Buscar

Atividade contextualizada Politicas Publicas de Alimentação e Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNA: MIRIÃ DE SOUZA BARBOSA
	MATRÍCULA: 01451509
	
	CURSO: NUTRIÇÃO
	POLO: PETROLINA- PE 
PREVENÇÃO À ALERGIA ALIMENTAR, PREVENÇÃO DA OBESIDADE E DOENÇAS CARDIOVASCULARES 
 Alergia alimentar 
Nas últimas décadas, as alergias alimentares (AA) têm se constituído um problema de saúde crescente, com impacto significativo sobre a saúde das crianças e bem-estar das famílias. A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico. Segundo alguns especialistas no assunto, para que ocorra a alergia, existe a interação entre fatores genéticos e ambientais. A criança que tem pai, mãe ou irmão com alergia alimentar, dermatite atópica, asma ou rinite alérgica tem alto risco para também ter uma doença alérgica. As manifestações mais frequentes dessas doenças são leves e podem envolver coceiras na pele, dificuldade de respiração ou sintomas gastrointestinais, como diarreias e sangramentos. Em crianças menores, elas podem comprometer o ganho de peso. Já em pessoas com sensibilidades muito intensas, elas podem se manifestar, inclusive, como reações anafiláticas.
 Obesidade
a organização mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
É uma doença crônica que além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. 
 Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, e que surgem com a idade, normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, como alimentação rica em gordura e falta de atividade física, por exemplo. No entanto, também podem ser diagnosticadas logo ao nascimento, como é o caso das cardiopatias congênitas. Além disso, essas podem acontecer como consequências de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que provocam a inflamação do coração, como no caso da endocardite e da miocardite.
É importante que as doenças cardiovasculares sejam devidamente tratadas pois, além de provocarem sintomas desconfortáveis, como falta de ar, dor no peito ou inchaço no corpo, também são a principal causa de morte no mundo. As principais doenças cardiovasculares são: AVC (Acidente vascular cerebral), angina, arritmia, arteriosclerose, cardiomiopatia, infarto, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, endocardite, miocardite, entre outras.
Prevenção
Existem muitas hipóteses e muitas medidas sendo estudadas que poderiam diminuir a chance da ocorrência de alergia: O aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida, a gestante não deve fazer restrição alimentar, a dieta deve ser saudável e balanceada, a lactante só deve excluir algum alimento da dieta caso o bebê tenha sintomas de alergia, a oferta dos alimentos potencialmente alergênicos não deve ser retardada durante a introdução alimentar, algumas medidas gerais também são recomendadas: incentivo ao parto normal, evitar uso de antibióticos de largo espectro no primeiro ano de vida e desaconselhar o tabagismo.
Como a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares entre outras patologias a prevenção deve ser iniciada precocemente no ambiente familiar, já na vida intrauterina, alimentação saudável desde o nascimento, incentivando a prática de atividade física desde os primeiros meses de idade, pois a construção de hábitos saudáveis ocorre nesta fase. Além disso, a interferência nos fatores ambientais, principalmente nas escolas, onde as crianças passam grande parte de seu tempo, e a associação de todos esses fatores visam à redução da prevalência da obesidade e consequentemente das doenças cardiovasculares tanto na infância quanto na vida adulta.
Diante do exposto conclui-se que a alimentação é uma necessidade vital do ser humano, porém uma alimentação inadequada está relacionada ao desenvolvimento de vários problemas de saúde.
Referências
· Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. – 4ª. ed. - São Paulo: SBP, 2018.
· Bvsms.saude.gov.br Tiragem: 1ª edição – 2022 – versão eletrônica Elaboração, distribuição e informações: MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção Primária à Saúde Departamento de Promoção da Saúde Coordenação-Geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Anexo, Ala B, 4º andar CEP: 70058-900 – Brasília/DF Site: http://aps.saude.gov.br

Outros materiais