Buscar

Nucleo celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Núcleo Celular
- Controla as atividades metabólicas celular.
- armazena DNA
- facilmente corada pela hematoxilina e corantes básicos. - síntese e processamentos dos RNA’s incluindo o RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossomal (rRNA) E RNA transportador (tRNA)
- possui formato ovoide e está presente na maioria das células eurióticas.
- Podem ser: mo nonucleadas (1 núcleo/m aioria das células), binucleadas (2 núcleos), polinucleadas (vários núcleos/podem ser sinícios ou plasmódios) e anucleadas (não possuem núcleo, ex : hemácias) 
Componentes Celulares 
- Envoltório Nuclear 
É revestido internamente por uma camada de cromatina e é o responsável por delimitar e separar o núcleo do citoplasma. 
É impermeável a íons e moléculas, mas existe poros e os complexos de poros (responsáveis pelo transporte de substâncias entre o citoplasma e o núcleo). 
- Cromatina
É formada por filamentos duplos de DNA agregados a proteínas, especialmente histonas (dá origem aos nucleossomos, que se agrupam e geram os cromossomos), mas também a proteínas não histônicas.
- 8 histonas + DNA= cromatina
As proteínas não histônicas, por sua vez, desempenharão função estrutural, participando da condensação dos cromossomos, regularão atividade dos genes, ou se diferenciarão em enzimas, como a DNA e RNA polimerase. 
Vale ressaltar que existem dois tipos de cromatina intranuclear: a heterocromatina e a eucromatina. A heterocromatina é bem visível na microscopia óptica, trata-se de uma cromatina inativa, pois a dupla hélice de DNA está tão compactada ao ponto de tornar impossível a transcrição de seus genes. 
Já na eucromatina a dupla hélice se encontra menos condensada, permitindo a transcrição genética. Por esse motivo, é considerada uma cromatina ativa, estando presente em maior proporção nas células em intensa produção proteica. 
 
- Nucléolos
Produzem os ribossomos (síntese de proteínas)
 Podem existir vários nucléolos numa células, mas, normalmente, estão fundidos, de forma que se apresentam apenas como um ou dois nucléolos. 
- Matriz Celular
Para aqueles que defendem sua existência, a matriz celular seria composta por uma estrutura fibrilar que fornece um arcabouço para apoiar os cromossômicos interfásicos. Também faria parte da sua composição a lâmina nuclear.
Entretanto, alguns negam sua existência pois, exceto a lâmina nuclear, não foi possível isolar outras moléculas que constituem a matriz, afirmando que sua visualização ao microscópio eletrônico pode ser criada pelas técnicas de preparação da lâmina.
- Nucleoplasma
O nucleoplasma refere-se a um soluto com água, íons, aminoácidos, metabólitos e precursores diversos, receptores para hormônios, enzimas para a síntese de RNA e DNA, moléculas de RNA e outros componentes. Este soluto apresenta-se com característica granulosa e preenche o espaço entre os elementos nucleares citados acima. 
De acordo com a posição do centrômero (região de estritamento do cromossomo/constrição) pode-se classificar os cromosso mos em: 
*Metacêntrico: centrômero no meio do cromossomo 
*Submetacêntrico: centrômero deslocado p/uma das extremidades do cromossomo 
* Acrocêntrico: centrômero próximo de uma das extremidades
*Telocêntrico: centrômero em uma das extremidades.

Outros materiais