Buscar

Fluxograma Completo (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fluxograma sobre a transformação de matéria-prima em PVC
Acadêmicos: Anatan,
 Jaqueline, 
Fabíola e 
Cleiton
Cloração Direta
Monômetro Cloreto de Vinila
Água e Sal
Petróleo
Eletrólise
Salmoura
Soda Cáustica e Hidrogênio
Cloro
Eteno
EDC
MVC
Resina de PVC:
57% de Cloro
43% e Eteno
Mistura PVC + Aditivos
Composto de PVC
Primeira Etapa 
1- Na primeira etapa do processo, obtém-se cloro a partir da eletrólise do cloreto de sódio em meio aquoso, ou seja, na forma de salmoura altamente saturada. O gás cloro é liberado no anodo da célula eletrolítica, enquanto o hidróxido de sódio e o gás hidrogênio são produzidos no catodo.
 O eteno é obtido a partir da destilação do petróleo, na qual se obtém frações de hidrocarbonetos leves, particularmente etano, propano e butano, os quais são convertidos em eteno e propeno por processos de craqueamento, nos quais ocorrem desidrogenação e quebra das moléculas dos hidrocarbonetos saturados.
Segunda etapa
2- Na segunda etapa o cloro e eteno são misturados e mantidos a pressões e temperaturas que variam de acordo com a fase da mistura, na qual se forma o EDC (1,2-dicloroetano), processo chamado de cloração direta, produto intermediário, o EDC converge para sua reação de craqueamento, na qual são obtidos MVC (monômero cloreto de vinila) e cloreto de hidrogênio.
3- Na terceira etapa, já temos as resinas de PVC (57% de cloro e 43% de eteno), nas quais são adicionados os aditivos como por ex.: Antibloqueadores, Biocidas, Espessantes, Estabilizantes etc.
4- Na quarta etapa o composto de PVC segue para a produção dos mais diversos utilitários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais