Buscar

AV2 Introdução a administração 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV2 introdução à administração
 1 - O processo de Administração de Recursos Humanos-ARH é composto por nove atividades que buscam atrair as melhores pessoas e gerenciar suas atividades na empresa da melhor forma possível. Esses processos são:
a) Planejar, entrevistar, selecionar, orientar, transferir, avaliar, remunerar, promover e motivar.
b) Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, avaliar, remunerar, promover e demitir. 
c) Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, transferir, remunerar, punir e monitorar.
d) Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, punir, premiar, promover e elogiar.
2 - Toda empresa, consciente ou inconscientemente, tem a própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais e melhor aplicar suas forças e potencialidades. Explique o que é uma estratégia. Informe qual o nível organizacional responsável por formular a estratégia empresarial. 
Gabarito:
A estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. (vale 1,5 ponto). A estratégia empresarial é tarefa do nível institucional da empresa. (vale 1,0 ponto). 
3 - Com relação a dimensão tempo (direção) e abrangência, a função administrativa – Controle ocorrendo no nível intermediário (tático) da empresa , exigirá como característica:
a) Médio prazo; ocorrer em cada unidade da empresa 
b) Médio prazo; ocorrer em cada departamento da empresa
c) Longo prazo; ocorrer em cada nível gerencial da empresa.
d) Longo prazo; ocorrer em cada setor da empresa. 
4 - A American Marketing Association define marketing como sendo o processo de: 
a) Fazer propaganda e publicidade de produtos. 
b) Planejar e executar a precificação, a promoção e distribuição de bens e serviços que satisfaçam os indivíduos e as organizações. 
c) Gerenciar pessoas que promovam a transformação da imagem da organização numa empresa moderna 
d) Promover as atividades relacionadas as trocas que satisfaçam indivíduos e organizações. 
5 - Clara Diniz, como Gerente de Recursos Humanos, vai desenvolver o Planejamento Tático a fim de realizar as ações referentes ao pessoal, para alcance dos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico. Deste Planejamento Tático de RH resultará:
a) Um Plano de Recursos Humanos que diz respeito a recrutamento, seleção e treinamento de pessoas para as várias atividades da organização.
b) Um Relatório de Atividades Desenvolvidas, que vai expor à Direção as ações que vêm sendo executadas pelo Departamento de Recursos Humanos.
c) Uma Pesquisa de Necessidade de Treinamento, que mostrará quem precisa ser treinado em quê, quando e onde, para tomada de decisões quanto ao desenvolvimento do pessoal.
d) Um Orçamento de Pessoal, que mostrará a necessidade financeira do Departamento de Recursos Humanos para execução das atividades programadas. 
6 - A globalização tem imposto mudanças em diversos aspectos do mundo dos negócios. Várias são as técnicas utilizadas pelas organizações para enfrentar esse novo cenário, tais como o downsizing, delegação e equipes interfuncionais. Contudo, a utilização dessas técnicas deve vir acompanhada de um enfoque gerencial denominado empowerment, que significa o fortalecimento do poder decisório dos indivíduos de uma empresa, tendo como condição inerente e necessária à sua utilização:
a) A competência decisória dos gestores.
b) A flexibilização da missão da empresa. 
c) A intolerância a erros de decisão.
d) A circulação restrita das informações gerenciais.
7 - Os programas de treinamento desenvolvimento (T&D) envolvem quatro etapas a serem desenvolvidas seqüencialmente. Cite, na sequência, as quatro etapas da elaboração de um programa de treinamento e desenvolvimento. Escolha uma das etapas e comente-a.
Gabarito:
As 4 etapas: o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração de um programa que atenda a estas necessidades, a implementação do programa e a avaliação de resultados. (vale 1,5) O aluno poderá fazer um dos comentários abaixo (vale 1,0 ponto) Podemos levantar necessidades de treinamento com base nos resultados da avaliação de desempenho, na análise dos objetivos da organização e na análise dos requisitos dos cargos. A elaboração do programa de treinamento deve definir os objetivos concretos e mensuráveis que se deseja alcançar. Nesta fase, ainda, são especificados o conteúdo e os métodos do treinamento e as pessoas que serão treinadas. Por fim, a elaboração do programa de treinamento exige um cronograma e um orçamento. Na etapa de execução do programa de treinamento é necessário um acompanhamento que aponte possíveis falhas no processo e permita a sua correção. O programa de treinamento deve ser cuidadosamente avaliado na sua eficácia por meio da comparação dos objetivos que se desejava alcançar com os resultados realmente obtidos. 
8 -Sabe-se que a função financeira na organização depende, entre outras coisas, do porte da empresa. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que indica a qual área cabe cuidar da gestão financeira na empresa de pequeno porte.
a) Ao departamento de controladoria e tesouraria
b) À contabilidade cabendo a responsabilidade a um dos sócios
c) Ao administrador financeiro exatamente conforme se estrutura a área em uma grande empresa
d) Ao setor de planejamento financeiro
9 - A direção depende dos sistemas de administração existentes na empresa e varia em um continuum de quatro sistemas. São eles:
a) Sistema autoritário, o consultivo-benevolente, consultivo e participativo. 
b) Sistema benevolente, o autoritário, consultivo e participativo.
c) Sistema autoritário, o consultivo, benevolente e participativo.
d) Sistema autoritário, o autoritário-benevolente, consultivo e participativo. 
10 - O planejamento estratégico do sistema de operações permite definir as prioridades competitivas da organização. Nesse caso, um dos importantes planejamentos organizacionais é o planejamento da capacidade. O planejamento da capacidade consiste:
a) Na decisão sobre o local onde vai ser instalada a empresa. 
b) Na tomada de decisão em relação aos produtos ou serviços que a organização quer produzir.
c) Em métodos e técnicas de produção mais adequada para as operações.
d) Em decisões sobre as estimativas da demanda futura da organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes