Buscar

AV2 CONSULTORIA INTERNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV2_201107099031 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	JOSUE JOSE DA SILVA
ANDREIA KARINA DE CARVALHO GENDERA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 11/06/2013 10:02:06
	
	 1a Questão (Cód.: 154300)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Quando mencionamos: amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica; plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria, estamos nos referindo a:
		
	
	conhecimentos. 
	
	potencial. 
	
	intuições. 
	
	habilidades. 
	
	organização. 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 96328)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 96765)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo Koht, na consultoria de pacote:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores 
	
	Transfere-se a metodologia e técnicas administrativas para a empresa com adequação da realidade 
	
	Transfere-se a metodologia e técnicas administrativas para a empresa sem adequação da realidade 
	
	A metodologia é definida pelo trabalhador 
	
	São utilizadas metodologias que procuram atender ao caso específico da empresa 
	
	
	 4a Questão (Cód.: 154364)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Para uma boa formação não será suficiente que o consultor interno de RH tenha sólidos conhecimentos sobre a organização e a administração empresarial e, em especial, sobre a moderna gestão de RH. Você concorda com afirmação? Explique.
		
	
Resposta: Sim, pois além dessas caracteristicas, o consultor interno precisa ter outras qualidades como ser um agente de mudanças na organização, ser multidisciplinar, estar atento a todas as alterações do mercado e da organização para propor mudanças de melhoria, ter disposição para inovar, ser transparente e ao mesmo tempo manter uma postura ética para ganhar credibilidade e a confiança dos clientes internos.
	
Gabarito: Concordo. Estes saberes, na verdade, são essenciais no exercício da consultoria interna. Entretanto, a observação e a experiência têm demonstrado que tanto ou mais importante que os conhecimentos serão as habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 154380)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Comente a afirmação: a crescente valorização do capital humano, das competências individuais e de grupo, que, no conjunto, tornam-se a grande riqueza das organizações.
		
	
Resposta: No contexto da administração moderna, onde a competitividade e a busca por profissionais qualificados é cada vez maior, para que uma empresa cresca e tenha continuidade no mercado é necessário que ela valorize e desenvolva o seu capital humano, procurando identificar e reter o seus talentos, buscando o aperfeiçoamento contínuo e garantindo assim o futuro da organização. Dessa forma, o capital humano torna-se a grande riqueza da organização.
	
Gabarito: As diversas transformações ocorridas nas organizações trouxeram a melhor compreensão da importância do conhecimento e das habilidades que as pessoas qualificadas detêm. Daí a crescente valorização do capital humano, das competências individuais e de grupo, que, no conjunto, tornam-se a grande riqueza das organizações. Então, a força intelectual, as aptidões das pessoas passaram a ter um extraordinário valor estratégico, e a função de RH tem merecido cada vez mais atenção dos presidentes e diretores das empresas.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 96320)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Súbito Envolvimento no Processo é:
		
	
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
	
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que ele presencie a adesão das restantes pessoas da equipe e da organização.
	
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 96265)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A utilização de um consultor externo gera inúmeras vantagens exclusivas para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor interno. Dentre as quais, podemos citar como principais vantagens do consultor externo:
		
	
	Maior acesso as pessoas e grupos da organização, facilitando a comunicação e o processo de implantação por trabalhar na organização.
	
	Participação efetiva no processo como um todo, pois faz parte da organização e participa e acompanha o planejamento e implantação do processo.
	
	Facilidade para corrigir eventuais desvios ou avaliar o desempenho e os resultados haja vista sua presença constante na organização.
	
	Maior experiência e conhecimento diversificado, porque ele pode realizar o mesmo tipo ou natureza de trabalho em diferentes ramos de atividade em várias organizações.
	
	Alto grau de conhecimento dos aspectos e fatores informais existentes na organização, que são alavancadas ou retardantes das ações e resultados precisos e reais.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 96450)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A moderna Administração de Recursos humanos é hoje entendida como uma responsabilidade de cada chefia e uma função de staff . A esse respeito é correto afirmar que ela:
		
	
	Precisará antecipar-se às expectativas e atuar de forma descentralizada e eficiente, no que se refere à execução das políticas e práticas de gestão de pessoas
	
	Passará a ver as pessoas como força geradora de lucros, como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações 
	
	Já está praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira exclusivamente horizontal, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiros e tem mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos e metas.
	
	Precisará do conhecimento e do potencial humano das pessoas, pois serão a grande arma para que a empresa semantenha no mercado. 
	
	Deverá impor mudanças necessárias a execução de suas estratégias, porém com transparência, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma. 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 96415)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação a consultoria interna é correto afirmar que:
		
	
	Seus profissionais atuam na forma de ¿network¿ , dispondo de escritórios próprios e conduzindo projetos no âmbito de sua empresa
	
	Pode ser exercida por um ou mais profissionais do quadro, formando um grupo especializado.
	
	Trata-se de atividade paralela exercida por um profissional autônomo sob liderança de um gestor devidamente qualificado e integrante do quadro de funcionários
	
	Visa solucionar problemas sendo exercida por empresas do ramo em assuntos de sua especialidade
	
	São um grupo de consultores especialistas que transferem as metodologias e técnicas administrativas para empresas contratantes
	
	
	 10a Questão (Cód.: 96484)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	¿A necessidade de mudança está sempre presente no surgimento de teorias e modelos de gestão¿ Para a organização, mudança é:
		
	
	Sem sentido 
	
	A única constante 
	
	De responsabilidade do governo federal 
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	De fácil realização

Outros materiais