Buscar

respostas do oitavo experimento (Lei de Faraday) UERJ

Prévia do material em texto

Respostas do oitavo experimento (Lei de Faraday)
Professora : Dra. Maria Lúcia Grillo Perez Baptista
Aluno : Natália Pinheiro Ramos 
Matrícula : 201410322411
1)Anotar o número de espiras e medir as voltagens no primário e no secundário para corrente continua (DC) e corrente alternada (AC) variando o seletor de 1 a 10.
300 e 1200 espiras.
2) Explique o que aconteceu quando o transformador foi ligado em DC. 
Transformadores não funcionam com corrente contínua. Pois a corrente contínua produz um fluxo magnético constante. Já que a mesma, por definição, não varia. Sendo constante não produz f.e.m. induzida e a única oposição à corrente é a resistência do condutor. 
 Assim podemos compreender porque, ao fazer as medições, obtivemos os valores da voltagem no primário e obtivemos zero para todas as medições no secundário.
3) Explique o que aconteceu quando o transformador foi ligado em AC. 
Existe um fenômeno em corrente alternada denominado indução eletromagnética. Que consiste na geração de uma f.e.m. (força eletromotriz) num circuito elétrico atravessado por um fluxo magnético variável. E um campo magnético variável produz uma f.e.m. variável.
 O fluxo magnético que é produzido chega ao núcleo do braço metálico, e sem encontrar resistência chega ao enrolamento secundário. Após chegar ao enrolamento secundário, por indução eletromagnética, cria-se uma corrente elétrica que tem variação de acordo com corrente do enrolamento primário e também com o número de espiras dos dois enrolamentos.
Por isso, um transformador funciona modificando a voltagem.
4) Verifique se há alguma relação entre a razão entre os números de espiras e a razão entre as voltagens medidas 
No primeiro gráfico podemos observar que os valores da voltagem, no secundário, aumentam em uma proporção muito maior comparada aos valores, no secundário, do segundo gráfico. Isto ocorre devido a esta relação de tensão com o número de espiras:
Onde: 
V1 é a tensão no primário;
V2 é a tensão no secundário;
N1 é o número de espiras do primário;
N2 é o número de espiras do secundário.
Esta razão é provada a partir dos dados coletados. 
EX : 1,8/7,4 = 0,243 300/1200 = 0,25
5) Faça os gráficos de V1 X V2 para as 2 situações. 
Gráficos em anexo.

Continue navegando