Buscar

Publicidade e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Relação da Publicidade e o Meio Ambiente
 Nos dias atuais, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais frequente nos meios de comunicação dada a grave situação em que se encontra o planeta. Não é pequena a lista de animais em risco de extinção; as calotas polares correm risco de derretimento; a poluição de terra, água e ar é crescente e agravada pela falta de cuidado do ser humano para com a Terra. Graças a um grupo de pessoas conscientes a respeito dessa causa, estão sendo desenvolvidos projetos para a conscientização da população, que têm sido divulgados na mídia. Nesse quadro entra em ação a publicidade, com suas características peculiares dentre elas o poder de persuasão e convencimento por expor as causas e possíveis soluções que minimizam esse problema, e estimular no público atitudes em prol desse objetivo.
 Por ser uma ferramenta de comunicação de massa com grande poder de influenciar seu público, a publicidade afeta de forma indireta e direta, gerando maior prestígio da marca anunciante, pois assim seus consumidores a identificaram como uma marca ecologicamente responsável, pois estará com um exemplo grande à sua frente. Para ajudar a marca que ele tem afinidade ou prestigia começasse as mudanças de atitudes e comportamentos, como reaproveitamento e economia de água, energia e coleta seletiva. Podemos citar a emissora Rede Globo com a sua campanha de conscientização da água “Porque menos é mais”, temos o exemplo da Natura Sou ‘’Visão de Sustentabilidade 2050’’, querendo lançar mais um importante desafio: ser uma empresa de impacto positivo. Esse tipo de propaganda visa atingir todas as faixas etárias e todas as classes sociais. Os órgãos governamentais veem esse tipo de publicidade com bons olhos, visto que o principal objetivo dessa prática é conscientizar a população sobre os diversos problemas ambientais. Uma vez que a população é conscientizada, o planeta é preservado.
 Por isso, temos que ter em mente que além de cada um ter que fazer a sua parte para alcançarmos um planeta melhor, ainda temos que utilizar todas as ferramentas necessárias para isso acontecer de modo mais eficiente e eficaz. E a publicidade é dentre todas, a ferramenta mais poderosa que as pessoas utilizam para divulgar seus serviços, produtos, campanhas, ações, etc., e por que não, para salvar o mundo levando a conscientização por meio da informação, mostrando o impacto que é causado pela ignorância dos seres humanos.

Outros materiais