Buscar

VASP 5 DIDÁTICA E PRÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VASP 5 DIDÁTICA E PRÁTICA
1 Os primeiros teóricos da Ciência da Administração, como o americano Taylor (1856-1915) e Henry Fayol (1841-1925) percebiam a tarefa do planejamento separada da sua execução.
I) Nesse modelo de administração organizar cientificamente o trabalho significa distinguir concepção e realização, ou seja, algumas pessoas se dedicam a conceber/pensar, outras, a executar o que foi previamente concebido pelas pessoas que “pensam”.
II) Nesse sentido, Taylor e Fayol exacerbam a oposição entre o pensar, — a contemplação no sentido grego —, e o fazer — no sentido da prática como trabalho manual.
III) No início do século XX a noção de planejamento de atividades estendeu-se para todos os setores da sociedade e também ganhou espaço no âmbito educacional.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Corretas apenas as alternativas I e III;
b. Corretas apenas as alternativas I e II;
c. Corretas apenas as alternativas II e III;
d. Todas as alternativas estão corretas.
2 No Brasil, ao longo da década de 1970, sob a influência das teorias psicológicas comportamentalistas e dos princípios tecnicistas da Administração Científica, compreendeu-se o planejamento de um modo normativo, operacional, como solução para a falta de produtividade dos sistemas de ensino. VASCONCELLOS (2005) observa que naquele momento histórico desprezaram-se os fatores sócio-político-econômicos que interferiam, e continuam interferindo, no desempenho dos sistemas de ensino e priorizou- se a noção de que graças ao planejamento:
I) O aluno deveria aprender exatamente aquilo que o professor planejara, reforçando a prática de ensino como mera transmissão, ou, no polo oposto como instrução programada.
II) Essa exigência técnica para elaborar o planejamento justificou, ideologicamente, sua centralização nas mãos dos ‘especialistas’ (do Estado ou das escolas), fazendo parte de uma ampla estratégia de expropriação do que fazer do educador e do esvaziamento da educação como força de conscientização, levando a um crescente processo de alienação e controle exterior da educação.
III) Essa compreensão tecnicista do planejamento teve duas grandes consequências: criou-se um mito em torno do planejamento, como se planejar garantisse automaticamente a aprendizagem dos alunos, e uma desvalorização do saber do professor que passou a executar o planejamento elaborado por especialistas que estavam muito distantes da situação didática vivenciada diariamente pelo professor.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Corretas apenas as alternativas I e II;
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Corretas apenas as alternativas I e III;
d. Corretas apenas as alternativas II e III;

Outros materiais