Buscar

SGADMIN Lean Manufacturing-prova1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. No estágio estratégico de implantação da metodologia de troca rápida de ferramenta (TRF), primeiramente é realizado o convencimento da gerência, posteriormente a definição das metas e, só então, será definida a equipe de implantação. Essa equipe ficará responsável pelas ações que serão realizadas durante a implantação e pelo cumprimento do cronograma. É correto afirmar, sobre a equipe de implantação, que: 
o número de membros de uma equipe de implantação não é importante, pois apenas uma pessoa consegue realizar todo o trabalho.
a equipe deve ser formada por um número mínimo de pessoas, dependendo da quantidade de times de implantação, pois em cada time deve haver pelo menos uma pessoa da equipe de implantação. (Alternativa correta)
para ser membro da equipe de implantação, é importante que a pessoa tenha entrado na empresa há pouco tempo, pois ela não terá vícios de operação e, ainda, conhecerá um pouco mais do processo.
para ser um membro da equipe de implantação, é necessária formação em Engenharia ou Administração.
2. O grande desafio de uma área produtiva é combinar o tamanho dos seus lotes de produção com os tempos de preparação (setups) que serão feitos entre as sequências produtivas. Isso ocorre porque, por um lado, lotes maiores utilizam de forma mais racional os recursos da empresa, porém eles resultam em estoques intermediários e finais altos e, portanto, custos para a empresa. Lotes menores, apesar de terem mais preparações e, então, custos gerados por parada de linha entre as trocas, não têm altos estoques intermediários nem finais, o que pode gerar menor custo para a produção. Nesse cenário, pode-se afirmar o seguinte: I - Lotes grandes de produção aumentam a eficiência do uso dos recursos como máquinas e operadores. II - Lotes pequenos de produção irão representar mais preparações a serem realizadas entre as trocas de lotes. III - Lotes grandes têm facilidade em absorver mudanças na demanda, podendo ser adaptados rapidamente. IV - Lotes pequenos representam maior flexibilidade de produtivo, adaptando materiais e recursos de acordo com a demanda. É correto o que se afirma em: 
I, II e IV. (Alternativa correta)
II e III.
I, II e III.
I e II.
3. A metodologia de troca rápida de ferramenta (TRF) é composta por 4 estágios, sendo o estratégico, o preparatório, o operacional e o de consolidação. Cada estágio é composto por uma ou mais etapas; qual das etapas apresentadas a seguir faz parte do estágio operacional?   
Definição da operação a ser inicialmente abordada, etapa que é usada para solucionar restrições que existam na operação.
Definição do produto que será abordado, etapa em que é definido o produto em que será implantada a TRF.
Identificação dos setups internos e externos, etapa onde são identificadas as atividades de setup interno e externo. (Alternativa correta)
Escolha da equipe de implantação, que ficará responsável pelas atividades que serão realizadas na implantação e pelo cumprimento do cronograma.
4. Segundo Ries (2012, p.26), “a start-up enxuta é um conjunto de práticas para ajudar os empreendedores a aumentar suas chances de desenvolver uma start-up de sucesso”. Relacionado a outros formatos para documentar modelos de negócios, como planilhas ou planos de negócios, quais as vantagens do Lean Canvas? Assinale a alternativa correta. 
Uma vantagem do Lean Canvas é o fato de ser um plano normativo.
Uma vantagem do Lean Canvas é o fato de ser um plano clássico, sucinto e formal.
As vantagens do Lean Canvas envolvem o fato de ser um modelo rápido, conciso e portátil. (Alternativa correta)
Uma vantagem do Lean Canvas é o fato de ser um plano tradicional e formal.
5. A metodologia de troca rápida de ferramenta (TRF) foi desenvolvida com o intuito de redução no tempo gasto com preparação da máquina. Essa técnica foi difundida nos anos 1970, sendo uma ferramenta fundamental para se alcançar a produção JIT (just-in-time), porém a redução do tempo de setup não é o único benefício causado pela implantação da TRF. Analise as opções a seguir:
I. Aumentar a flexibilidade da empresa.
II. Redução de estoque.
III. Aumentar a velocidade de produção.
IV. Redução de erros que surgem pela falta de regulagem do equipamento. Quais das opções acima são benefícios da TRF? 
Apenas I e II.
Apenas I, II e IV. (Alternativa correta)
Apenas a I.
Apenas II e IV.
6. Os princípios da construção enxuta são adequados para o planejamento e o controle da produção, pois é nessa fase em que a maioria das decisões que podem reduzir as atividades que não agregam valor aos processos é tomada. Sobre o planejamento e o controle, a afirmativa que melhor define a relação entre eles é: 
O controle é um processo gerencial no qual se estabelece o planejamento.
O planejamento será eficaz quando o controle for realizado concomitantemente a ele. (Alternativa correta)
A função controle existe sem o planejamento.
O planejamento e o controle da produção não se mostram um meio potencial para que sejam implantadas as inovações acerca dessa filosofia em empresas construtoras.
7. A diferença entre setup interno e setup externo se caracteriza pelas operações que são realizadas com a máquina em funcionamento e com a máquina parada; na implantação da troca rápida de ferramenta (TRF) isso é de extrema importância, pois atividades que podem ser realizadas com a máquina em funcionamento e são realizadas com a máquina parada implicam em desperdício de tempo. Após definido em qual processo será aplicada a TRF, de uma maneira bem prática, deve-se: 1. Cronometrar cada atividade. 2. Definir quais atividades podem ser realizadas com a máquina parada. 3. Separar as atividades. 4. Filmar a operação. 5. Identificar quais atividades são do setup interno e quais são do externo. 6. Praticar e padronizar as atividades. 7. Criar uma rotina das atividades. Analisando as atividades acima, qual é a sequência mais coerente na aplicação da TRF? 
4, 3, 1, 5, 2, 7 e 6. (Alternativa correta)
4, 1, 6, 2, 3, 7, e 5.
1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
5, 1, 4, 2, 6, 3, e 7.
8. No processo de desenvolvimento enxuto de produtos, são utilizados os princípios do pensamento enxuto e um dos principais objetivos é a integração entre as atividades de desenvolvimento de produto e o processo de fabricação. Assinale a alternativa que apresenta um requisito preferencial para o novo produto: 
Ser mais barato que o concorrente, independente da qualidade.
Renovar o maquinário atual disponível.
Diversificar a rede de fornecedores.
Utilizar materiais do inventário atual da fábrica. (Alternativa correta)
9. O LPDP utiliza diversas ferramentas e práticas, sendo algumas adaptadas do lean manufacturing, sendo indispensável a presença de um engenheiro-chefe que represente o cliente, o qual define os projetos a serem desenvolvidos e os produtos a serem produzidos e comercializados. Como é chamado o engenheiro-chefe? 
Shusa. (Alternativa correta)
Obeya.
Sensei.
Kaizen.
10. A metodologia de troca rápida de ferramenta (TRF) é dividida em estágios e cada um destes é dividido em etapas. São etapas da metodologia TRF: 1. Praticar e padronizar a operação de setup. 2. Consolidação da TRF. 3. Definição da operação a ser inicialmente abordada. 4. Treinamento da equipe de implantação. Agora relacione essas etapas com os estágios: (  ) Estágio estratégico. (  ) Estágio preparatório. (  ) Estágio operacional. (  ) Estágio de consolidação. Qual é a sequência numeral que corresponde corretamente ao preenchimento acima? 
1, 2, 3 e 4.
4, 3, 1 e 2. (Alternativa correta)
3, 4, 1 e 2.
1, 3, 4 e 2.

Continue navegando

Outros materiais