Buscar

Aula_de_Direito_Administrativo___I___Poderes_Administrativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito 
 Administrativo
*
Direito Administrativo
1 – Poderes da Administração Pública
		
		São instrumentos jurídicos através dos quais os sujeitos da Administração Pública exercem a atividade administrativa. São inerentes à Administração Pública e nascem com ela. Não se imagina a Administração Pública sem esses poderes instrumentais. Não se confundem com os Poderes Políticos que são estruturais e compõem a organização constitucional do Estado.
*
Direito Administrativo
1.1 – Poder Vinculado
		
		É aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando desde logo os elementos e requisitos necessários à sua formalização. Não há liberdade administrativa para a valoração dos motivos e escolha do objeto.
 
*
Direito Administrativo
1.2 – Poder Discricionário
		É aquele que confere prerrogativa à Administração Pública, que tem a possibilidade de fazer opções, de deliberar, com uma margem de liberdade quanto a conveniência, a oportunidade, o interesse, o conteúdo e os motivos do ato administrativo. Há liberdade administrativa para a valoração dos motivos e escolha do objeto.
		
*
Direito Administrativo
1.3 – Poder Hierárquico
		
		É aquele que confere à Administração Pública a capacidade de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas no âmbito interno da Administração, distribuindo e escalonando as funções entre os vários órgãos e agentes públicos, entrosando-as para um melhor desempenho no mesmo órgão, acompanhando o desempenho e a conduta de seus agentes, zelando pela obediência das ordens superiores e revendo a atuação dos agentes inferiores.
*
Direito Administrativo
1.4 – Poder Disciplinar
		
		É a atribuição de que dispõe a Administração Pública de apurar as infrações administrativas e punir seus agentes públicos responsáveis e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa, que contratam com a Administração.
*
Direito Administrativo
1.5 – Poder Normativo ou Regulamentador
		É aquele que confere aos chefes do Executivo atribuição para explicar, esclarecer, explicitar e conferir fiel execução às leis ou disciplinar matéria que não se sujeita à iniciativa de lei.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes