Buscar

AV2 empreendedorismo

Prévia do material em texto

Empreendorismo aula 01
1.Segundo, Joseph Schumpeter o empreendedor é uma pessoa que destrói a ordem econômica existente introduzindo novos produtos e serviços, criando novas formas de organização e explorando novos materiais. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
1) Verdadeira 
 2) Falsa 
2.Segundo os psicólogos e sociólogos, o empreendedorismo não é visto como uma forma de realização humana em que os sonhos de cada pessoa podem ser transformados em realidade. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
1) Verdadeira 
 2) Falsa 
3.A comunicação, inovação, informação, distribuição, tecnologia, novos conceitos e a globalização fazem parte do ambiente do empreendedorismo? Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
1) Verdadeira 
 2) Falsa 
Aula 02 – 
01.Uma atitude é algo mais profundo, exercitado e aprimorado na medida em que é praticado: associa a racionalidade à vontade. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
 1) Verdadeira 
 2) Falsa 
2.Assumir riscos racionalmente. Esta é a primeira e uma das maiores qualidades do empreendedor. Representa um NÃO ao conservadorismo, a disposição para assumir riscos desde que dentro de padrões de racionalidade. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
 1) Verdadeira 
 2) Falsa 
Aula 03 – Panorama do Empreendedorismo no Brasil
1.Empreendedores iniciais são aqueles cujos empreendimentos têm até 42 meses de vida (três anos e meio). Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
2.O empreendedorismo por oportunidade consiste em gerar um negócio quando o empreendedor não consegue encontrar trabalho no mercado, necessitando empreender para sobreviver. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
3.Um projeto é um conjunto de atividades que possui: determinado objetivo a ser atingido, datas de início e término definidas e limites de recursos (dinheiro, pessoal e/ou equipamentos). Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
4.Missão de um empreendimento é a busca da referência em mercado ou junto ao seu público-alvo. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
Aula 04 – A pequena Empresa dificuldades para empreender
O que é um projeto. Estrutura do planejamento de um projeto:
Quaisquer empreendimentos, com fins lucrativos ou não, podem ser organizados na forma de um conjunto de projetos, denominado programa, integrados em seus objetivos e no tempo de cada etapa planejada.
O gerenciamento de projetos já é considerado uma habilidade própria e solicitada pela maior parte ou totalidade das profissões, e as pessoas comprovadamente capacitadas e experientes nessa área encontram maior facilidade para identificar oportunidades no mercado de trabalho. Um projeto pode ser considerado como um conjunto de atividades e tarefas que possui:
Empreendimento autossuficiente – é o que consegue arrecadar o suficiente para custear sua operação.
Breakeven point: É o ponto em que o faturamento é suficiente para sustentá-lo, não havendo mais necessidade de os sócios ou os doadores continuarem a investir seu dinheiro para que o empreendimento possa subsistir.
Investimento recuperável: Depois de atingir o breakeven point, é normal que o empreendimento continue a aumentar a sua receita sem aumentar, na mesma proporção, a despesa, resultando em lucro. Quando o somatório das receitas supera o das despesas de forma a se igualar ao investimento feito para operacionalizar o empreendimento, diz-se que houve recuperação desse investimento.
Diferença entre projeto e empreendimento:
Projeto: – Tem início e fim determinados.
- Tem objetivos cumpridos durante seu ciclo de vida. 
- A recuperação de seus custos pode ocorrer em um prazo
- estabelecido pelo seu patrocinador ou por algum critério
- dos responsáveis pelo projeto.
Empreendimento: - Tem início determinado, mas, em princípio, o fim é 
- indeterminado.
- Tem objetivos que mudam durante seu ciclo de vida, 
- embora parte deles seja cumprida durante sua existência.
- Tem como objetivo tornar-se autossuficiente,
- recuperando os seus investimentos e podendo gerar lucro.
MISSÃO de um empreendimento é a função que exercerá no mercado ou junto a seu público-alvo, provendo-o de produtos, serviços ou benefícios.
VISÃO é a busca da referência em mercado ou junto ao seu público-alvo. A visão de futuro dos empreendedores deve ser reconhecida por sua qualidade, criatividade, eficiência e eficácia.
O método 5W 2 H? Esse método simples serve para priorizar as informações a serem identificadas em relação a algum evento que precise ser entendido.
5 W - Whom – Para quem?
What – O quê?
Why – Por quê?
When – Quando?
Where – Onde?
2H - How – Como?
How much – Quanto custa?
1.Um projeto possui data de início e término, finalidade definida e recursos identificados para sua realização. Ao ser concluído, entrega-se o objeto ao seu destino. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
 1) Verdadeira 
 2) Falsa 
2.Empreendimento tem objetivos que são cumpridos durante seu ciclo de vida. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
 1) Verdadeira 
 2) Falsa 
3.Empreendimento autossuficiente é o que consegue arrecadar o suficiente para custear sua operação. Escolha abaixo se esta alternativa é verdadeira ou falsa.
 1) Verdadeira 
 2) Falsa 
Aula 05 – 
Planejamento é uma ferramenta administrativa que organiza o processo de percepção da realidade, de avaliação dos caminhos, de construção de um referencial futuro, escolhendo e organizando ações para chegar aos resultados esperados que são os objetivos pré-definidos e idealizados.
Os custos de não planejar:
- Não chegar ao objetivo; perder-se ou desanimar no meio do caminho;
– Chegar a um objetivo que não é bem o pretendido e que não satisfaz;
– Chegar a uma parte do objetivo, mas chegando à conclusão que não valeu a pena o esforço ou investimento para chegar àquele ponto;
– Chegar ao objetivo a um custo muito maior que o suposto;
– Chegar ao objetivo muito tempo depois da data imaginada e perder o momento exato de se realizar a ação correta.
Os ganhos de planejar são:
– Aprender a utilizar a ferramenta de planejamento, isto é, a metodologia que é usada para preparar o plano de empreendimento;
– Levantar informações sobre o empreendimento;
– Buscar dados sobre o mercado ou beneficiários do empreendimento;
– Estabelecer a estratégia do empreendimento;
– Criar um plano de implementação para o empreendimento;
– Controlar a implementação do empreendimento com o objetivo de obter sucesso.
Estratégia é o caminho para ir de um ponto a outro, obedecendo a restrições e respeitando um determinado prazo. Para se definir uma estratégia, é necessário:
- Caracterizar o ponto inicial: onde estamos, onde a empresa está, onde o país está;
- Caracterizar o ponto final: onde queremos estar vários aspectos ou metas;
- Definir prazo ou horizonte de planejamento. Quando se planeja, é preciso definir qual é o horizonte de
- planejamento, isto é, para qual período de tempo o plano é válido ou precisa ser executado;
- Estabelecer as restrições: de recursos: financeiros, humanos, logísticos.
Modelo de negócios: É a maneira como uma empresa pretende comercializar seus produtos ou serviços e obter os recursos para conseguir realizar seus planos, alcançando o lucro pretendido.
Modelo de subsistência – quando a ideia é vender com pouco lucro, mas em quantidades muito grandes, girando o estoque rapidamente. Ex.: supermercados.
Modelo de receitas – consiste em vender um produto barato, mas receber receitas continuadas de assinatura. Ex.: modelo do software tipo antivírus, cuja assinatura precisa ser renovada todo ano para que seu comprador continue a receber as atualizações.
Modelo especulativo – é um mecanismo de praticar preço alto no lançamento do produto, enquanto não há concorrentes. Ex.:moda praia em tempo de lançamento.
Recurso financeiro no planejamento é o capital financeiro necessário para realizar o que foi planejado e transformar uma ideia ou sonho em realidade.
Uma das etapas de formação de um empreendedor é a instrumentalização.
Empreendedorismo é ter uma atitude na vida-pró ativa, e isso, associado ao hábito de observar o ambiente e de tentar, é receber oportunidades, é o que mudará suas habilidades de identificação de oportunidade.
1.Estratégia é o caminho para ir de um ponto a outro, obedecendo a restrições e respeitando um determinado prazo. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
2.Instrumentalizar o empreendedor para que possa ter êxito ao exercer sua nova opção, é uma das etapas para se formar um empreendedor. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
1) Certa 
2) Errada 
3.Empreendedorismo é ter uma atitude na vida - pró-ativa, corajosa, curiosa, buscando compreender o que acontece e pesquisando soluções. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
Aula 06 - 
1.Visão é a função que exercerá no mercado ou junto a seu público-alvo, provendo-lhe produtos ou serviços ou benefícios. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
1) Certa
2) Errada 
 
2.Definir o prazo que seria aceitável para o projeto estar concluído é o segundo passo para o planejamento de um projeto. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
1) Certa 
2) Errada
 
AULA 07 - Empreendorismo corporativismo
1.Os empreendimentos empresariais podem ser classificados como: empreendimentos comerciais, empreendimentos industriais e empreendimentos para prestação de serviço. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
1) Certa 
2) Errada
 
2.Empregador Corporativo é aquele que desenvolve propostas de novos produtos, serviços ou processos, com a finalidade de desenvolver a empresa por meio da inovação. Escolha abaixo se e sta alternativa é certa ou errada.
1) Certa
2) Errada 
 
3.As empresas nascentes, denominação usada pelo DEM, recebem a denominação “start-up” em inglês. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
1) Certa 
2) Errada
Aula 08 – 
1.Os governos locais responsabilizam-se pelos serviços públicos prestados ao cidadão, tais como escolas elementares, postos de saúde, pavimentação de ruas, manutenção de parques, defesa civil, segurança dos bens públicos municipais. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
2.A administração pública é estruturada em órgãos e tem objetivos, finalidade, vida continuada e que realizam projetos e atividades. Escolha abaixo se esta alternativa é certa ou errada.
 1) Certa 
 2) Errada 
Aula 09 – Plano de empreendimento
1.Correlacione as colunas e assinale abaixo a seqüência numérica que corresponde corretamente à correlação:
1. Fábrica de Tecidos
2. Loja de Roupas
3. Clínica Médica
4. Fábrica de Perfumes
( ) Empresa de prestação de serviços
( ) Empresa industrial
( ) Empresa de venda a varejo
( ) Empresa de vendas por atacado
 1) 1, 2, 4 e 3 
 2) 2, 4, 3 e 1 
 3) 3, 4, 2 e 1 
 4) 4, 1, 2, 3

Outros materiais