Buscar

NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCE0662_AV_201306007641 » NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201306007641 - MARCOS LUCIO DA SILVA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 25/08/2014 16:00:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201306101032)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Enquanto a precaução identifica uma ação cautelosa frente ao risco desconhecido ou a não-ação diante do risco incerto, como podemos entender o princípio da prevenção?
		
	
Resposta: O PRINCIPIO DA PREVENÇÃO É O MEIO PELO QUAL SE PREVINI DE MODO MINIMIZAR OS RISCOS NUMA EMPRESA OU ORGANIZAÇÃO PARA INIBIR OU DIMINUIR ACIDENTES DE TRABALHO E AMBIENTAL.
	
Gabarito: Resposa típica: A prevenção parte da premissa de que o conhecimento prévio existe e que a partir daí torna-se imprescindível agir preventivamente sobre aquilo que tem risco potencial para ocorrer, impedindo sua ocorrência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201306074360)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Devido à globalização da economia, da tecnologia e da informação, a temática ambiental tem estado em foco nos últimos anos, no intuito de garantir o desenvolvimento sustentável. Para isso, as grandes empresas precisam, até hoje, se ajustar às normas estabelecidas para seu funcionamento sem impactos danosos ao meio ambiente. Diante desta afirmativa, analise quais são as maiores exigências do mercado mundial neste contexto.
		
	
Resposta: ATUALMENTE AS EMPRESAS ESTÃO SE AJUSTANDO AS NORMAS ESTABELECIDAS PARA SEU FUNCIOMANAMENTO, ONDE ESTABELECEM QUE A REGULAMENTAÇÃO AS NORMAS DA ISO 14000 SE FAZ NECESSARIA PARA QUE A EMPRESA GANHE CREDIBILIDADE NO MERCADO ATRAVÉS DE SUA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL.
	
Gabarito: As exigências do mercado mundial, quanto ao componente qualidade ambiental, têm evoluído, não existindo qualidade total sem qualidade ambiental, levando-se em consideração ainda custos de produção. Resposta à critério do professor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201306119509)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa correta. Em 1605, entrou em vigor a primeira norma sobre proteção florestal:
		
	
	b. Lei das Sesmarias
	
	c. Constituição Federal
	 
	d. Regimento do Pau Brasil
	
	e. Lei de Agrotóxicos
	
	a. Lei das Florestas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201306258641)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem diferenças importantes nos conceitos e características entre LEIS e NORMAS. Com relação a tais diferenças, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas são normas técnicas e não jurídicas ou legais, como a lei.
	
	A norma é uma conduta a ser seguida, mas não é obrigatória.
	
	As leis tem como característica a generalidade, porque se dirige abstratamente a todos.
	
	A lei possui a obrigatoriedade de seu cumprimento ¿ porque deve conter uma mandado positivo ou negativo.
	 
	Embora apresente significativas diferenças conceituais, na prática, tanto leis quanto normas estão sob a interpretação e aplicação jurídica pelos juízes de Direito.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201306097539)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considera-se como marco inicial efetivo da regulamentação da questão ambiental nas empresas
		
	 
	a publicação das normas internacionais de proteção ambiental ISO 14000.
	
	o estabelecimento do ¿National Environment Policy Act¿ nos EUA.
	
	a criação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) nos EUA.
	 
	a aprovação do Clean Air Act, Clean Water Act, Toxic Substance Control Act, dentre outros, nos EUA.
	
	a publicação das normas internacionais de proteção ambiental ISO 9000.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201306095593)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Lei no 9.605 de 1998, vários crimes contra a fauna são passíveis de prisão. Qual dentre as situações descritas abaixo é a que NÃO prevê prisão?
 
		
	
	Irritado com a presença de mosquitos, o gerente de um terminal aquaviário determinou que fossem introduzidos, no entorno da unidade, sapos provenientes da África.
 
	
	Um capitão resolveu que a embarcação que comandava deveria ser ancorada sobre um banco de corais que estava demarcado em carta náutica.
 
	
	Um funcionário de uma refinaria despejou um galão de uma substância tóxica em um pequeno lago próximo, o que causou mortandade de peixes e outros organismos.
	
	Para elaborar o diagnóstico de um estudo de impacto ambiental, uma equipe de biólogos capturou animais sem a devida autorização do órgão competente.
 
	 
	Durante a realização de vistoria em um gasoduto na Amazônia, um técnico foi atacado por uma onça e se defendeu da mesma abatendo-a a tiros.
 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201306134775)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No processo de auditoria ambiental, existem etapas. Marque a alternativa correta
		
	
	Todas estão incorretas
	
	Início, execução e relatório
	
	Preparação da auditoria, análise de documentos e conclusão
	
	Início, preparação e conclusão da auditoria.
	 
	Início, preparação, execução, relatório e conclusão.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201306258167)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em relação a essa instituição brasileira, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	É um agente privado e de políticas públicas, sendo responsável pela distribuição da Norma ISO no Brasil ¿ denominada NBR ISO.
	
	É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública.
	
	É Foro Nacional de Normalização, previsto no Sistema Brasileiro de Normalização (SBN), no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO).
	 
	Por ser de utilidade pública, não pode representar o Brasil nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização.
	
	É signatário do Código de Boas Práticas de Normalização da Organização Mundial do Comércio (OMC).
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201306089242)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ISO 14001-TERMOS E DEFINIÇÕES: Trata-se do vocabulário comum do sistema de gestão ambiental para facilitar o entendimento da norma.
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	
	Meio Ambiente: Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas interações.
	
	Melhoria contínua: Processo de aprimoramento do SGA, visando atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a política ambiental da organização.
	
	Impacto Ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
	 
	Meio Ambiente: Ambiente restrito ao espaço em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos.
	
	Sistema de Gestão Ambiental: A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201306258177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As auditorias ambientais são processos complexos que devem ser conduzidos por profissionais com qualificação para esse tipo de ação. Com relação aos requisitos necessários para se qualificar para auditor ambiental, marque a alternativa ERRADA:
		
	 
	Caso a auditoria tenha como objetivo uma certificação pela ISO, é necessário que o auditor possua ensino superior e experiência internacional comprovada por documentação traduzida.
	
	Com relação aos treinamentos, a demonstraçãode evidências objetivas quanto a eles são comprovadas através de: documentos, diplomas, certificados ou artigos publicados.
	
	Quanto aos treinamentos exigidos para o auditor, o objetivo é fazer com que o profissional desenvolva competências. Esses treinamentos devem ser realizados de forma teórica e prática, e com prazo determinado ¿ o qual não deve exceder 3 anos consecutivos.
	
	Quanto ao nível de escolaridade o auditor ambiental deve ter, pelo menos, o Ensino Médio completo. Nessa hipótese, ele deve comprovar a experiência profissional de, pelo menos, 5 anos. Esse prazo até pode sofrer redução se um curso formal tiver sido feito após a conclusão do Ensino Médio.
	
	Quanto a experiência profissional, é exigida com o objetivo de comprovar as habilidades e o conhecimento técnico e científico do auditor. Se ele tiver o 3º grau completo, a experiência profissional diminui, devendo ser de, pelo menos, 4 anos.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais