Buscar

Avaliação Final Marketing resolvida - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Produtor: Helder Chagas 
 Disciplina: Marketing
Avaliação final marketing
 Uniasselvi
1 - O endomarketing é uma das atividades internas que prioriza o colaborador, desenvolvendo estratégias que possam valorizar as equipes internas, contribuindo, assim, para um maior engajamento e melhores resultados. Sobre esta abordagem do marketing, analise as sentenças a seguir:
I- Endomarketing é uma das estratégias de gestão de pessoas nas empresas, buscando não apenas o sucesso em termos de mercado, mas a preservação da imagem.
II- O endomarketing tem como objetivo central a geração de lucro.
III- Uma das premissas do endomarketing é o desenvolvimento de comunidades em que as organizações estão inseridas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) As sentenças I e II estão corretas.
2 - No momento de atuar em mercados internacionais, as organizações necessitam conhecer os elementos que podem impulsionar o seu negócio e, principalmente, os elementos que podem interferir de forma negativa do desempenho internacional. Sobre as forças motrizes e restritivas nos negócios globais, analise as sentenças a seguir:
I- A existência de mercados livres pode ser considerada como elemento positivo para negócios internacionais.
II- Guerras podem interferir de forma negativa em transações internacionais. Assim, podem ser consideradas forças restritivas em uma integração global.
III- A existência de controles nacionais por determinados países pode ser vista como força motriz (positiva) para os negócios internacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) Somente a sentença III está correta.
3 - Uma boa coleta de dados na pesquisa mercadológica pode ser uma forma de se obter maior segurança nos dados. Uma vez que os passos corretos são realizados, pode-se garantir as informações que estão sendo buscadas no mercado. Com relação à coleta de dados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Beneficia as empresas para durante a entrevista tentar vender produtos ou serviços, já que ali pode estar um cliente potencial.
B) Envolve a participação pessoal de um entrevistador e um entrevistado para se conseguir atender aos objetivos da pesquisa.
C) Busca sempre produzir dados específicos para as organizações, sendo que os erros durante esta etapa não comprometem o resultado final.
D) Possui técnicas e regras específicas para que se consiga reduzir o erro em uma pesquisa, melhorando sua confiabilidade, validade e facilitando uma posterior tomada de decisão.
4 - Campanhas de marketing que viralizam rapidamente devem ser criativas e possuir um impacto direto no público que a empresa pretende se relacionar. Atualmente, cada vez mais empresas utilizam desta estratégia como forma de aumentar a presença da marca em diversos mercados, usando a criatividade em suas ações. Com relação ao marketing viral, assinale a alternativa CORRETA:
A) Beneficia as empresas já que a informação verdadeira ou falsa acaba por ser mídia gratuita para a empresa, o que gera fortalecimento da marca.
B) Busca sempre produzir informações sobre a empresa gerada pelos clientes, compartilhada a seus conhecidos de maneira off-line e resultando em vendas.
C) Envolve a participação do cliente, já que as ofertas de preço baixo são compartilhadas nas redes sociais.
D) Possui técnicas de marketing envolvidas para gerar o compartilhamento gratuito, principalmente o que gera o "boca a boca" pelo cliente, gerando proliferação de conteúdo quando possui estratégia bem planejada.
5 - O plano de marketing deveria ser um documento obrigatório em todas as organizações. No entanto, muitos gestores desconhecem essa importante ferramenta que pode garantir o sucesso da organização. Sobre o plano de marketing, assinale a alternaiva CORRETA:
A) O plano de marketing gera maior competitividade por se dedicar ao lançamento de produtos baratos para que o maior número de pessoas possa comprá-los, o que gera mais vendas e lucratividade para a empresa.
B) O plano de marketing possibilita colocar muitas estratégias em prática ao mesmo tempo, sendo necessário muitos profissionais para realizar a gestão desta importante ferramenta.
C) A estrutura do plano de marketing não precisa ser rígida demais, para que seja possível realizar ajustes quando necessário, garantindo que a empresa consiga adaptação às mudanças no mercado de forma rápida.
D) O plano de marketing permite sempre um ganho maior de mercado, independente da execução das ações, já que é uma ferramenta voltada a ganhar clientes.
6 - O sistema dos 4Cs representa uma das possibilidades que o marketing considera para estabelecer estratégias nos negócios. Ao utilizar este sistema, que apresenta foco no cliente, o profissional de marketing consegue ser estratégico nos pontos que dizem respeito ao cliente, à conveniência, à comunicação e ao custo. Sobre esses elementos, assinale a alternativa CORRETA:
A) No aspecto "cliente", devem ser compreendidas as necessidades da organização e como isso é relevante nas vendas.
B) No aspecto "conveniência", deve-se definir as melhores formas de promover o produto conforme as praças de distribuição.
C) No aspecto "comunicação", devem ser estabelecidas estratégias para os pontos de distribuição do produto ou serviço.
D) No aspecto "custo", deve-se estabelecer preços coerentes às necessidades do consumidor e à atuação da concorrência.
7 - Segundo a American Marketing Association - AMA -, marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação deles. Existe um grande esforço das organizações no fortalecimento das marcas, contribuindo diretamente para ganhos financeiros. Sobre marcas e patentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Somente a pessoa física que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca.
 ( ) A marca é o principal elo entre o negócio e o cliente, pois é a identificação do negócio e como ele se diferencia dos demais. 
 ( ) No Brasil, o pedido de concessão de patente deve ser feito ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) V - F - F.
C) V - F - V.
D) F - V - V.
8 - Cada vez mais, o marketing digital está integrado às ações das organizações, incorporando-se ao cotidiano das pessoas como parte de suas vidas e nas ações de comunicação e marketing de forma cada vez mais integrada com as tecnologias off-line. Quanto menos falamos no digital e quanto mais fluido e natural ele se torna em nossas vidas e ações de marketing, o foco passa para objetivos e soluções e não mais para tecnologias. Desta forma, as empresas necessitam compreender seus ambientes de negócio, de maneira que seja possível aplicar as estratégias, sejam elas dirigidas ao universo off-line ou on-line. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O marketing viral se constitui como uma ferramenta aplicável no ambiente digital.
( ) O marketing direto é uma ferramenta que prioriza a personalização da informação, podendo ser colocada em prática em contextos digitais (como e-mail marketing) ou não (telemarketing).
( ) A propaganda é uma ferramenta de promoção caracterizada pela exibição de mensagens em espaços publicitários comprados. Neste sentido, só pode ser aplicável em meios de comunicação de massa, como televisão, rádio e jornal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: . Acesso em: 20 ago. 2018.
A) V - V - F.
B) V - V - V.
C) V - F - F.
D) F - F - F.
9 - O marketing é fundamental no ambiente organizacional, pois influencia diretamente no crescimento econômico das organizações. Estratégias coerentes de marketing contribuem para a valorização dos produtos e serviços pelos consumidores, consequentemente, aumentando as vendas de uma empresa e gerando receita. Sobre a receita geradapor um produto ou serviço, assinale a alternativa CORRETA:
A) A relação de troca entre um cliente e fornecedor depende apenas do preço justo.
B) Valor e custo têm significados iguais no ambiente organizacional, porém são utilizados em contextos diferentes.
C) O custo é o preço do produto ou serviço e pode ser definido considerando o lucro necessário da empresa, desconsiderando as necessidades do consumidor.
D) Valor significa o montante que o cliente dará para satisfazer as suas exigências e necessidades ao menor custo possível de aquisição, propriedade e de uso.
10 - Kotler (1998) propôs uma classificação dos diferentes momentos que o Marketing passou, evidenciando os momentos econômicos, objetivos de cada época, diretrizes etc. Esta classificação propõe a divisão dos momentos em Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Sobre essas classificações, analise as sentenças a seguir:
I- O marketing 1.0 tem como objetivo central a construção de relacionamentos duradouros com os consumidores.
II- II- O marketing 2.0 tem como objetivo central a satisfação e a retenção dos clientes.
III- III- O marketing 3.0 tem como objetivo central a contribuição para um mundo melhor.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I e II estão corretas.
Bons estudos!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes