Buscar

AV2 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0242_AV2_201202092926 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	MARI ANGELA MONJARDIN BARBOSA
	Turma: 9016/AA
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 14/06/2013 14:28:49
	
	 1a Questão (Cód.: 58798)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais fram as principais transformações relacionadas a educação, após a chegada de D. João VI em 1808?
		
	
Resposta: Houve a necessidade do surgimento das escolas profissionalizantes e Escolas de Curso Superior, para suprir a demanda exigida pela corte no Brasil, pois não havia mão de obra qualificada para atender as necessidades. Assim, foi criada as Escolas de Direito e Medicina, as academias militares, o Jardim Botânico e a Imprensa Régia. Surgiu também o Ensino Normal, para "preparar" professores (com público feminino, pois eram vistas como mais "maternais"), mas como atendia as classes mais baixas, tornou-se uma atividade desvalorizada e mal remunerada. Sendo assim, a educação no Brasil com chegada da corte, foi reformulada para atender as necessidades vindas com ela.
	
Gabarito: Fundação d abiblioteca Nacinal, Fundação da Academia da Marinha no Rio de Janeiro, fundação da primeira biblioteca Real em 1814, criação da Escola Real de ciências artes e ofícios etc.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 17714)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As instituições escolares se desenvolveram e se consolidaram na época moderna inaugurando o ensino coletivo que, gradativamente, acabou substituindo o ensino individual e foi esse tipo de ensino que foi implantado nas colônias.
Baseando-se nessa afirmação é correto afirmar que:
		
	
	O ensino coletivo foi instituído apenas nas escolas das metrópoles, pólos difusores do sistema educacional a partir do século XVI.
	
	Na antiguidade havia a predominância do ensino coletivo, enquanto que na época moderna do ensino individual.
	
	A maioria das colônias, diferentemente do que acontecia na Europa, optou por um método de educação individual.
	 
	Os jesuítas tiveram a percepção da praticidade do modus parisiensis, que inaugura o ensino coletivo, sobre o modus italicus, centrado no ensino individual.
	
	Não havia contraposição entre o ensino individual e o ensino coletivo ministrado nas escolas. Eles eram praticamente iguais.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 58536)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O governo de Getúlio Vargas é transformador na educação brasileira, discuta as transformações empreendidas e suas motivações.
		
	
Resposta: Na rea de Getúlio Vargas, surgiram vários movimentos em prol da educação, como o movimento do Entusiasmo da educação que visava o quantitativo e o Otimismo Pedagógico que almejava o qualitativo. Foi um governo em que o assunto Educação era discutido no âmbito político, com medidas de organização do ensino, principalmente o secundário e superior, com Leis Orgânicas do Ensino, surgindo órgãos como INEP, LDBEN, dentre outros, e o incentivo aos cursos profissionalizantes com criação do SENAI e SENAC, com o propósito de preparar mão de obra para o mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes só permitiam o ingresso nos cursos superiores que fossem na mesma área de estudo profissionalizante realizado. A educação era também discutida por grupos e coligações, como por exemplo o primeiro Manifesto dos Pioneiros, que cobrava a educação como algo extensivo, ou seja, de caráter público, sendo direito de todos e financiado pelo Governo.
	
Gabarito: O aluno deve notar a separação entre uma educação técnica voltada as classes mais baixas e uma valorização das universidades as classes mais altas.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 17715)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mesmo não havendo um grande sistema educacional no Brasil até o início do século XIX, a chegada da Corte em 1808 trouxe uma ruptura para a educação da colônia em relação à situação anterior pois:
		
	
	Com a abertura dos portos houve a chegada de muitos professores franceses para lecionar nas universidades indígenas.
	
	D. João VI inaugurou o colégio Pedro II, referência de ensino até hoje no país.
	
	O fim do pacto colonial permitiu a chegada de diversos livros para as escolas infantis e de ensino fundamental inauguradas pelo Marquês de Pombal durante a sua administração.
	
	D. João inaugurou a primeira universidade da América, seguindo os moldes do ensino europeu.
	 
	D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudança, a Imprensa Régia.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 54309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A palavra "História" traduz significados de grandes valores, e está ligada à vivência do homem em sociedade, através dos tempos, vivência esta em que insere sua cultura, crença, identidade e valores, influenciado no seu cotidiano por questões políticas, econômicas e religiosas. História é o estudo do homem e suas atitudes sobre o mundo, baseado nas suas relações pessoais, familiares, em sociedade, entre países e entre o meio ambiente. Quando falamos em  História da Educação é correto afirmar que:
		
	
	Existem momentos em que a humanidade como um todo atinge seu último estágio de aperfeiçoamento, o seu nível ideal de evolução na política, na ética, na estética, no desenvolvimento social, econômico e cultural.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final, em um estágio definitivo, um processo permanente no tempo e no espaço, e o futuro sempre se torna presente irremediavelmente.
	
	A história transcorre de forma linear. Os povos se constituem, vivem, adaptam-se ou deixam de existir. Assim tem sido ao longo da existência da humanidade.
	 
	Os grupos sociais vivem um processo de mudanças contínuo no decorrer de sua história, sendo assim as concepções a educação muda ao considerarmos as relações de tempo e espaço na História.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 17550)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova publicado em 1932 pode ser considerado um manifesto político:
		
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 17705)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Getúlio Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945 em três momentos distintos: o primeiro como chefe do governo provisório entre 1930 e 1935; a segunda como presidente constitucional, mas eleito de forma indireta como previa a constituição e a terceira a partir de 1937 como presidente do Estado Novo. Marque dentre as alternativas abaixo aquela que NÃO representa uma característica da educação neste período.
		
	 
	A nova realidade brasileira passou a não exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação.
	
	A partir de 1937 a orientação político-educacional para o mundo capitalista fica bem explícita há a preparação de um maior contingente de mão-de-obra para as novas atividades abertas pelo mercado.
	
	Em 1934 a nova Constituição (a segunda da República) dispõe, pela primeira vez, que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos.
	
	Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda praticamente inexistentes.
	
	A nova Constituição de 1937 enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 17540)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição, que no seu artigo 179, prometia à instrução primária gratuita, porém sem reais garantias legais de sua efetivação, foi a de:
		
	
	Constituição de 1891
	
	Constituiçãode 1988
	
	Constituição de 1937
	 
	Constituição de 1824
	
	Constituição de 1934
	
	
	 9a Questão (Cód.: 17570)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ainda no regime do Estado Novo, reformas educacionais foram implementadas, e um de seus grande implementadores foi o Ministro Gustavo Capanema através das chamadas Leis Orgânicas do Ensino. Dentre estas estavam os decreto-lei 4.048, de 22 de janeiro, cria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ¿ SENAI; e o Decreto-lei 4.073, de 30 de janeiro, regulamentando o ensino industrial. Sendo assim é possível inferir que o Estado Novo desejou:
		
	
	acabar com a distinção de formação entre classes sociais
	
	proporcionar ensino de qualidade
	
	elevação da educação baseada no trabalho manual
	 
	manter a dicotomia entre trabalho intelectual e o trabalho manual
	 
	descolar o ensino do mundo do trabalho
	
	
	 10a Questão (Cód.: 17718)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes