Buscar

PROVA DE PARASITOLOGIA UNINASSAU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA DE PARASITOLOGIA
1) “Trata-se de uma infecção causada por um protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar invasão de tecidos, originando, assim, as formas intestinal e extra intestinal da doença. O quadro clínico varia de uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucoide, acompanhada de febre e calafrios, até uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas fezes”. A descrição acima é inerente a parasitose:
Resposta: d) Amebíase.
2) A Filariose Linfática é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. Sua profilaxia pode ser feita por meio do combate ao inseto vetor e do tratamento das pessoas doentes. Qual é o agente etiológico e o hospedeiro intermediário dessa parasitose?
Alternativa correta:
Resposta: c) Wuchereria bancrofti e mosquito do gênero Culex.
3) “Considerada a segunda doença parasitária mais devastadora do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquistossomose infectou mais de 63 mil brasileiros no ano de 2011, segundo dados do Ministério da Saúde. Popularmente conhecida como barriga d’água, a doença está diretamente relacionada às condições de vida das famílias e afeta principalmente populações socialmente vulneráveis, com baixo nível de escolaridade e renda. A esquistossomose compõe uma lista de doenças negligenciadas, que estão diretamente relacionadas à pobreza, assim como a Doença de Chagas e o Tracoma.” A imagem abaixo mostra algumas formas do parasito causador da esquistossomose, sobre essa parasitose, assinale a alternativa correta.
Resposta: e) Para que o ovo do parasito ecloda e libere a primeira larva, é necessário que ele entre em contato com o meio aquático, além da existência de outros fatores como temperaturas altas, luz intensa e oxigenação da água.
4) O Trichomonas vaginalis é um protozoário que foi descrito pelo médico francês Alfred Donné, em 1836. Ele é considerado o agente etiológico da tricomoníase e responsabilizado pela infecção sexualmente transmissível não viral mais comum no mundo. A prevalência mundial anual da parasitose acima citada é cerca de 180 milhões de casos, principalmente no gênero feminino e na faixa etária de 15 a 45 anos. Apesar da alta ocorrência e dos riscos associados à infecção, pouco ainda é conhecido acerca de sua variabilidade biológica. Sobre as características deste protozoário, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Resposta: d) É um parasito aeróbio obrigatório.
5) A malária atinge aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, causando entre 1 e 1,5 milhão de mortes anualmente. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium que são transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Em seres humanos, os parasitas multiplicam-se no fígado e, em seguida, infectam os eritrócitos. No ciclo de vida dos parasitas da malária, as células hepáticas são infectadas pelos:
Resposta: a) Esporozoítas.
6) A presença de um parasita no organismo de um hospedeiro não significa necessariamente que o hospedeiro vá apresentar alguma doença. Isso vai depender de fatores de ambos. Além dessa classificação, quanto à presença, especificidade e tempo no hospedeiro, os parasitas podem se classificar de diferentes maneiras.
Utilize o código abaixo para assinalar a alternativa que apresenta a ordem correta de classificação dos parasitas.
I) Heteroxeno                        
II) Monoxeno                         
- Toxoplasma gondii
- Ascaris lumbricoides.
- Taenia saginata.
- Schistosoma mansoni.
- Wuchereria bancrofti.
- Giardia lamblia.
Resposta: d) I - II - I - I - I - II.
7) De uma a três décadas após a infecção aguda, 10 a 30% das pessoas com doença de Chagas evoluem para as formas cardíacas, digestivas e cardiodigestivas, com importante impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida. O comprometimento cardiovascular é a manifestação clínica mais comum da doença de Chagas. Caracteriza-se por curso lento, sendo necessários em torno de 20 anos de infecção para o surgimento dos primeiros sintomas de insuficiência cardíaca. A patogênese das lesões cardíacas envolve destruição tissular progressiva pela presença de um processo inflamatório contínuo associado à presença de material genético do parasita e ativação do sistema imune humoral, provocando miocardite crônica e substituição dos miócitos lesionados por fibrose. Em um caso de cardiopatia chagásica crônica, é correto afirmar que o tecido cardíaco pode conter:
Resposta:a) Formas amastigotas do parasita.
8) Parasitoses são doenças causadas por parasitas que após entrar e se instalar no corpo humano ou de outro animal, causam doenças e podem provocar uma série de danos e até mesmo a morte, caso não haja o tratamento devido. No Brasil, representam um dos mais sérios problemas de saúde pública. Algumas doenças parasitárias mais significativas, que afetam grande número de pessoas, são Malária, Doença de Chagas, Leishmanioses, Ascaridíase e Esquistossomose. Com relação à essas parasitoses humanas, é correto afirmar que: 
Resposta: a) Apenas 1 delas não apresenta hospedeiro intermediário.
9) O ciclo de vida, também conhecido como ciclo biológico, trata da evolução e reprodução de indivíduos de uma espécie, cujo intuito é assegurar sua continuidade. O ciclo é dividido de acordo com as fases do desenvolvimento do parasito. Neste contexto, observe as figuras a seguir que apresentam ciclos biológicos de dois parasitas.
Os ciclos biológicos demonstrados nas figuras I e II pertencem aos seguintes parasitas:
Responta: b) Schistosoma mansoni e Trichuris trichiura.
10) A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, sendo uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para diversos mamíferos. Ocorre em animais de estimação e de produção, incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Sobre a toxoplasmose, assinale a alternativa incorreta.
Resposta: e) As infecções humanas por Toxoplasma gondii em sua maioria são sintomáticas, sendo a infecção congênita do feto humano, através da transmissão placentária, a maior ameaça aos seres humanos.

Outros materiais