Buscar

SLIDES DO GRUPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unopar
5° semestre
A ASSISTÊNCIA SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NA ATUALIDADE
 GRUPO
MANOEL ARAÚJO SOBRINHO
MARIA JUCINEIDE DA SILVA
MARIA KEILA BEZERRA DA SILVA
QUITÉRIA NUNES DE SANTANA
INTRODUÇÃO
O presente estudo faz uma abordagem sobre o Serviço Social e sua importância para a construção das politicas sociais no contexto atual,uma vez que o Brasil vem passando por muitas mudança política e sociais, graças aos movimentos que desde a década de 1930 e vem acontecendo e que são essencias para acabar com as desigualdades sociais no País.E o serviço social teve grande importância nestas construções.
OBJETIVOS 
Objetivo Geral:
 Analisar a importância da Assistência social para a construção das políticas sociais, levando em consideração a construção de uma sociedade mais justa, com garantia dos direitos básicos a população menos favorecida.
Objetivos Específicos:
Compreender a evolução das políticas sociais dentro do seu contexto histórico.
Identificar alguns dos principais, limites, avanços e desafios das políticas públicas voltadas a população.
Entender que a atuação do Assistênte Social é de grande relevância para a construção das políticas sociais na atualidade.
DESENVOLVIMENTO
A Assistência Social, por meio da atuação de seus centros de referências, desempenha um importante papel no atendimento a população carente dos municípios, e por meio do profissionalismo do Assistente Social busca a garantia dos direitos de seus usuários, lutando por uma sociedade menos desigual para a população, a partir da construção das políticas sociais.
Essas políticas garantem as classes menos favorecida, melhorias na sua condição de vida com a oferta de serviço na área da saúde, educação, segurança, etc.
METODOLOGIA
Livros da Unopar
Webs
Site
CONCLUSÃO
Conclui-se que, dentre muitas conquistas proveniente dos movimentos sociais e, consequentemente , de desenvolvimento de políticas socias a partir do uso dos instrumentos no Serviço Social, a Assistência Social desenvolve um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva dos usuários, prevenindo a ruptura de vínculos,promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para melhoria da qualidade de vida, de maneira a auxiliar a população carente para uma vida melhor
REFERÊNCIAS
FALEIROS,V.P. O que é politica social. 5.ed.São Paulo:Brasiliense,1991
GUERRA,Yolanda.Instrumentalidade no trabalho do Assistente Social.IN; Capacitação em Serviço Social. Módulo 4:O trabalho do Assistente Social e as políticas sociais-Brasília:UnB, Centro de EducaÇão Aberta Continuada á distância, 2000.
GUERRA,Yolanda.A instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo,Cortez,2010.215p. 
GOHN,M.da G. A força da periferia: A luta das mulheres por creches em São Paulo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais