Buscar

Historia do direito - 1º semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Historia do direito
Código de hamurabi:
São os direitos do povo que habitava na mesopotâmia. Com normas consuetudinárias o código de hamurabi é exemplo desta compilação de casos concretos. São 282 artigos, incluindo a lei de talião. Conhecida como uma verdadeira retaliação do ato praticado.
Influencias: Art. 345 C.P; Art, 157 e 180 do C.P; Art. 342 do C.P; Art. 213 do C.P e lei 11.106 de 2005.
Roma: 
1- Época da realeza: Nesta época há distintas classes sociais, sendo elas : os patrícios ,que se denominavam descendentes direitos das famílias fundadoras de Roma. Plebeus que vinham ali trabalhar, mas não moravam lá.Estrangeiros que eram conhecidos como clientes e moravam dentro da casa dos patrícios e Escravos que eram considerados como objeto.
 Jus civili: é o conjunto de direitos da classe patrícia sendo que era permeado de fórmulas rígidas que incluíam até mesmo gestos para sua utilização. Nesta época, era dividido o direito criado pelo homem e o direito divino.
2-Época republicana: Há a divisão em magistratura, senado e assembléia e a lei das 12 tábuas foi elaborada para acalmar os patrícios que queriam deixar Roma.
 Direito Pretoriano: são duas fases cumulativas, na primeira o pretor diz o direito que deve ser aplicado no caso concreto (injure) e na segunda o juiz aplica esse direito (Injudicio).
3-Império romano:
 Época do principado: transição de republica para o alto império e com a morte de César, a tomada de poder por Octávio. O príncipe não era absoluto, dividindo o poder com o senado romano. Foi criado fontes de direito como costume, lei, cont. imperiais, senado e jurisprudência. 
 Baixo império: Governado pelo imperador Justiniano e organizado por ele o “Corpus Juris Civilis”. 
Direito germânico:
Foi a queda do império romano em decorrência das invasões bárbaras na Idade média, fazendo aparecerem costumes germânicos. Os bárbaros tinham sistema jurídico baseado nos costumes e nas leis pessoais, utilizando o principio da personalidade das leis e o principio da territorialidade. 
Feudalismo:
Em decorrência ás invasões bárbaras em cada região conquistada, criou-se uma hierarquia com regiões autônomas nas quais os proprietários exerciam seus próprios interesses. A posse de terra era concedida gratuitamente pelo Senhor de Terra para um Vassalo que possuía titulo de nobreza ( Duque, Bispo, etc) . A economia dessa época era fechada com os homens vivendo do produto de seu próprio trabalho. 
O direito some e volta a utilização dos costumes. O direito apenas volta no século XII trazendo contigo três grandes sistemas jurídicos que serão aplicados pelo mundo: Sistema de cunho Francês (código de Napoleão , lei única fonte de direito) Sistema de Matiz Alemão (doutrinas) e Sistema Anglo-Americano(precedentes judiciais ).
Direito canônico:
É o direito religioso-cristão baseado no antigo e no novo testamento. Nele há a reorganização da vida jurídica européia e se oficializa o cristianismo como religião oficial do império romano. Portugal e Espanha nas suas conquistas de território utilizavam o pretexto da cristianização
 
 REFORMA GREGORIANA: Conduzida pelo Papa Gregório com a finalidade de criar uma legislação especifica ao poder da igreja, uma legislação que dá o poder á igreja para escolher a própria alta cúpula, proibição da venda de serviços religiosos, pratica sexual e a construção de família pelos clérigos. 
-Houve a criação de uma nova classe social: a burguesia. Eles foram inseridos na igreja como status social e agregaram valores monetários.
-Os eclesiásticos recuperaram as leis romanas reestruturando a ordem jurídica perdida.
-As ordens mendicantes surgiram com o voto da pobreza e a primeira universidade foi na Bolonha por causa dos burgueses.
-Houve a criação do Corpus Juris Canonici (as coleções de direito canônico compilado) o código servia para os cristãos pedirem revolução de seus conflitos dentro da igreja ou pela jurisdição tradicional.
-Houve a teoria da pessoa jurídica, com a primeira modalidade a corporação criada pela igreja.
-O método utilizado pelas universidades era a escolástica, que significa o estudo do direito canônico de forma sistematizada pela teologia e razão.
Common Law
É o direito Inglês ou Anglo-saxão. A Inglaterra foi dominada e sofreu grande influência do Império Romano. No entanto, consideradas as particularidades da Inglaterra, o povo sempre foi movido por um forte sentimento nacionalista, refutando certos princípios do Direito Romano. Assim, o Direito Latino e o Saxônico contam com princípios diferentes: Direito Latino caracterizado pelo princípio legalista, ou seja, a Lei é o principal fundamento para a aplicação do Direito; Direito Saxônico que baseia-se nos costumes ou Direito Consuetudinário.
O Direito Inglês ou também chamado Anglo-saxônico tem como embasamento o precedente que corresponde a uma única sentença aplicada e que de imediato passa a ser utilizada para a solução dos conflitos levados aos tribunais.
Na esfera trabalhista, o precedente judicial exerce influência marcante, considerando-se sempre que o trabalhador é hipossuficiente (é a parte mais fraca).
A Lei muitas vezes é omissa, falha, lacunosa e até mesmo contraditória, exigindo que seja aclarada ou complementada.
O Direito Saxônico é baseado nas decisões, na jurisprudência, nos costumes e nos precedentes.
A Common Law é um conjunto de normas penais e civis derivadas da tradição germânica, aplicada desde tempos remotos e foi consolidada em razão das reiteradas decisões dos tribunais.
Historia do direito no BR império
Constituição de 1824: Assim que a Independência foi declarada (que Portugal só reconheceu após o pagamento de divida á Inglaterra) , o Príncipe regente convocou uma assembléia constituinte e legislativa com intuito de criar a primeira carta magna no Brasil. Em Março de 1824 foi outorgada a constituição do império e houve a criação de um poder moderador, no qual fazia todas as leis e atos se adequarem á conveniência de D. Pedro I.
A primeira codificação civilista foi encomendada ao jurista Baiano Teixeira de Freitas e possuía 4.908 artigos e foi intitulada de esboço e utilizadas na Argentina, Paraguai e Uruguai.
Várias foram as tentativas da criação de um código civil , e várias pessoas apresentaram idéias, mas foi só no ano de 1916 que o Brasil ganhou seu código civil elaborado por Clóvis Beviláqua . (não é federal)
Constituição de 1891: tem como ponto importante a proclamação da republica e o rompimento formal entre igreja e estado. (já é federal) 
Constituição de 1934: A chamada republica velha consistia na política café com leite (SP e MG) e em 1929 é formada a aliança liberal com a candidatura de G.V que toma o poder . O estopim foi a Rev. Constitucionalista dia 9 de Julho.
Constituição de 1937: Um estado novo é imposto e é outorgada uma nova constituição. O presidente legislava por decretos-leis e em 1939 há um novo código de processo civil.
Constituição de 1946: O Brasil entra em processo de industrialização de desenvolvimento nacional, os direitos fundamentais são ampliados e o fortalecimento dos municípios
Constituição de 1967: Um golpe de estado leva ao poder as forcas armadas e o presidente tem pleno poder para dissolver o congresso nacional, não há eleições em 1966 e quando foram realizadas, foram feitas de maneira indireta. 
Destacam se dois partidos políticos: Arena e MDB
A emenda const. 1 de 1969 foi considerada a nova constituição.
Constituição de 1988:
Em 1986 a Assembléia nacional é formada, elaborando a const. de 88. Ela é considerada cidadã e se compromete com a defesa e proteção da pessoa humana.

Outros materiais