Buscar

Resumo - Tecido Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecido Nervoso
O SNC é constituído por encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinal. O SNP é constituído por nervos e gânglios nervosos. 
O tecido nervoso possui neurônios e glias como tipos celulares.
O neurônio constitui-se de dendritos, especializados na função de receber estímulos, de corpo celular ou pericário, centro trófico da célula e capaz de receber estímulos, e de axônio, especializado na condução de impulsos nervosos.
As dimensões e forma das células nervosas e seus prolongamentos são muito variáveis.
Quanto à forma, os neurônios podem ser multipolares, possuem mais de dois prolongamentos, bipolares, possuidores de um dendrito e um axônio, e pseudo-unipolar, que apresenta, próximo ao pericário, prolongamento único que logo se divide em dois, dirigindo-se um para a periferia e outro para o SNC.
Quanto à função, os neurônios podem ser motores, que controlam órgãos efetores, sensoriais, que recebem estímulos sensoriais do meio e do próprio organismo, ou interneurônios, que estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos.
Os neurônios pseudo-unipolares aparecem na vida embrionária sob a forma de neurônios bipolares e durante o desenvolvimento, os dois prolongamentos se aproximam e se fundem, próximo ao pericário. Estes neurônios são localizados nos gânglios espinais e nos gânglios cranianos.
A grande maioria dos neurônios é multipolar.
O corpo do neurônio é rico em RER, que forma conjuntos de cisternas e ribossomos denominados Corpúsculos de Nissl (mancha basófila), em CG, que constitui-se em grupos de cisternas localizadas em torno do núcleo, e em mitocôndrias, abundantes no terminal axônico.
A cromática do neurônio é frouxa devido à alta atividade sintética dessas células.
Geralmente o axônio nasce de uma estrutura piramidal do corpo celular, denominada cone de implantação.
Colaterais são ramificações em ângulo reto originárias do axônio. Telodendro é a porção final e muito ramificada do axônio.
Fluxo anterógrado é um movimento muito ativo de moléculas e organelas ao longo do axônio. O sentido é do pericário ao longo dos acônitos. O fluxo retrogrado é um transporte no sentido contrário.
Os microtúbulos e as proteínas motoras participam como "trilho" e as proteínas envolvidas são as ATPases cinesina e dineína.
Nem todo axônio é envolto por bainha de mielina. Esta bainha serve de isolante elétrico para os neurônios do SNC e do SNP.
A bainha de mielina é formada pelas células de Schwann no SNP e pelos oligodentrócitos no SNC.
A sinapse química é uma estrutura que realiza o evento do impulso nervoso. Estão nos locais de contato entre os neurônios ou entre neurônios e outras células efetoras (motoras e glandulares) e são sinalizadas pelos neurotransmissores.
As sinapse podem ser axo-somática, axo-dendrítica ou axo-axônica.
A despolarização na membrana pré-sináptica induz uma breve abertura dos canais de cálcio. O influxo de cálcio promove a exocitose das vesículas sinápticas com liberação do neurotransmissor. Este age com os receptores e promove a despolarização da membrana pós-sináptica. Há também recuperação de membrana pelas vesículas cobertas.
As células da glia do SNC são oligodentrócitos, astrócitos, células ependimárias e microglia, e as do SNP são células de Schwann e células satélites.
Na substância branca, estão localizados os astrócitos fibrosos enquanto que na substancia cinzenta estã o localizados os astrócitos protoplasmáticos.
É possível que os prolongamentos dos astrócitos façam parte da barreira hematoencefálica, induzindo as junções oclusivas dos capilares.
Os astrócitos podem influenciar a atividade e a sobrevivência dos neurônios.
Gliose é quando os espaços deixados pelos neurônios do SNC mortos por doenças ou acidentes são preenchidos pela proliferação e pela hipertrofia dos astrócitos.
As células ependimárias são cilíndricas ciliadas que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinal. Os cílios facilitam a movimentação do LCR.
As microglias são células pequenas e alongadas com prolongamentos curtos e irregulares que realizam fagocitose no SNC, apresentação de antígenos e secreção de citocinas. Passam pelos capilares por diapedese quando necessário.
A substância branca encontra-se mais externa e os elementos constituintes no SNC que apresentam substância branca e cinzenta são cérebro, cerebelo e medula espinal.
Os núcleos das células da glia estão localizados na substância branca no SNC. E as células ependimárias representam a luz do tubo neural embrionário.
A substância cinzenta é formada por corpos de neurônios, dendritos, porção inicial não mielinizada dos axônios e células da glia. A substância branca é formada por axônios mielinizados, oligodentrócitos e outras células da glia.
A barreira hematoencefálica é uma barreira funcional que dificulta a passagem de certas substâncias do sangue para o tecido nervoso.
As meninges possuem três camadas, a dura-máter, a aracnóide e a pia-máter. Todas as três camadas são formadas por tecido conjuntivo.
O espaço peridural é o espaço entre a dura-máter e o periósteo das vértebras. O espaço subdural não existe em condições normais e localiza-se entre a parte interna da dura-máter e a aracnóide. O espaço subaracnóide é a cavidade entre a aracnóide e a pia-máter que contem LCR. Os espaços perivasculares são túneis revestidos por pia-máter.
Hidrocefalia é caracterizada pela dilatação dos ventrículos do encéfalo produzida pelo acúmulo de LCR.
Os componentes do SNP são nervos, gânglios e terminações nervosas.
O nervo é constituído por epineuro, perineuro e endoneuro.
Fibras mielínicas do SNP possuem membranas enroladas e fundidas de células de Schwann, mielina. Fibras amielínicas do SNP também são enroladas por células de Schwann porém não ocorre o enrolamento em espiral.
Os nervos sensitivos possuem apenas fibras de sensibilidade (aferentes). Os nervos motores possuem apenas fibras que levam a mensagem dos centros para os efetores. Os nervos mistos possuem fibras dos dois tipos.
O gânglio nervoso é constituído por acúmulo de neurônios pseudo-unipolares.
As células satélites estão localizadas na medula espinal e são derivadas das células da glia.
Quando ocorre a lesão axonal, há crematólise (dissolução dos corpúsculos de Nissl) e, em seguida, o aumento do volume do pericário e então o deslocamento do núcleo para a periferia do pericário.
O segmento distal do axônio degenera totalmente, sendo fagocitado por macrófagos, após sua ruptura total.
Quando as células de Schwann do segmento distal sofrem ruptura total, elas proliferam formando colunas celulares compactas.

Outros materiais