Buscar

TÓPICOS EM LBRAS SURDEZ E NCLUSÃO - Aula_04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TÓPICO EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
CAMPUS TOM JOBIM – PROFESSOR FABIANO GUIMARÃES
 
RIO DE JANEIRO, 19 de agosto de 2011
Aula 4
Cultura em comunidades sinalizantes.
*
*
Cultura a partir da relação familiar
Filhos surdos de pais ouvintes 	Situação que provoca, por maior a rejeição que tenha sofrido da família ou a falta de conhecimento sobre língua de sinais e surdez, algum tipo de interação com o que é conhecido como “cultura ouvinte” 	  
*
*
Pais surdos, filhos ouvintes
 	Provoca um redimensionamento de condutas e valores não no sentido de abandonar ou renegar a “cultura surda”, mas de estabelecer novas relações e interesses em relação à “cultura ouvinte”.
*
*
	
	 Surdos filhos de pais surdos Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena. Todos no núcleo daquela família são usuários e dominam LIBRAS como sendo sua língua materna. 	Percebe-se mesmo diferença no desempenho linguístico desses surdos, pois não sofreram tanta influência da língua oral (portuguesa) no processo de aquisição da língua de sinais. 
*
*
 Ensinar Libras ou ensinar a oralizar? Deficientes Auditivos OU Surdos?!?
*
*
Se diferenciam pela aceitabilidade ou pelo rechaçamento à língua, à cultura, à identidade da comunidade surda.
*
*
 Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à linguagem e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. 
	Para ele, a língua de sinais é a língua primeira e natural; seu modelo social, quando criança, é o surdo adulto. 	Rejeita a visão clínica sobre a surdez. 
*
*
Deficiente auditivo, também com surdez congênita ou adquirida, se diferencia por negar a língua de sinais, segue um modelo cultural “ouvintista” (sofre influência da família e médicos, seu modelo social é a pessoa ouvinte), se comunica através da leitura orofacial e vive sob a ótica da deficiência.
*
*
Portanto... Os surdos formam uma organização social autêntica, em um conjunto de atributos culturais inter-relacionados nos quais prevalecem as construções significativas de uma comunidade minoritária, que “passa pela mudança de paradigma da deficiência para o de minoria linguística e cultural.” (KAUCHAKJE apud SILVA, KAUCHAKJE e GESUELI, 2003, p. 58). 
*
*
	 Quais são os artefatos culturais da comunidade surda? 	Família, literatura surda, vida social e esportiva, artes visuais, política, materiais, experiência visual, língua, valores atribuídos aos fatos, situações, contextos, percepção e leitura de mundo, compartilhamento de sentimentos e valores
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais