Buscar

AV2 PRATICAS DE RH 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0534_AV2_201107099031 » PRÁTICAS DE RH II
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	SILVIO DE SOUZA MOREIRA
RICARDO NASCIMENTO FERREIRA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 11/06/2013 08:59:13
	
	 1a Questão (Cód.: 42637)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a afirmativa correta em relação ao conceito de Gestão de Cargos e Salários.
		
	
	Conjunto de Regras, Normas e Procedimentos que estabelece os mecanismos de Gestão de Recursos Humanos das empresas com base nos aspectos organizacionais e compensatórios do trabalho.
	
	Plano que visa garantir a atração dos profissionais mais qualificados do mercado.
	
	Forma padronizada de realizar a gestão do capital intelectual, não importando o segmento e o tamanho da empresa.
	
	Gestão estabelecida pela alta administração, visando a não obtenção de prejuízo no pagamento de seus funcionários.
	
	Estudo do cenário organizacional, observando suas potencialidade e dificuldades, com o objetivo de estabelecer salários competitivos no mercado.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 48146)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Com base nas leituras da disciplina, nas aulas e nos seus estudos. Qual das definições abaixo corresponde à de função?
		
	
	é um conjunto de atividades atribuídas a uma pessoa.
	
	é um conjunto de tarefas e responsabilidades atribuídas a uma pessoa.
	
	é um conjunto de tarefas atribuídas a uma pessoa.
	
	é um conjunto de responsabilidades atribuídas a uma pessoa.
	
	é um conjunto de procedimentos atribuídos a uma pessoa.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 68563)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Conceitualmente Administração de Cargos e Salários define um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização. Considerando esta definição, o que nos leva a entender no que diz respeito ao gerenciamento desta atividade?
		
	
	Considerar os questionamentos Sindicais para manter uma relação harmônica entre capital x trabalho
	
	Usar Avaliação de Desempenho como instrumento diferenciador interno
	
	Apresentar um duplo equilibrio: Interno X Externo
	
	Apresentar um equilibrio externo
	
	Apresentar um equilibrio interno
	
	
	 4a Questão (Cód.: 67332)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As pesquisas salariais geram, normalmente, medidas de tendência central, separatrizes e de dispersão. As medidas de dispersão, em uma pesquisa, podem ser classificadas em:
		
	
	Tendência central e separatrizes. Entre as medidas de tendência central, temos a média, a mediana e a moda. Os quartis são medidas de dispersão absoluta ($).
	
	Média e mediana. A média é uma medida que captura a dispersão absoluta. A mediana, por ser uma posição, observa uma relatividade para os demais salários.
	
	Dispersão linear e quadrática. O coeficiente de variação é uma dispersão linear (%). O desvio padrão, por outro lado, é uma medida de dispersão quadrática (%).
	
	Dispersão relativa e absoluta. O coeficiente de variação é uma dispersão relativa (%). O desvio padrão, por outro lado, é uma medida de dispersão absoluta ($).
	
	Dispersão absoluta e relativa. O coeficiente de variação é uma dispersão absoluta (%). O desvio padrão, por outro lado, é uma medida de dispersão relativa (%).
	
	
	 5a Questão (Cód.: 44342)
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Yan Retrot deseja adotar a Administração de Cargos e Salários em sua Organização. Explique qual o objetivo principal desta prática.
		
	
Resposta: A ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEFINIR E MANTER UMA ESTRUTURA SALARIAL JUSTA AOS FUNCIONÁRIOS E A ORGANIZAÇÃO, CONSIDERANDO PARA ISSO O EQUILIBRIO INTERNO E O EQUILIBRIO EXTERNO.
	
Gabarito: A Política de Administração de Cargos e Salários da Empresa tem por objetivo princiapl evidenciar e reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus trabalhadores. O desenvolvimento técnico profissional do trabalhador e sua parcela de contribuição efetiva para o alcance dos resultados da organização serão os indicadores usados para tal reconhecimento. 
	
	
	 6a Questão (Cód.: 44104)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um plano de cargos e salários é um projeto e como todo projeto possui fases, de maior ou menor importância. Partindo do princípio que seu plano foi aprovado pela alta direção da empresa e que, agora você deve iniciar a etapa de descrever cargo, resolve efetuar a comunicação do plano aos empregados e, para tanto, fará a comunicação da seguinte forma:
		
	
	Faz uma reunião com as principais lideranças da empresa para comunicar a aprovação do plano, informa que nos próximos dias passará maiores detalhes e solicita que o plano seja mantido no mais alto sigilo, pois é de interesse exclusivo da área de Recursos Humanos.
	
	Comunica apenas aos gestores sobre a aprovação do plano e sobre suas fases, informa a estes gestores que não há necessidade de disseminar esta informação, pois o plano de cargos e salários interessa diretamente somente à gestão da empresa e à área de Recursos Humanos.
	
	Comunica a todos os empregados, via quadro de avisos, que, a partir de determinado dia, todos devem efetuar a descrição de seus cargos e entregar na área de Recursos Humanos.
	
	Comunica, por intermédio de palestras presenciais, comunicação escrita e pelos demais meios existentes na empresa, que houve a aprovação da implantação de um plano de cargos e salários, detalhando todas as suas fases e seus objetivos e informa que nos próximos dias será iniciado o processo de descrição de cargos.
	
	Comunica a toda a empresa que houve a aprovação de um plano de cargos e salários e que algumas etapas do plano lhe serão informadas, pois não há necessidade de se comunicar sobre todas as etapas do plano. Encerra a comunicação solicitando a todos que enviem suas descrições de cargo para o RH em até 10 dias.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 67331)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em uma pesquisa salarial, alguns ajustes preliminares são necessários, uma vez que, dependendo do mercado ou cargo pesquisado, podemos encontrar diferenças na carga horária dos empregados. Nesse sentido podemos afirmar que:
		
	
	O acerto da carga horária considera a média da jornada de trabalho existente em um determinado mercado.
	
	O ajuste toma como referência a carga horária da empresa que está patrocinando ou conduzindo a pesquisa.
	
	As diferenças são ajustadas considerando-se a jornada média de trabalho da categoria.
	
	As equalizações na jornada de trabalho devem considerar, como regra, a média prevista para a categoria ou para o cargo pesquisado.
	
	O conceito jurídico de jornada de trabalho exige que o ajuste seja realizado a partir das empresas pesquisadas.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 68055)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Chiavenato salienta que o Citibank, nos Estados Unidos, modificou o processo envolvendo cartas de crédito para clientes. O processo anterior, dividido (fragmentado) em 30 etapas, consumia o tempo parcial de 14 profissionais ao longo do mês. O novo processo foi definido para ser executado por uma única pessoa e em apenas um dia no mês. Considerando-se as dimensões essenciais dos cargos, comente o impacto da referida mudança no aspecto "IDENTIDADE". Apresente ainda os aspectos potencialmente favoráveis e desfavoráveis em relação à mudança, tanto na perspectiva do empregado, como na perspectiva da empresa. (Chiavenato, Idalberto. Recursos Humanos: o Capital Humano das Organizações. São Paulo: Elsevier. 2009. p. 221-222)
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: É esperado que o aluno demonstre conhecimento sobre a dimensão IDENTIDADE COM A TAREFA. O trabalho era fragmentado e consumia pequeno tempo de 14 empregados. Sendo dicidido em 30 etapas, por certo cada indivíduo assumia uma parcela pequena da operação completa. Nesse caso podemos afirmar que uma pequena atividade se repetia 30 dias, sem que qualquer dos envolvidos tivesse uma visão ampla do processo. A dimensão IDENTIDADE COM A TAREFA refere-se à possibilidadede uma pessoa efetuar uma peça de trabalho inteira ou global, podendo identificar os resultados de seus esforços. O redesenho do processo - e a redefinição do escopo dos cargos ou das atribuições das pessoas - liberou diversas pessoas de uma atividade fragmentada, teoricamente sem significado, integrando todo o processo em apenas um profissional. Esse profissional passa a ter a visão do todo, o que pode ter um efeito favorável. Por outro lado, esse mesmo profissional, que agora assume um processo que era dividido em 30 etapas, pode se achar sobrecarregado ou mesmo sentindo-se explorado. Há, deste modo, vantagens e desvantagens na perspectiva do empregado. Na perspectiva do empregador (CItibank) percebe-se uma vantagem na centralização das atividades em um único profissional. A centralização, por certo, pode contribuir para uma melhoria da qualidade, gerando facilidade para treinamento do profissional que vier a desenvolver o trabalho. Por outro lado, ao longo do tempo, apenas um empregado nesse processo pode criar algum tipo de desconforto no caso de falta, atraso, férias ou mesmo pedido de demissão do empregado. Outras vantagens e desvantagens podem ser exploradas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 56262)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para que possamos desenhar um cargo é necessário algumas condições básicas. Qual das respostas abaixo está certa?
		
	
	Estudo de tempos e movimentos, esforço físico e mental, conjunto de tarefas
	
	Esforço físico e mental, fortalecimento das habilidades, fortalecimento das competências
	
	Conjunto de tarefas, Desempenho das tarefas, responsabilidade do ocupante - nível de autoridade do ocupante do cargo
	
	Responsabilidade por erros, conjunto de tarefas, fortalecimento de habilidades
	
	Desempenho das tarefas, fortalecimento de habilidades, responsabilidade por erros. 
	
	
	 10a Questão (Cód.: 67337)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	No processo de gestão dos cargos e salários de uma empresa, diversas são as terminologias empregadas. Qual das opções a seguir melhor se relaciona com a expressão ¿faixas salariais¿? 
		
	
	A consultoria externa contratada por você está informando que o salário de Eletricista, no mercado, está girando entre R$ 1.400 e R$ 1.800.
	
	O diretor Financeiro, responsável pelo orçamento da empresa, definiu que os custos com os empregados devem crescer, este ano, entre MMR$ 1,4 e MMR$ 1,8. 
	
	O gestor de RH da empresa Beta, analisando os salários dos empregados da área Industrial, percebeu que variavam entre R$ 1.400 e R$ 1.800.
	
	O analista de RH salientou que, para contratação de um Soldador, a área de R&S deve observar os limites definidos na tabela salarial, entre R$ 1.400 e R$ 1.800.
	
	Ao diretor de vendas foi proposto um aumento salarial entre R$ 1.400 e R$ 1.800, o que representará aumento médio em torno de 9%.

Outros materiais