Buscar

História do Direito - Resumo da Revolucao Gloriosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da Revolução Gloriosa
A Revolução Gloriosa aconteceu entre os anos de 1688 e 1689 sendo considerada não violenta, onde o rei da época era Jaime II.
A Revolução Gloriosa aconteceu no Reino Unido entre os anos de 1688 e 1689.
A revolução gloriosa foi uma revolução em grande parte não violenta que ocorreu no Reino Unido entre 1688 e 1689 onde o rei Jaime II católico foi retirado do seu trono da Inglaterra, País de Gales e Escócia sendo então substituído por sua filha Maria II e pelo genro nobre Guilherme.
No seu reinado que durou cerca de oito anos o rei Jaime II se tornou vitima de uma batalha política entre protestantes e católicos, que bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento da época.
Um dos principais problemas não era que Jaime II era não protestante, pois o que acabava limitando os partidos do parlamento eram os conservadores e os whigs liberais onde qualquer tentativa de reforma que fosse tomada por Jaime seria considerada suspeita.
No entanto o rei Jaime II foi aos poucos perdendo o seu prestígio por algumas políticas que foram consideradas indesejadas como, por exemplo, a criação de um exército permanente e sobre tudo a tolerância religiosa procurando de alguma forma conduzir o país ao catolicismo e fortalecer o seu poder e prejuízo ao parlamento.
Revolução gloriosa – Filho do rei Jaime II
A questão se degradou em 1688 quando teve um filho que passou a se chamar James Francis Edward Stuart, onde até ali o trono já teria passado para a sua filha então protestante, Maria tendo uma perspectiva de uma dinástica católica ainda mais real.
Os líderes do partido Tory onde até aqui eram leais ao rei, mas acabaram se unindo aos membros da oposição e se propuseram então a resolver a crise sendo lançada uma conspiração para depor Jaime II e substituí-lo por sua filha Maria e seu marido Guilherme.
Ambos eram protestantes e Guilherme liderava a Holanda então em guerra com a França, vendo a hipótese de adicionar a Inglaterra em sua aliança, Maria e Guilherme desembarcaram em Brixham em novembro de 1688 com um grande exercito neerlandês.
Exército da revolução gloriosa
O então exercito de Jaime passou a ser comandado pelo futuro duque de Marlborough decretou que Jaime fugisse para Kent onde foi capturado, contudo a memória da execução de Carlos I ainda estava viva diante o que foi permitido viajar para a França.
Entretanto a revolução gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução de poderes do Parlamento do Reino Unido e da Coroa Britânica, onde a aprovação do parlamento tornou impossível o retorno de um católico à monarquia e acabou com as tentativas recentes da instauração do absolutismo monárquico nas ilhas britânicas.
O grande sucesso da revolução gloriosa marcou a submissão da coroa do parlamento, desde então os novos monarcas devem a sua posição ao parlamento.

Outros materiais