Buscar

3 LESÕES CORPORAIS. DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE. DA RIXA. (Art.129 a 137, CP)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula: III
3 - LESÕES CORPORAIS. DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE. DA RIXA.  (Art.129 a 137, CP)
	Instituição: Faculdade de Direito Estácio FIB
	Ano: 2015.2
	Aluno: ROBSON FERREIRA. 
	Matricula: 201402019939
	Professor: DEA CARLA
	Disciplina: DIREITO PENAL III
	Caso conreto I
	Questão
	
CASO CONCRETO 
Deyse Neves foi denunciada como incursa no delito tipificado no art. 1º, II, da Lei n.9455/1997 (crime de tortura), por ter havido, mediante a utilização de uma escova de cabelo de cabo de madeira e correia de cinto, agredido seu filho Wallace, de três anos de idade. Em juízo, confessou a ré ter tido como motivo das agressões físicas o negativa de seu filho em utilizar o banheiro para a realização de suas necessidades, bem como sua “pirraça” ao fazê-las no chão da sala de casa (fls.132/133). Restadas comprovadas autoria e materialidade das agressões e, consectárias lesões à integridade física da criança, o Ministério Público entendeu estarem presentes os elementos configuradores do delito de tortura e não do delito de maus-tratos, previsto no art.136, do Código Penal.
Ante o exposto com base nos estudos realizados sobre o tema, indique, fundamentadamente, a correta tipificação à conduta de Deyse Neves, bem como diferencie os delitos supracitados.
Resposta: a figura típica mais adequada ao caso em tela é do art. 136 – Maus Tratos – Da lei 2.848 de 07 de dezembro de 1940, haja vista que o condão que moveu a mãe a proferir de maneira exagerados meios violentos contra o seu filho foi o ódio momentâneo o fio condutor da ação e não o sadismo habitual, que configuraria crime de tortura elencado na lei 9.455/1997. Ainda segundo o ponto de vista de José Ribeiro Borges que difere tortura de maus tratos sob a ótica da finalidade do agente, se for para castigar alguém por algo que o tenha cometido estaremos frente a um caso de maus tratos, agora se for para o bel-prazer, sadismo, perversidade, algo de natureza egoística estaremos diante de uma tortura. 
 
QUESTÕES OBJETIVAS
(UNEB - 2014 - DPE-BA - Estágio Jurídico - Defensoria Pública)
 “Uma criança de um 1 ano e 9 meses morreu após ser atropelada pelo próprio pai na zona sul de Porto Alegre, no início da tarde desta segunda-feira (30). Conforme a Polícia Civil, o pai, de 31 anos, estava saindo de ré da garagem de casa e não viu o menino, que foi atingido pelo veículo. O atropelamento aconteceu na Rua Dona Mariana, na Restinga.
 A criança foi encaminhada para o Hospital Moinhos de Vento da Restinga, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Delegacia de Trânsito instaurou inquérito para investigar o caso. O pai e um tio da criança, que presenciou o ocorrido, prestaram depoimento durante a tarde”. (ATROPELO . Dísponivel em: < gaucha.clicrbs.com.br>. Acesso em: 30 dez. 2013).
Na hipótese narrada, o pai da criança responderá criminalmente por: 
  a) lesão corporal seguida de morte. 
 b) lesão corporal seguida de morte, na hipótese preterdolosa. 
 c) homicídio culposo, porém será possível a extinção da punibilidade pelo perdão judicial. 
Correto: como o exposto no art. 121, §5º do CP.
 § 5º - Na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária. 
Conflito a ser solucionado pelo princípio da especialidade. 
Art. 303. Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor:
 d) homicídio culposo, porém será possível a extinção da punibilidade pelo perdão do ofendido. 
 e) homicídio culposo e lesão corporal culposa, porém será possível a extinção da punibilidade pelo perdão do ofendido.
Resposta: letra “C”.
 Haja vista que as consequências foram desastrosas para o agente da ação (involuntária) e que culminou numa grande desgraça para sua existência.
2)  Sobre os crimes de abandono de incapaz e exposição ou abandono de recém-nascido, analise as assertivas abaixo:
I.              o delito de exposição ou abandono de recém-nascido, em face da pena, admite a transação penal prevista na Lei n.9099/1995 – Juizados Especiais Criminais.
Correto: segundo Fernando Capez em face da pena prevista no caput ( detenção, de 6 meses a 2 anos) e no §1º detenção de 1 a 2 anos é cabível a suspensão condicional do processo (art. 89 da Le 9.099/95). 
II.             consumam-se com a efetiva exposição ou abandono, desde que resulte perigo concreto à vida ou à saúde da vítima.
Correto: a vida do neonato tem-se que ser posta em perigo - DA PERICLITAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE – é um pressuposto para configuração do crime.
III.            em relação ao sujeito ativo do delito configuram delitos especiais próprios.
Errado: optei por colocar como errado, haja vista que a questão está meio desconexa, porém se a questão versa sobre os dois crimes, o crime de abandono de incapaz art. 133 CP. não é um crime próprio, somente o crime de exposição ou abandono de recém-nascido art. 134 CP. É um crime próprio.
IV.           o delito de exposição ou abandono de recém-nascido (art. 134 CP.) pode ser praticado por terceiro como forma de auxílio ao pai ou  à mãe, não contudo, pelo terceiro, diretamente, sem a participação do pai ou da mãe.
Errado: Como é um crime próprio somente à mãe poderá executar, se uma terceira pessoa ou até mesmo o pai fizer respondera por abandono de incapaz conforme art. 133 CP.
      Estão certos apenas os itens:
a)            I e II.
b)            I, II e III.
c)            I, III e IV.
             d)            I e IV.
Resposta: Letra “A”
Transação penal: Acordo entre o réu e a promotoria segundo o qual o réu concorda em declarar-se culpado em troca de uma consideração favorável, tal como uma redução de pena ou uma sentença mais branda.

Outros materiais