Buscar

Gastrite por estresse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

B.B.A.C, 21 anos, caucasiana, solteira, natural de São paulo, acadêmica de tecnologia da informação e de administração, estagiária de administração em meio período. Paciente relata que sofre de gastrite e refluxo gástrico desde os 16anos, e que as patologias lhe acometem em períodos estressantes. Durante suas crises sofre de uma dor intensa na região epigástrica e apresenta perda de peso e sente a presença de um gosto amargo na boca. Atualmente tanto o refluxo não se manifestou mais, somente a gastrite lhe incomoda. Refere ter feito tratamento com Omeprazol , mas interrompeu o tratamento porque o medicamento lhe causava reações como confusão mental. As crises duram entre 4 e 24 horas, não mais que isso. Durante as crises faz uso apenas de Buscopam e repousa. Atualmente não faz nenhum tratamento para a gastrite. Refere nunca ter feito uma dieta adequada e, segundo a famíliada paciente ela não se alimenta bem, por vezes faz apenas 2 refeições por dia relatando não sentir fome. Relata que na infância foi uma criança obesa e começou a perder peso aos 16 quando descobriu que sofria de gastrite causada por infecção pelo agente H. pilori .
 
1) Descreva como ocorre a acidificação estomacal.
Resposta:
A acidificação estomacal pela secreção de íon hidrogênio. Isso é feito pelas células parietais que geram íons hidrogênio no estômago pela ação da anidrase carbônica e, assim, secreta o hidrogênio no lúmen pela bomba de prótons ATP-dependente localizada na membrana luminal dessas células. A atividade das células parietais é estimulada pela ação da histamina, que é produzida pelas células secretoras de histamina, atuando nos receptores H 2. O hormônio gastrina é secretado por células G no estômago, estimulado pela entrada de alimento no estômago. (Bioquímica Médica-John Baynes)
2) Relacione as situações estressantes com o quadro de gastrite.
Resposta:
O estresse ocasiona diversas mudanças metabólicas, entre as mais comuns encontramos as alterações gastrointestinais.Neste quadro, quando o ponto afetado é o estomago, ocorre distúrbios no pH estomacal e na mucosa protetora da parede do órgão, que, se mantidos por muito tempo, desenvolvem gastrite estomacal.Dentre os dois fatores que ocasionam essa patologia, a redução da mucosa é a mais substancial, já que esta substancia é a principal linha de defesa da parede do estomago perante o pH ácido de seu liquido digestivo, podendo, com sua diminuição, ocasionar Ulceras gástricas.
3) Justifique o uso do omeprazol
Resposta:
O fármaco omeprazol modifica covalentemente os resíduos de cisteína localizados no domínio extracitoplasmático da subunidade α e inibe a bomba de prótons. (Bioquímica Médica-John Baynes)
 O omeprazol é um inibidor específico da bomba de protões ATPasaH + / K + das células parietais gástricas, que impedirá a produção de ácido gástrico induzida pela acetilcolina como a histamina ou a gastrina. (http://consultadigestivo.com/2014/09/07/la-verdad-sobre-el-omeprazol/)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes