a opção em que a assertiva está correta.
Em maio de 2008, a Secretaria da Receita Federal do Brasil expediu instrução normativa dispondo sobre normas gerais de arrecadação de contribuições sociais de sua competência. Nessa situação, inexistindo disposição em contrário, a referida instrução normativa deve entrar em vigor 30 dias após a sua publicação.
Determinado município da Federação, por intermédio do Poder Executivo, expediu ato para a atualização do valor monetário da base de cálculo do ISS. Nessa situação, com base na legislação aplicável, é possível concluir que a referida atualização deveria ter sido feita por lei em sentido estrito, sendo, portanto, inválida, na forma como foi procedida, a referida atualização monetária.
Em 15 de dezembro de 2007, foi publicada lei estadual fixando a base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA). Nessa situação, a referida lei, em respeito ao Princípio da Anterioridade Tributária, passou a incidir eficazmente sobre fatos geradores ocorridos a partir de 1.º de janeiro de 2008.
A pessoa jurídica Alfa foi autuada pela autoridade competente, em virtude de não ter satisfeito determinadas obrigações acessórias na importação de bens de capital. Irresignada, Alfa apresentou defesa escrita, pugnando pela revogação do auto de infração. Antes do julgamento pelo órgão competente, foi publicada lei que tornou desnecessária a referida obrigação acessória, nos procedimentos de importação de bens de capital. Nessa situação, confirmada a existência do fundamento legal da obrigação acessória, independentemente de sua posterior revogação, o auto de infração deve ser considerado válido, não sendo aplicável ao caso a lei posterior.
NDA
5ª) Acerca da limitação ao poder de tributar introduzida pela Emenda Constitucional n.º 42/2003 — denominada anterioridade nonagesimal ou princípio da não-surpresa. Assinale a opção incorreta.
Como regra geral, tributos, tais como impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições de intervenção no domínio econômico e contribuições sociais, poderão provocar efeitos financeiros no mesmo exercício em que for publicada sua lei de instituição ou majoração, se decorrido o prazo de noventa dias.
Os empréstimos compulsórios, quando instituídos para atender às despesas decorrentes de investimento público de caráter urgente e relevante, devem observar o prazo de noventa dias, em atenção ao princípio da não-surpresa.
A alteração de base de cálculo dos impostos sobre a propriedade urbana e sobre a propriedade de veículos automotores não está sujeita à observação do prazo de noventa dias.
Não se submetem à regra de anterioridade nonagesimal os impostos de importação, de exportação e de renda.
6ª) (EXAME OAB – 2009 - jan/2010). No que se refere à prescrição e à decadência no Direito Tributário, assinale a opção correta.
Para os tributos sujeitos a lançamento por declaração e de ofício, o direito da fazenda pública de constituir seu crédito tributário extingue-se em cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.
A prescrição nunca se interrompe, sendo computada continuamente, desde seu termo inicial.
A citação válida do devedor em ação de execução fiscal interrompe a decadência tributária.
A fazenda pública dispõe do prazo de cinco anos, contados do fato gerador, para cobrar crédito tributário.
7ª) (Exame OAB – 2010.3 - fev/2011). Segundo o Código Tributário Nacional, remissão é:
uma modalidade de extinção dos créditos tributários e consiste na liberação da dívida por parte do credor, respaldada em lei autorizativa.
a perda do direito de constituir o crédito tributário pelo decurso do prazo.
uma modalidade de exclusão dos créditos tributários com a liberação das penalidades aplicadas ao sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa.
uma modalidade de extinção dos créditos tributários em razão da compensação de créditos entre o sujeito ativo e o sujeito passivo, respaldada em lei autorizativa.
8ª) (EXAME OAB - unificado – jun/2010.1). Assinale a opção correta no que se refere à Legalidade Tributária.
É possível alterar, nos limites estabelecidos em Lei, as alíquotas do IOF por decreto
O governador pode conceder, por meio de decreto, isenção válida de IPVA.
O IPI deve ser instituído, obrigatoriamente, por Lei Complementar.
É vedada a majoração de alíquotas de imposto de renda por medida provisória.
9ª) (CONCURSO - TRF/4.ª Região - Analista Judiciário - 9 Mai/2004). Em tema de contribuição de melhoria, pode-se apontar, entre suas características, que:
sua cobrança prende-se a uma atuação estatal indireta e mediatamente referida ao contribuinte.
leva-se em conta a realização de obra pública, de serviços públicos, assim como o exercício regular do poder de polícia.
não há necessidade de verificar a valorização efetiva do imóvel, bastando a existência da obra.
é contraprestação de um serviço público, e não a recuperação do benefício auferido pelo proprietário do imóvel em razão da obra pública.
é o tributo cujo fato gerador é periódico ou complexivo e plúrimo ou presumido.
10ª) Além dos impostos, a Constituição Federal permite à União cobrar as chamadas contribuições sociais. Entretanto, não é permitido à União cobrar contribuição:
destinada à iluminação pública.
sobre o lucro das empresas.
sobre o faturamento das empresas.
sobre a receita de concursos de prognósticos.

Outros materiais