Buscar

2013.1 AV2 - TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 61682)
	2a sem.: Teoria científica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na abordagem científica, as novidades teóricas propostas por Taylor podem ser resumidas em seus princípios da Administração Cientifica. É um dos princípios da administração científica defendido por Taylor:
		
	
	Treinar os funcionários para todas as tarefas
	
	Atuar de forma improvisada na produção
	
	Treinar e selecionar trabalhadores
	
	Enfatizar as relações interpessoais
	
	Evitar a cooperação entre trabalhadores e gerência
	
	
	 2a Questão (Cód.: 47288)
	3a sem.: Administração Científica
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Flávio pretendia instalar uma linha de montagem em sua empresa. Ele procurava a maneira mais correta de realizar as tarefas, analisava os movimentos para executá-las e media o tempo para cada movimento. Já Fernando, ao ser contratado para administrar a Brastur, preocupou-se em estruturar a empresa identificando 06 (seis) funções básicas: Técnicas, Comerciais, Financeiras, Segurança, Contábeis e Administrativas. Quais as Teorias Administrativas em que se basearam Flávio e Fernando, respectivamente: 
		
	
	Relações Humanas e Teoria Clássica.
	
	Teoria Burocrática e Administração Científica.
	
	Administração Científica e Teoria Clássica.
	
	Administração Científica e Relações Humanas. 
	
	Relações Humanas e Teoria Comportamental.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 28270)
	8a sem.: Teoria Estruturalista
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Escola Estruturalista surgiu no final dos anos 50, em decorrência do declínio do movimento das Relações Humanas. Esta Escola considera que o homem desempenha diversos papéis nas organizações. Assinale a opção que se refere a este conceito.
		
	
	Homem burocrático.
	
	Homem social. 
	
	Homem funcional. 
	
	Homem econômico. 
	
	Homem organizacional. 
	
	
	 4a Questão (Cód.: 48792)
	4a sem.: TEORIA CLÁSSICA
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Fayol, não existe nada que não pode ser modificado dentro da administração; para ele, tudo era voltado para a medição, sua teoria se baseava em uma abordagem sistêmica, global e universal da empresa, que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor. Qual a principal característica da Teoria Clássica? 
		
	
	E) Todas as alternativas. 
	
	B) Ênfase na estrutura. 
	
	D) Ênfase no controle. 
	
	A)Ênfase nas tarefas. 
	
	C) Ênfase no planejamento
	
	
	 5a Questão (Cód.: 61671)
	1a sem.: Teoria científica
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A administração científica constituiu-se de uma abordagem desenvolvida por Frederick Taylor e apoiava-se em princípios básicos para aprimorar o desempenho organizacional das empresas. Um destes princípios era:
		
	
	Delegação da autoridade
	
	Foco no homem e não nas estruturas
	
	Funcionário visto como um ser social
	
	Organização formal e informal
	
	Estudo das tarefas
	
	
	 6a Questão (Cód.: 28295)
	10a sem.: Abordagem Comportamental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Abraham Maslow, psicólogo humanista, considera que o homem é motivado a atender suas necessidades. Segundo Maslow, as necessidades do homem podem ser separadas em categorias hierarquizadas e por isso ele as classificou obedecendo a uma estrutura hierárquica de cinco níveis, que normalmente são apresentados sob a forma de pirâmide. Nos dois primeiros níveis encontram-se as necessidades primárias, e nos demais níveis as secundárias. Quais necessidades encontram-se nos dois primeiros níveis da estrutura hierárquica de acordo com Maslow? 
		
	
	Sociais e Segurança. 
	
	Fisiológicas e Sociais.
	
	Segurança e Estima. 
	
	Fisiológicas e Segurança. 
	
	Estima e Autorrealização. 
	
	
	 7a Questão (Cód.: 28312)
	10a sem.: Abordagem Comportamental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Andréa ocupa o cargo de Gerente de Recursos Humanos da empresa Brisa Agradável Ltda. e percebeu que seus empregados estão insatisfeitos com a remuneração praticada pela empresa. Diante dessa situação e preocupada com a motivação de seus empregados, propôs melhorar o salário e os benefícios concedidos pela empresa. Considerando a Teoria dos Dois Fatores, que fator foi considerado pela Gerente nesta situação?
		
	
	Autorrealização. 
	
	Segurança. 
	
	Motivacional. 
	
	Social. 
	
	Higiênico. 
	
	
	 8a Questão (Cód.: 19694)
	7a sem.: Gestão
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Considere as afirmativas a respeito de liderança e autoridade e marque a alternativa correta:
 
I. Uma empresa pode ter uma liderança laissez-faire com autoridade carismática. Esta afirmativa se baseia nos textos de Kurt Lewin e Max Weber, respectivamente.
 
II. Para Max Weber a autoridade pode ser Carismática, Burocrática e Tradicional.
 
III. Para Kurt Lewin os modelos de liderança são Autocrática, Laissez-faire e Democrática.
		
	
	Nenhuma está correta. 
	
	Todas estão corretas. 
	
	Somente I e III estão corretas. 
	
	Somente II e III estão corretas. 
	
	Somente I está correta. 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 37689)
	10a sem.: TEORIA COMPORTAMENTAL
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	As teorias administrativas foram desenvolvidas por alguns pensadores administrativos, psicólogos, sociólogos, etc. De acordo com o que foi visto nas teorias Comportamental e Contingencial, cite três representantes da Teoria Comportamental e três da Contingencial.
		
	
Resposta: Abraham Maslov
	
Gabarito: R. Comportamental: ABRAHAM H. MASLOW, RENSIS LIKERT, HERBERT A. SIMON. Contingencial: CHANDLER, THOMPSON, LAWRENCE, LORSCH, BURS E STALKER. 
	
	
	 10a Questão (Cód.: 14164)
	7a sem.: Unidade
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Por que o contato pessoal direto é tão importante nas comunicações e por que é, em muitos casos, difícil substituí-los por contatos impessoais como e-mail, telefonemas, etc., como citado na Teoria da Burocracia? 
		
	
Resposta: O contato direto é mais rápido, mais eficiente e evita ruídos, porém nem sempre a comunicação direta é o canal oficial de comunicação. Na teoria burocrática os colaboradores são presos a normas e regras pré estabelecidas, que nem sempre estão de acordo com a realidade do ambiente de trabalho, especialmente pela comunicação informal.
	
Gabarito: Porque no contato pessoal direto é possível transmitir muitas informações que não se transmitem nos contatos impessoais. O contato direto, apesar do imenso desenvolvimento das telecomunicações, continua sendo insubstituível como instrumento de comunicação. Existem sinais e indícios, voluntários ou involuntários, que somente são proporcionados por meio do contato direto: um gesto, um olhar, um franzir da testa, um sorriso, a postura, o modo de vestir e uma infinidade de outros sinais. Há que se lembrar de que o contato direto para ser tão importante é preciso ser realmente um contato pessoal. Existem contatos tão formais e artificiais que mais se parecem com e-mails do que contato pessoal. Nesse sentido, vale lembrar um importante estudo, intitulado "O momento humano no trabalho", que foi publicado por Edward Hallowell. Resumimos alguns trechos a seguir. "Um alto executivo de uma empresa de equipamentos eletrônicos está ficando cada vez mais alienado. Todas as suas comunicações com seus subordinados são feitas através de memos, correio eletrônico e correio de voz, que trocam com frequência, mas raramente se encontram pessoalmente. Para começar, seus escritórios ficam a 50 km de distância e estão sempre na estrada. Durante os raros momentos em que se encontram, no estacionamento ou nos corredores da empresa, é impossível ou inadequado tratar de assuntos importantes. Assim, os problemas são reprimidos. O antídoto é simples: o contato pessoal; uma conversa face a face. É preciso experimentar o momento humano: um autêntico encontro psicológico que só pode acontecer quando duas pessoas partilham o mesmo espaço físico. Dei um nome a este momento humano, porque creio que ele está desaparecendo da vida moderna e todos podemos estar a ponto de descobrir o poder destrutivo da sua ausência.O momento humano tem dois pré-requisitos: a presença física das pessoas e sua atenção emocional e intelectual. A presença física não é suficiente. Para fazer o momento humano funcionar, você deve parar o que está fazendo, largar o memo que está lendo, pôr de lado seu laptop, abandonar seu sonho e focalizar na pessoa com quem você está. Quando se faz isto a outra pessoa sente a energia e responde positivamente."

Outros materiais